Comentando o Primeiro Episódio de Suki-Tte Ii Na Yo。ou “Say I Love You。”

As Personagens Masculinas Tipo dos Shoujo Mangá: (Mais) um Esboço

Quais são os tipos de garotos mais comuns nos shoujo mangá? Que tal fazer uma lista?

Irene Adler é a grande injustiçada nas recentes adaptações de Sherlock Holmes

Irene Adler, a mulher que enganou Sherlock Holmes, ganhou uma nova roupagem no século XXI. Infelizmente, ela parecia muito melhor no séculos XIX...

Comentando “Detona, Ralph!” (Wreck-It, Ralph)

A Disney revisitou os vídeo games dos anos 1980 em um filme muito divertido e bem executado.

As Personagens Femininas Tipo dos Shoujo Mangá: um Esboço

Personagens centrais nos shoujo mangá, assim como na vida real, as meninas não são todas iguais, mas podemos tentar organizá-las em tipos. Vamos tentar?

Histórias em Quadrinhos: um Levantamento Bibliográfico

Uma ajudinha para quem está começando a pesquisar sobre quadrinhos.

domingo, 31 de maio de 2009

Finder Series proibido para Menores na Alemanha



Segundo o Missión Tokyo, o governo alemão catalogou o primeiro volume do mangá shounen ai Finder Series, de Ayano Yamane, como prejudicial para menores. Segundo o departamento do governo responsável pela questão, o mangá ficará restrito para maiores de idade e se proíbe o uso de qualquer passagem que mostre crimes na publicidade da série. (*esta última parte acho que posso ter entendido mal*)

A Tokyopop alemã já publicou quatro volumes da série, que está em andamento, mas as informações sobre o primeiro volume do mangá foram apagadas da página da editora. O mangá começou a ser publicado em 2002 na revista BL / yaoi Be x Boy GOLD (Be Beatiful).

Finder Series conta a história do fotógrafo Akihito Takaba que é seqüestrado pelo misterioso Asami, membro da máfia japonesa. Um... No cativeiro, Takaba é submetido a uma noite de prazer e dor jamais imaginada. Além do mafioso japonês, segundo a descrição do Missión Tokyo, um chefe da máfia chinesa também está de olho no rapaz por razões desconhecidas. Se o resuminho estiver correto, não me surpreende a proibição, já que as editoras alemãs pareciam ter um acordo de não publicar mangás com estupros "consentidos".

Sem entrar na questão do estupro, acho que é evidente que este tipo de mangá não é para menores. Trazer o rótulo ou a advertência ou vender embalado, seria o mínimo que a editora deveria fazer. Não sei como a coisa é decidida aqui no Brasil, mas está se tornando cada vez mais comum vermos mangás ensacados. Alguns, desnecessariamente, como Marmalade Boy, mas a maioria das escolhas é correta. Obviamente, nada impede que o material seja vendido para menores. Aliás, se você vende cigarro para menores na maioria das bancas, não será o mangá que vai ser controlado.

E a Vogue caiu na rede...



Achei que demoraria mais, só que a @TatiHasimoto me passou o link via Twitter e eu já tenho a Vogue aqui no computador. Só comentando, mesmo sem saber japonês é fácil entender mais ou menos o que estão mostrando. Há páginas sugerindo maquiagem para ter o mesmo efeito de personagens conhecidas, como a Maya (Glass Mask), a Nana cantora (Nana), a Matsukata (Hataraki Man), ou Rei Ayanami (Evangelion). Há sugestões de roupa que lembram o estilo Lum (Urusei Yatsura) ou da Rosa de Versalhes. Temos modelos fazendo cosplay de personagens, como a Rainha Esmeralda de Leiji Matsumoto ou a Kiyora, a oiran de Moyoco Anno.

Das camisetas, eu achei as duas mais legais a de Monkey Punch, que transforma a Donatella Versacce em uma mulher bonita, e a de Satoro Machimura desenhando Gisele Bündchen. Sim, sim, a brasileira é uma das homenageadas. Enfim, a revista está bem legal e ainda traz um mangá curtinho desenhado por Riyoko Ikeda. Mesmo com as scanlations, eu compraria. :D Coloquei uma boa amostra aqui no post.

Não tenho muito a dizer...



... salvo que esta capa da Cookie está muito linda. ^_^

Globalização: Turma da Mônica chega à China



Matéria do Correio Braziliense sobre a Turma da Mônica, na falta de alguma coisa sobre mangá e anime. Mas é legal ver produtos brasileiros chegando aos países mais distantes.

Globalização: Turma da Mônica chega à China

Personagens criados por Mauricio de Sousa viram produtos licenciados no varejo chinês. Gigante asiático seduz empresas brasileiras a apostarem cada vez mais
Zulmira Furbino

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, entre outros personagens da Turma da Mônica criados pelo quadrinista Mauricio de Sousa, estão falando mandarim e chegando à TV chinesa. Depois de desfilarem em revistas em Xangai e estrelarem um site educativo com público estimado de 180 milhões de pessoas, equivalente ao tamanho da população brasileira, em breve também poderão ser encontrados no varejo chinês na forma de produtos licenciados. A presença da Turma da Mônica na China é o mais simpático exemplo da atratividade comercial que o gigante asiático continua a exercer sobre empresas nacionais. Apesar da crise global, pequenos, médios e grandes empresários do Brasil permanecem e continuam a investir em seus negócios na China, especialmente se o setor no qual estão inseridos não foi abalado pela turbulência econômica.

“O total de revistas vendidas até agora é incipiente diante do potencial da China, onde os números são muito grandes. Só na internet são 180 milhões de pessoas. Imagine o mercado que estamos abrindo para a Turma da Mônica no futuro”, observa Mauricio de Sousa.

Longo prazo

Daniel Randon, diretor-superintendente de relações com investidores da Fras-Le, especializada na fabricação de materiais de fricção como pastilhas para freios a disco e lona, iniciou exportações para a China em 2001. Em 2006, abriu escritório em território chinês e no começo do segundo semestre inicia uma linha de fabricação, com investimentos iniciais de US$ 3,5 milhões. “O projeto é de longo prazo. Apostamos em ganhos de produtividade”, explica.

Editor interino: Sandro Silveira
Subeditores: Maísa Moura // Luciana Otoni
Coordenador: Carlos Alberto Jr.
e-mail: negocios@correioweb.com.br
Tel. 3214-1148

Recebemos o Selo Carmim



Já tinha recebido outros selos antes, mas confesso que me sinto feliz, porque lembraram de mim, e, ao mesmo tempo, tenho preguiça de postá-los e ainda avisar outros blogs. No caso do selo carmim, é preciso indicar dez blogs e avisar... Tá, mas chega de preguiça. Agradeço a indicação do Netoin!

O selo recebido chama-se "carmim". E seguem as regras referentes a ele:

1 - colocar a imagem do selo no seu blog;
2 - linkar a pessoa ( blog ) que lhe fez a indicação;
3 - indicar outros dez blogs para receber o selo;
4 - comentar nos blogs indicados sobre esta postagem.

Seguem a lista dos blogs que indico e que são muito bons, cada um a sua maneira:

A Palavra Pedagogica
Coffee & Movies
Dotaku - O Diário do Otaku
Gibiteca.com
Japan Pop Cuiabá
Jujubas e Delicados
Kamugin's Inconsistency
Maximum Cosmo
THE2MOONS
Pro Shoujo Spain

sábado, 30 de maio de 2009

Vamos ao Kodama



Estou quase de saída para o Kodama, a principal convenção de animes, mangás e afins aqui do DF. Já gravei parte do podcast, dando minhas impressões sobre os últimos eventos. quando voltar, falo de como foi o dia de hoje. Se tudo foi cumprido conforme anunciado no site. Os portões abriram às 10 horas. Como não queria mofar na fila, deixei a bagunça passar. É possível que ainda tenha rolo quando eu chegar na UNIP, local do evento. Para quem está de bobeira aqui em Brasília e quer arriscar, 30 e 31 tem Kodama. Preço do ingresso na porta é salgado e não esqueça do quilo de alimento não perecível, fora o sal. Se você comprar um pacote de dois quilos ou cinco quilos, cuidado! Vi o cretino que estava na porta no passado recusar a entrada e a pessoa ter que voltar para comprar quilinhos separados. Estudante e professor pagam meia entrada.

Yuu Watase e Suetsugu Yuki na Pafu



O Comic Natalie trouxe uma matéria sobre a nova edição da revista Pafu (ぱふ). Eu sabia que já tinha ouvido falar dela, mas não lembrava onde, só que a revista traz entrevistas com gente como Yuu Watase e Suetsugu Yuki, então, tinha que comentar no Shoujo Café. Enfim, procurando informações sobre a revista achei esta aqui no The2Moons “(...) a Pafu magazine é uma revista especializada no universo otome/fujoshi. Foi nela que surgiu pela primeira vez o termo "otome".”.

Trata-se portanto, de uma revista importante para as fãs de anime e mangá no Japão, não necessariamente fãs de shoujo. Otome é o feminino de Otaku, por assim dizer, e quer dizer “mulher jovem”, e Fujoshi são as fãs extremadas de BL e Yaoi. Dito isso, a Pafu deste mês traz entrevistas com essas duas autoras importantes, além de artigos e outros materiais de interesse. Outra das mangá-kas entrevistadas é Suekane Kumiko de Pandora Hearts.

Ranking do New York Times



Ranking do New York Times esta semana traz boas surpresas para os fãs de shoujo. Primeiro, Otomen não só permanece, como sobe uma posição. Já Fruits Basket e Vampire Knight voltam ao ranking. Dessa vez, Naruto não ocupa as primeiras posições, ainda que ocupe 50% do ranking dos dez mais vendidos. A lista foi publicad apelo ANN.

1. Negima! Magister Negi Magi #22
2. Fullmetal Alchemist #18
3. Naruto #44
4. Naruto #43
5. Naruto #42
6. Naruto #40
7. Naruto #41
8. Otomen #2
9. Fruits Basket #22
10. Vampire Knight #6

VOGUE×COMME des GARCONS×CLAMP: A camiseta



Ontem comentei da edição especial da Vogue japonesa com o suplemento sobre moda e mangá. A Laura me passou um link que já mostrava a imagem da camiseta da CLAMP. Na verdade, ela está em leilão no Yahoo. a camiseta da CLAMP é homenagem à Karl Lagerfeld. Não sei se outras camisetas terão sua imagem publicada, mas eu estou torcendo. Nessas horas ser analfabeta em japonês realmente atrapalha.

Trailer do Filme de Gokusen



Eu já tinha falado do filme de Gokusen (ごくせん), baseado no mangá homônimo de Kozueko Korimoto, que servirá de desfecho para as três séries de TV que foram ao ar entre 2002 e 2008. Yukie Nakama continua no papel da protagonista, Kumiko "Yankumi" Yamaguchi ,a professora de matemática neta de um chefão da Yakuza que vai dar aula em uma escola cheia de alunos problema com um pé na marginalidade. Já Shun Oguri, Yuma Ishigaki, e Hiroki Narimiya retornam nos papéis que viveram na primeira temporada, e Kazuya Kamenashi, Mocomichi Hayami, Teppei Koike, e Keisuke Koide nos papéis que viveram na segunda temporada. Novas personagens – mais meninos dessas boyband japonesas – aparecerão no filme. O ANN postou toda uma série de instruções de como acessar o trailer no site oficial. Mas como ele já está no Youtube, você pode assistir direto no Youtube.

Capítulo 4: Ventos de Mudança (Parte 10)


Postagem da semana, décima parte do capítulo 4. Falta somente mais uma parte do capítulo agora, o que indica que vocês – leitores e leitoras – ficarão algum tempo sem ler nada, pois nem comecei o capítulo 5. Para quem não leu a parte anterior, clique aqui. Quando terminar a postagem, reunirei tudo em um arquivo *.pdf, para facilitar a leitura. Os três primeiros capítulos já estão em *.pdf e podem ser acessados neste link. Espero que minha descrição do confronto não seja tão rasa como eu imagino que seja. Acho que não sou boa descrevendo combates. Como já disse antes, se alguém quiser comentar, sugerir, criticar (*educadamente*), eu agradeço. Até semana que vem.


4º Capítulo: SEGUINDO O CAMINHO - Parte 10


— Vocês três para trás. — Falou Alan.

Dessa vez Marina não correu. Ela parecia pregada no chão. Já Elaine olhava ansiosa para a cachoeira.

— Por que não aparece ninguém, Haroldo? Elas sabem que estamos em perigo. — Ela tinha um tom desesperado na voz.

— Não sei, Elaine. Só sei que agora estou com medo por seu irmão. — E depois se virando para a menina. — Ele também quer matar você, não quer, Elaine? — Ela fez que sim com a cabeça e Haroldo segurou forte a sua mão. — Nunca imaginei que teria alguém como Sir Richard como inimigo... Na verdade, nunca poderia imaginar que ele poderia vir a notar a minha existência.

Marina estava com os olhos fixos nos dois, não havia muito que ela pudesse fazer, sabia bem disso. Já tinha visto exibições de Richard e não conhecia ninguém que o superasse no manejo da espada, mas Alan talvez não soubesse disso. Por que não aparecia alguma fada agora? Os dois começaram a lutar, ou melhor, Richard parecia estar brincando com Alan. Parecia um gato torturando o inseto que não necessariamente pretende devorar. Poderia matá-lo bem rápido, mas talvez essa não fosse a sua intenção. Já o rapaz era visivelmente inferior como espadachim e tentava em vão furar a guarda do adversário. Só que seu nervosismo e ansiedade, o atrapalhavam ainda mais.

Alan mal conseguia se esquivar de golpes que eram propositalmente pouco precisos, e Marina, como expectadora, percebia bem o que estava acontecendo. “Sir Richard está brincando com ele. Vai torturá-lo antes de acabar com essa luta.” Das sombras, Jerôme também observava e aguardava. A tarefa que a Rainha lhe dera era um tanto ingrata, já que deveria, caso necessário, impedir Richard de matar Alan. Observando seu antigo mestre, ele sabia bem que tudo poderia terminar em segundos, se Richard de fato quisesse. “Mas ele não quer. Só não sei qual laço o faz obedecer à Rainha, se ele é tão superior à ela... Ou será que eu estou enganado?”

“Controle-se, controle-se...”, pensava consigo mesmo, “Eu sei que posso me sair melhor do que isso... Eu sei. Ele não é invencível... Ele precisa pagar pelo que fez...” Richard atacava e recuava, girava em torno do rapaz e mantinha um leve sorriso nos lábios. Mas tudo o que fazia era bem humano, em nenhum momento usou de seus poderes.

— Vamos, De Brier! Seu pai e sua mãe eram melhores do que você na sua idade... De Sayers não lhe ensinou nada? Konrad aos dez anos fazia mais que isso. — E parecia bem satisfeito. Será que esquecera que o nascer do sol estava próximo? — Assim não haverá graça nenhuma em matar você. — E cortou a manga da camisa do rapaz, fazendo com que ele sangrasse.

— Alan! — Elaine arquejou.

— Talvez você acorde se eu disser que matarei sua irmã também. Que me diz? Matei seu outro irmão, causei a morte de seu pai e de sua mãe... Mais um De Brier, menos um De Brier... Porque é isso que são, salvo por seu irmão mais velho, parece que não há nada de Elizabeth na ninhada. — Falou com desprezo e, também, uma pontada de despeito. Afinal, fora rejeitado, Elizabeth preferira Estevão De Brier. “O que morreu pelo menos tinha os olhos dela.”, pensou ressentido. — Talvez deva matá-la primeiro para que você comece a lutar como De Sayers o ensinou.

— Não Elaine! Fique onde está! Segure-a, Haroldo. — Disse recuando sem conseguir esconder a dor e mudou a espada para a mão esquerda sem tirar os olhos de Richard. — Posso usar meu outro braço também.

Ele realmente fez menção de se lançar sobre Elaine. Era um óbvio blefe. Só que Alan estava tão cego de raiva que se virou abruptamente e caiu na armadilha. Richard colocou um pé em sua frente e o derrubou, a espada voou longe e ele ficou indefeso. “Não! Como fui tolo... Não tenho competência para vingar meus pais. Sou um fiasco!”

— Quanta inépcia... — E sua lâmina começou a brincar no pescoço do rapaz. — Sabe, senti vontade de fazer isso desde que você era um garotinho.

XXX

Marina engoliu seu orgulho, e lançou-se de joelhos aos pés do cavaleiro.

— Não, Sir Richard! — Engoliu seco. — Eu sei que devo voltar. Sei que veio atrás de mim. Não lhes faça mal. — “Não mate Alan!” — Eu... eu... retornarei e aceitarei qualquer que seja o castigo...

— Tola. Não vê que para mim você e toda essa história de espadas mágicas e profecias é somente um detalhe? — Olhava para ela com profundo desprezo. — Minha vingança contra os De Brier vem antes de qualquer coisa.

— Não! — Ela se jogou sobre o corpo de Alan. — Não faça nada com ele!

— Parece que é de praxe as mulheres tentarem se matar por você, não é mesmo? Não foi assim que sua mãe se feriu mortalmente? Impedindo que eu o partisse em dois com minha espada... — Sorriu e Alan sentiu-se inútil e culpado. — Princesa, não me faça ser descortês. Saia da minha frente.

— Eu não vou sair! Não vou! — Agarrou tão forte que não deixava sequer espaço para que Alan respirasse.

— Você está me sufocando, Marina! — Falou com voz fraca. — Saia da frente dele, por favor.

Enquanto isso, Haroldo tinha ido até a nave e pego uma barra de ferro. Sua intenção era acertar Richard. Só que o outro, simplesmente olhou para ele e o rapaz foi atirado longe. Caindo e batendo com a cabeça, que começou a sangrar.

— Não tente me atrapalhar, inseto. — Fez pausa. — Aguarde a sua vez e quietinho. — Dito isso, agarrou Marina pelo pescoço e a levantou como se fosse um graveto, atirando-a para o lado. Não com a mesma força que usara com Haroldo, mas o suficiente para que ela sentisse uma dor considerável. — Cuidarei de você depois. Para a sua sorte, a Rainha a deseja inteira de volta. — E voltando-se para Alan. — Onde tínhamos parado mesmo?

Uma descarga de energia, vinda não se sabe de aonde, acertou Richard e ele cambaleou.

— Quem? — Elaine estava de pé e olhava assustada para as suas mãos. Ela não sabia o que tinha acontecido ou como tinha acontecido, mas fora tomada por uma carga de energia mágica. Haroldo que mal conseguia se mexer estava aturdido com tudo o que estava acontecendo. — Foi você? Ah, sim, você tem alguma coisa de sua mãe no fim das contas. — Richard começou a avançar para ela. — Mas não terá tempo de aprender a usar seus poderes. A Rainha não me disse para preservar a sua vida.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Blogs Brasileiros que você não pode deixar de visitar!



Volta e meia acrescento algum blog ou site aqui nos links do Shoujo Café ou nos blogs favoritos. O Netoin! passou a integrar a lista ontem. eu já conhecia o blog, tinha visitado algumas vezes, mas não sei por qual motivo, ele ainda não estava aqui. Mas o Carlírio Neto fez a proposta de parceria e eu aceitei. Afinal, não é sempre que a gente descobre um excelente blog nacional sobre animes e mangás, muito diversificado e rico em informações. Então, está dada a dica!

Outro excelente blog que deixei passar foi o Japan Pop Cuiabá. Eles já tinham me linkado, mas a tonta aqui só encontrou o blog hoje, por causa do Twitter. Então, é isso. Prestigiem os bons sites em língua portuguesa, que se preocupam em passar informações e notícias sobre o universo da cultura pop japonesa que todos e todas nós amamos tanto.

Antique Bakery Movie trailer



Eu amo Antique Bakery ou Seiyō Kottō Yōgashiten (西洋骨董洋菓子店) e já tinha falado do mangá, do anime, do dorama e, claro, do filme coreano. Apesar de não me empolgar com material vindo da Coréia, estou realmente doida para assistir Antique. E aí em cima, vocês podem ver o trailer com legendas em inglês.

Que famoso você gostaria de ser?


A revista semanal ORI☆STAR entrevistaram 700 leitores e leitoras para saber quais pessoas famosas eles gostariam de ser. O Tokyograph traduziu e publicou e eu trouxe a listinha de lá. Não conheço quase ninguém aí da lista, especialmente os cantores, as idols até passam, mas imagino que os freqüentadores do blog podem gostar. Então, aí vai! :)


Homens:
1. Masaharu Fukuyama
2. Hiro Mizushima
3. Takuya Kimura
4. Koshi Inaba
5. Kazutoshi Sakurai
6. Hiroshi Tamaki
7. Hiroshi Abe
8. Tsuyoshi Domoto
9. Shun Oguri
10. Joe Odagiri


Mulheres:
1. Namie Amuro
2. Ayumi Hamasaki
3. Aoi Miyazaki
4. Ayaka
5. Becky
6. Haruka Ayase
7. Yui Aragaki
8. Maki Horikita
9. Kou Shibasaki
10. YUKI

Olha só que estatueta linda



Eu já falei aqui do Japan Expo Awards que será dado aos melhores do ano na França, naquela mega convenção que vai trazer gente como Ai Yazawa e Natsuki Takaya. Pois bem, o Manga News publicou a imagem da estatueta que será dada aos vencedores. Linda, não é mesmo?

Você pode perder mais que a sua paciência



Essas imagens fazem parte de uma campanha polonesa (*apesar de estar em inglês*) contra a violência doméstica contra as crianças. Eu estou sem tempo agora para buscar fontes, mas estatistiamente as crianças sofrem mais violência exatamente onde deveriam estar mais protegidas, isto é, em casa. E os agentes da violência são aqueles que deveriam protegê-las. Queria poder acessar o site da Campanha, mas não consegui. Talvez, lá eu encontrasse imagens multiraciais, crianças mais próximas da média dos brasileiros e brasileiras. De qualquer forma, essas duas já são suficientemente chocantes. Estas duas vieram daqui (1 - 2).

Eu quero a Vogue japonesa!!!!!



Não leio revistas de moda, nunca comprei a Vogue, mas se visse a edição japonesa que está sendo anunciada no Comic Natalie, eu compraria. Fizeram uma edição com uma grande matéria intitulada MangaXMode Special. Chamaram gente como a CLAMP, Riyoko Ikeda, Peach-Pit, Hagio Moto, entre outras artistas, para desenhar (*se eu entendi bem*) personagens suas em trajes de gandes estilistas como Lagerfeld e Versachi.

Haverá também a venda de camisetas com ilustrações feitas pelos mangá-kas da VOGUE×COMME des GARCONS em edição limitada homenageando os 10 anos da Vogue Nippon. Além disso, há artigos, cosplays (*imagino que modelos fazendo cosplays*) e moda inspirada em mangá. Para se ter idéia, tem até coisa do Leiji Matsumoto - que desenha mulheres lindas, diga-se de passagem - e Monkey Punch de Lupin III nessa edição. Se alguém conseguir achar scanlations, por favor, avise!

15 Anos de Chorus



Tinha falado aqui do 15th History Book que iria vir com a edição da revista Chorus nº7, trata-se de um apêndice comemorativo dos 15 anos da revista. Pois é, o Comic Natalie colocou a capa da Chorus e do History Book que chegaram às lojas japonesas ontem. Todas as grandes autoras da revista, como Yukari Ichijou, Erica Sakurazawa, Catherine Ayako, Naoko Matsuda, Fusako Kuramochi, etc. Ao que parece, a edição comemorativa é muito rica, trazendo mangás, matérias e outras coisas para deleite das fãs.

Ranking da Oricon



O ANN publicou o ranking da Oricon trazendo os 30 mangás mais vendidos da semana. Desta vez, os shoujo estão bem representados, com 10 dos 30 títulos. Hoshi no Utau não está entre os dez primeiros, mas não caiu tanto. De resto, temos como saber mais ou menos onde foram parar Ouran e Yamato Nadeshiko.

2. V.B. Rose #14
6. Shitsuji-sama no Okiniiri #6
8. Shanimuni GO #32
9. Shanimuni GO #31
11. Hoshi wa Utau #5
22. Yamato Nadeshiko Shichi Henge #23
23. Kami-sama Hajimemashita #3
24. Cosplay Animal #11
29. Ouran High School Host Club #14
30. Love So Live #11


Falando ainda no ranking, achei interessante o mangá [La] Sommelière que está em 26º lugar. Trata-se de mais um mangá seinen sobre vinhos, mostrando que existe uma tendência, aliás, [La] Sommelière (ソムリエール) já é o spin-off de outro mangá na mesma linha. Mas, ao que parece, [La] Sommelière, que sai na Business Jump, está ainda muito longe do sucesos de Kami no Shizuku (神の雫).

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Blog bugado...



Vocês que visitam meu blog devem ter percebido que ele está bugado desde ontem por volta das 22:30. Não sei o que aconteceu, não foi nenhum acréscimo que eu tenha feito. Criei duas enquetes, mas quando as coloquei o blog já estava ferrado. É o primeiro bug deste tipo com o novo layout do blogger. O problema do blogger é que não há a possibilidade de perguntar diretamente e conseguir suporte para um problema diretamente, ou pelo menos eu não achei.

Quando eu usava o antigo modelo, bastava trocar o layout e, muitas vezes, o problema era só no Internet Explorer, agora está bugado também no Firefox. Quando era um widget buguento, bastava retirá-lo, ou se fosse excesso de posts, era só mudar o padrão de arquivamento. Com o novo blogger, nada disso funcionou. então, pessoal, não sei o que fazer. E fico muito chateada só de olhar para meu blog bagunçado desse jeito. Se alguém souber como resolver e puder me ajudar, eu agradeço. Sugestão de mudar o blog de lugar, não precisa dar, são mais de 3 mil posts e eu não estou disposta a ter todo este trabalho. Bom, é isso.

Mangá fala sobre os Direitos de Imagem das Geishas



Dia desses li em algum site (*e não lembro qual, já procurei*) que as geishas e maikos de Kyoto estavam reclamando da falta de educação dos turistas, especialmente depois do filme Memórias de uma Geisha. Segundo me lembro da notícia, as geishas estavam sendo quase atacadas nas ruas por turistas ocidentais que queriam tocá-las e bater fotos. Agora, o Japan Probe publica que o governo japonês lançou um mangá bilingüe avisando aos estrangeiros para não violar os direitos de imagem (肖像権) das geishas. Basicamente, a imagem acima avisa que o turista pode fotografar mas que é contra os direitos de imagem publicar as tais fotos na net.

Eu realmente não sei nada de legislação japonesa de imagem e quem seguiu o link do Japanprobe deve ter visto que se discutia lá uma foto de uma da sprincesas da família imperial que caiu na imprensa de forma não autorizada, ou seja, foto tirada por algum colega ou , pior, por um paparazzi. Agora, uma questão que me parece importante é que as geishas devem ser respeitadas por serem pessoas, seres humanos, e não personagens de um feak show. Enfim, como não tenho conhecimentos suficientes para ponderar muito para além do que acabei de dizer que a perseguição ou o desrespeito, seja de crianças "celebridades" ou as geishas ou qualquer pessoa, deve ser reprimida e punida.

Shoujo Mangá vira dorama



Hoje de manhã, passando pelo Comic Natalie, vi que estavam falando alguma coisa sobre o mangá Shoujo Mangá (少女漫画) de Naoko Matsuda. Trata-se de um volume único, em formato maior que a média, cujos capítulos saíram em 2007 na revista Chorus. Cada capítulo foca em um shoujo clássico, tem Glass Mask, Ace Wo Nerae, Patariro, e a abertura, claro, é com A Rosa de Versalhes.

Mas eu estou construindo a notinha a partir do Pro Shoujo Spain, pois elas traduziram primeiro e fizeram um trabalho melhor do que eu jamais faria. O primeiro capítulo, sobre a Rosa de Versalhes, é que vai virar dorama e conta a história de Katsuko, uma OL (*Office Lady*), que adora shoujo mangá e que se imagina dentro da série. A edição japonesa que a personagem possui, é a mesma edição bunko que eu tenho em casa. Haken no Oscar ~ Shoujo Manga ni Ai wo Komete (派遣のオスカル~“少女漫画”に愛をこめて) será protagonizado por Lena Tanaka, e estréia em 28 de agosto. Espero que seja um sucesso e todos os capítulos, ou pelo menos os mais interessantes, virem dorama. Aliás, é uma grande homenagem à Rosa de Versalhes.

Talvez, quando chegar em casa, eu faça um filmete mostrando para vocês o mangá. Assim, de repente, alguém me ajuda a descobrir as séries que eu não sei quais são.

Deluxe Margaret traz Kamio Yoko



O Comic Natalie publicou a capa e informações sobre a nova edição da Deluxe Margaret, que chegou às bancas hoje. A revista traz um gaiden (sidestory) de Matsuri Special (まつりスペシャル) de Kamio Yoko, autora de Cat Street e Hana Yori Dango, publicada na revista Jump Square. É a primeira série shounen da autora, mas poderia estar em qualquer revista shoujo Não bastasse isso, a edição também traz uma entrevista com a autora. Para quem lê japonês e é fã da mangá-ka vale a pena. Tomara que alguém traduza a entrevista, mas acho difícil.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Homenagem mais que justa ao Nippon World Masterpiece Theater







O Nippon World Masterpiece Theater ou Sekai Meisaku Gekijou (世界名作劇場) é uma série animada que adapta desde 1969 clássicos da literatura infanto-juvenil ocidental para anime. Três das mais famosas – e que geralmente aparecem nas listas dos favoritos dos japoneses – são as dos videozinhos aí em cima, Heide (Alps no Shoujo Heidi –アルプスの少女ハイジ) e Marco (Dos Apeninos aos Andes – Haha wo Tazunete Sanzen Ri – 母をたずねて三千里), exibidos aqui no Brasil nos anos 80, e Dog of Flanders (Flanders no Inu –フランダースの犬). As séries, produzidas até os dias de hoje, eram carregadas de emoção e foram exibidas em vários países do mundo. São ao todo 26 séries e a última é Hello Anna~ Before Green Gables de 2009. Infelizmente, poucas dessas preciosidades apareceram no nosso país.

Segundo o Akibanana, uma grande exibição dessas séries – o World Masterpiece Theater Exhibition – acontecerá no Suginami Animation Museum entre 26 de maio e 23 de agosto deste ano. Das 10 da manhã até as 18 horas. A exibição será quase contínua e nos intervalos serão feitos quizzes sobre as séries. E, melhor ainda, é tudo de graça e é para crianças e adultos.

Morre a autora de Paros no Ken e Guin Saga



Kaoru Kurimoto era autora de romances e novelas de fantasia, ficção científica e históricos. Morreu ontem no Japão de câncer com somente 56 anos. Segundo o ANN, ela também usava Azusa Nakajima como pen name. O anime baseado em sua obra mais famosa, Guin Saga (グイン・サーガ ), estreou nesta temporada. O mangá Paros no Ken (パロスの剣), um dos meus favoritos, teve roteiro escrito por ela e desenhos de Yumiko Igarashi, de Candy Candy (キャンディ・キャンディ). A notícia me deixou bem triste, pois morrer aos 56 anos no Japão é falecer com 30 anos a menos do que a média. Guin saga ficou inacabada, e não sei se alguma outra autora vai terminar a série. Talvez o anime ajude neste caso. A série começou a sair em 1979, teve 126 volumes e 21 sidestories, vendendo mais de 30 milhões de cópias. Torço para que lhe façam uma homenagem e animem outras obras suas. Eu sonho com Paros no Ken.

Ranking da Tohan



Ranking da Tohan melhor do que eu poderia imaginar. Além dos óbvios V.B. Rose e Shanimuni Go (*os dois volumes finais*), ainda temos Shitsuji-sama no Okiniiri e Hoshi no Utau da autora de Fruits Basket. E de novo eu repito: é o ranking da Tohan o que é publicado pela maioria dos sites e considerado mais preciso. E, claro, se pensarmos em mangás que saem no Brasil, a JBC ganha longe! Agora é esperar o ranking da Oricon.

1. Tenjoh Tenge #20
2. Negima #26
3. Fairy Tale #15
4. Tsubasa #27
5. V.B. Rose #14
6. Shitsuji-sama no Okiniiri #6
7. Shanimuni Go #32/#31
8. Zetman #12
9. Blood Monday #11
10. Hoshi wa Utau #5

terça-feira, 26 de maio de 2009

Os coadjuvantes favoritos dos japoneses



A Oricon fez uma pesquisa com 900 pessoas - 450 homens e 450 mulheres - de várias faixas etárias para saber qual o coadjuvante favorito dos japoneses. Dessa vez, só achei o top 10, então não dá para saber como os homens e mulheres das diferentes faixas etérias votaram. De qualquer forma, só há uma personagem de shoujo listada, o avô de Chibi Maruko-chan. Segue a lista:

1. Krillin (Dragonball)
2. Roronoa Zoro (One Piece)
3. Takeshi Goda (Doraemon)
4. Kiminobu Kogure (Slam Dunk)
5. Tony Tony Chopper (One Piece)
6. Kouichi Senigata (Lupin the Third)
7. Kaede Rukawa (Slam Dunk)
8. Vegeta (Dragonball)
9. Tomozou Sakura (Chibi Maruko-chan)
10. Kogorou Mouri (Detective Conan)

Outra pesquisa da Oricon que eu acho que não postei é a que perguntavam para pessoas, desde adolescentes até quarentões, qual o mangá que eles acharam mais interessante em 2008. O resultado foi mais favorável aos shoujo e o resultado foi bem interessante:

1. ONE PIECE - 45.9
2. Nodame Cantabile - 38.8
3. NANA - 32.5
4. NARUTO - 23.6
5. Hunter x Hunter - 23.1
6. Bleach - 18.8
7. Kuroshitsuji - 17.0
8. Bloody Monday - 16.5
9. Kimi ni Todoke - 15.5
10. Saint☆Oniisan - 11.2

Lançamentos na Europa



Não posso ficar falando de todos os lançamentos por aí, mas estes dois mereciam destaque. Paradise Kiss anime será lançado na França pela Kana Video, o Manga News ainda não tem muitos detalhes. O anime com 12 episódios bem que poderia sair aqui no Brasil, afinal, tivemos o mangá, Nana que também é de Ai Yazawa está sendo publicado... Mas estamos no Brasil, né?

Já o outro lançamento, é o mangá de Kokou Debut pela Planeta na Espanha, segundo o Pro Shoujo Spain. A série, publicada na revista Betsuma entre 2003 e 2008, teve 13 tomos ao todo e fez muito sucesso. Já publicada nos EUa, agora é a vez da Espanha. Neste caso aqui, eu tenho mais esperanças. eu realmente acredito que Kokou Debut possa chegar ao Brasil em breve.

Saint Onii-san versão Super Sentai



Saint Onii-san é um dos mangás seinen de sucesso do momento, e nele Jesus e Buda são dois jovens que moram em um apartamento em Tokyo e observam a humanidade. Agora, segundo o Comic Natalie, será publicada uma sidestory da série na Morning Two, que tem uma versão on line disponibilizada no mesmo dia em que a revista chega às lojas no Japão. Nesta versão alternativa, Jesus e Buda são dois super guerreiros que lutam contra o demônio Mara. Saint Onii-san talvez nunca seja licenciado no Ocidente, mas já tem muita fama e deve faturar muitos prêmios no Japão. Eu peguei a notícia traduzida do Canned Dogs, porque não cosnegui traduzir direito do japonês.

Vampiros vendem, mas não vamos exagerar!



Abrindo o ICV agora vi uma notícia um tanto bizarra. Ao que parece, existem planos para um remake de Buffy the Vampire Slayer, o filme, que foi feito em 1992. Todo mundo que viu este filme deve imaginar que existem filmes que não deveriam ser feitos, ainda mais, refeitos... Se o projeto for adiante - e a fonte do ICV é o Hollywood Reporter - Whedon, o criador original não está envolvido. Segundo o Hollywood Reporter, a fonte de inspiração para essa idéia sinistra é o recente sucesso do filme Star Trek. Estão querendo dar reboot em Buffy. Creepy!

Confirmado o Dorama de Otomen



Falei dele ontem, e acabei de abrir o Comic Natalie e a notícia também está lá. Agora com a capa da Betsuhana e tudo mais. Pelo que está no Comic Natalie a estréia é no sábado, 1 de agosto, no canal Fuiji 10. Agora, algo que parece estranho: o dorama vai passar às 23 horas? Não é muito tarde para um material como Otomen? Enfim, se errei, por favor, alguém me corrija.

ATUALIZANDO EM 28/05: Atendendo a pedidos, coloco aqui as informações que foram liberadas sobre o elenco (*eu tinha deixado para lá, porque realmente não ligo muito para isso*). Masaki Okada será Asuka Masamune, o protagonista. É a primeira vez que ele faz o papel principal em um dorama. Já, Ryo Miyakozuka será Kaho, esta atriz participou do filme de Sunadokei.

Entrevista do Junior Fonseca no HQ & Cia On Line



Eu falei da entrevista para o HQ & Cia aqui no blog, mas acabei não conseguindo assistir. Agora, ela está on line e coloco o link aqui. Junior Fonseca é o editor da Neo Tokyo e o diretor da editora New Pop.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ranking da Taiyosha



Saiu o ranking da Taiyosha com o último volume de V.B. Rose em quarto lugar no top 10 geral. No ranking de shoujo, muda quase tudo e os dois mangás que estão encerrando, V.B. Rose e, principalmente, Shanimuni Go! marcam presença forte. Aposto que ambos aparecerão no ranking da Tohan. Shanimuni Go! é um daqueles mangás que faz sucesso no Japão, mas recebe quase nenhuma tenção dos scanlators. Love So Life não aparece nem no Manga Updates, não consegui informação, mas a capa com as duas criancinhas é linda. Ouran sumiu e restaram Yamato Nadeshiko e Cosplay☆Animal. E temos Patariro, o shoujo com o maior número de volumes lançados em todos os tempos. E detalhe, é de autoria masculina.

Falando nisso, Mineo Maya aparece três vezes no ranking desta semana. Em shoujo com Patariro e em josei com Youkai Shimatsunin Trauma!! To Binbougami e May Tantei Patariro. A edição especial de Patariro é josei, porque sai na edição especial da Feel Young, a Romantic Princess (Roma×Puri). Já o outro mangá não sei em que revista saiu. De resto, ficam Aishiteru – Kaiyou e Yomei Ikkagetsu no Hanayome, entram vários Harlequin, todos novos, e Chikara.

SHOUJO
1. V.B.Rose #14
2. Shitsuji-sama no Okiniiri #6
3. Hoshi wa Utau #5
4. Shanimuni Go #32
5. Shanimuni Go #31
6. Love So Life #1
7. Kamisama Hajimemashita #3
8. Yamato Nadeshiko Shichi Henge #23
9. Cosplay☆Animal #11
10. Patariro! #82

JOSEI
1. Aishiteru - Kaiyou - Parte 1
2. May Tantei Patalliro
3. Aishiteru - Kaiyou - Parte 2
4. Koisuru Shirayukihime
5. Chikara .2
6. Yume Oibito no Mure
7. Ouhi no Kaidan
8. KikennaLion
9. Youkai Shimatsunin Trauma!! To Binbougami
10. Yomei Ikkagetsu no Hanayome

Wish reeditado no Japão



O Pro Shoujo Spain anunciou que a Kadokawa Shoten vai reeditar o mangá Wish da CLAMP no próximo verão japonês. A reedição será formato shinshoban em 4 volumes e com novas ilustrações para as capas. O site diz que apesar do mangá ser shoujo (*shounen-ai*) sairá pelo selo shounen da editora, o Kadokawa Comics Ace que já publicou angelic Layer e publica Kobato. O primeiro volume sai em 25 de julho ao preço de 630 ienes. Wish é um dos mangás da CLAMP que eu gostaria que saísse no Brasil.

Dia Nacional de Adoção - 25 de Maio



Hoje, além de ser o dia do Orgulho Nerd, também é, aqui no Brasil, O Dia Nacional de Adoção. Por conta disso, o Jornal Hoje fez uma matéria sobre a questão. Fala da incompatibilidade entre o sonho dos adotantes e as crianças disponíveis, do CNA (Cadastro Nacional de Adoção) e orienta em como dar entrada na habilitação. Enfim, trata-se de um assunto sério e que eu me sinto no dever de colocar aqui. A adoção precisa ser desmistificada, seja no seu aspecto de caridade, seja por conta do tal valor do sangue. E falo como alguém que enfrenta dentro de casa esta discussão.

Otomen vai virar dorama!!!!!



Notícia fresca!!!! Postaram no Rosetta Stone a notinha que veio na última Betsuhana. Otomen de Kanno Aya, mangá que já foi licenciado em vários países (*e virá para o Brasil com certeza*) terá dorama. Fonte original foi o 2CH. Vamos esperar mais detalhes! E Feliz Dia do Orgulho Nerd para vocês! ^_^

Shoujocast #9 no Ar: Voltamos...



Pessoal, mais de um mês depois, gravei de novo o podcast. Desta vez a pauta foi livre e o objetivo era mostrar que eu estava viva. Testei o Sony Vegas e apanhei bastante, assim, o programa está longe de ser o ideal. Se alguém puder me sugerir um bom tutorial, eu agradeço.

Falo de cancelamento da Shojo Beta, lançamento de Honey & Clover mangá pela Panini, estréias de novas séries de vampiro, pachinko e sugestões de filme. O próximo programa entrará no domingo que vem. O tema será ou "Quadrinho não é coisa de criança" ou uma visão geral do Kodama, a convenção de animes/mangás do Distrito Federal, que acontecerá no próximo fim de semana.

Como o Mypodcast não quer me deixar carregar, colocarei o programa em lugar alternativo, o chato neste caso, é que não sei quantas pessoas baixaram o programa. Qualquer problema com download, por favor, me avisem. Se você quiser sugerir pauta e comentar, pode usar os comentário, ou enviar e-mail para shoujofan@gmail.com Para baixar o programa, clique aqui. Para ouvir no blog, clique no player abaixo:

domingo, 24 de maio de 2009

Mais de 100 Seguidores! Muito Obrigada!



Pessoal, agradeço a todos e todas que seguem o meu blog. Esta semana, ele atingiu e passou os 100 seguidores. Fico feliz com isso e peço que vocês façam as suas sugestões para que eu possa melhorar sempre. Sei que meu blog é um blog de nicho e exatamente por conta desse fator, não esperava chegar a tanto. Será que vamos aos 200? Deve demorar bastante...

Falando em Pachinko...



Ontem eu postei falando o pachinko de Patrulha Estelar e cavucando no Youtube, achei a propaganda do da Rosa de Versalhes (Lady Oscar - Versailles no Bara - Berubara - Rose of Versailles - Berusaiyu no Bara - ベルサイユのばら - 凡尔赛玫瑰). Ele é mais antigo, acho que de dois ou três anos atrás, mas a animação é belíssima. Vale assistir, baixar e guardar. E usa a música do anime original, aliás, se realmente sair o movie, deveriam manter a música.

Sylph faz 1 ano



O Comic Natalie trouxe uma matéria falando do aniversário de 1 ano da revista Sylph. A revista Comic Sylph existe desde 2006, mas era um apêndice da Dengeki Comic Gao! E tinha publicação trimestral. Em maio de 2008, ela se tornou independente, com o nome de Sylph, e tornou-se bimestral. Entender tudo é difícil, mas serão dados postais comemorativos, um drama CD da série Vitamin 7 e outros mimos para as leitoras. De qualquer forma, a capa da revista já é deslumbrante. Muito bonita mesmo.

Vampire Knight chega aos 50 capítulos



Vampire Knight (ヴァンパイア騎士) atingiu a marca do 50 capítulos na LaLa nº7 em 4 anos de publicação. Além de receber página dupla em cores, que foi publicada no JShoujo, parece que está aberto um concurso cultural. Se entendi bem o que está no Comic Natalie, serão aceitas cartas (*ou desenhos*) com sugestões de roupas para as personagens. “Que tal vestir o Zero de mordomo?”. Enfim, as sugestões desenhadas pela autora, Matsuri Hino, ou os desenhos dos concorrentes (*aqui me falta compreensão*) serão transformados em cartões postais e distribuídos junto com a revista. A edição #7 também trará um apêndice especial e um DVD de Natsume Yuujinchou (夏目友人帳), que já teve duas temporadas animadas.

Celular de Higashi no Eden


Já comentei a série Higashi no Eden aqui, e embora não esteja assistindo, sei que faz sucesso. Indício disso é que o celular do protagonista - que é a cara do Morita, já que o character design é da Chica Umino de Honey & Clover - foi lançado pela NEC japonesa. Se funciona bem, eu não sei, mas é lindo. Recentemente, também foi lançado um celular de Evangelion no Japão.

Shojo Beat: Você conhecia a revista? - Parte 2



Continuação do meu comentário sobre o cancelamento da Shojo Beat. O vídeo anterior focou na edição de janeiro de 2008. Bem, a primeira coisa que salta aos olhos: em mais de um ano as séries não foram alteradas. A edição deste vídeo é a de abril de 2009, estão na revita: Tail of the Moon (preview), Vampire Knight, Honey & Clover, Sunadokei, Honey Hunt, Harukanaro e Crimson Hero.

São os mesmos mangás, salvo por Zettai Kareshi que terminou, suponho, da edição de janeiro de 2008. Cadê a tal alternância de material? Será que Vampire Knight não ficou fora um tempo por causa da própria edição japonesa? Enfim, fica para vocês pensarem. Como o vídeo ficou muito grande, tive que fazer cortes, se houver algum problema de corte de uma ou outra palavra, é por isso.

Shojo Beat: Você conhecia a revista? - Parte 1



Não fiz um podcasta ainda, mas fiz dois vídeos comentando as edições da Shojo Beat que eu tinha aqui em casa. Vocês vão ouvir minha voz de qualquer maneira. ^_^ Todo mundo que visita o blog sabe que a revista foi cancelada, eu fiz um longo post sobre isso. Muito se falou esta semana sobre isso, então decidi pegar minha câmera e comentar as duas edições que estão aqui. Primeira coisa que salta aos olhos: em mais de um ano as séries não foram alteradas. A edição deste vídeo é a de janeiro de 2008, estão na revita: Be with You (preview), Vampire Knight, Honey & Clover, Sunadokei, Zettai Kareshi, Harukanaro e Crimson Hero.

Cometi dois erros no vídeo: Nodame não é da CMX, é da Del Rey; e a propaganda é da JUMP americana e, não, da japonesa. O segundo vídeo teve que ser editado, pois ficou com mais de dez minutos. Assim que ficar pronto, coloco aqui.

sábado, 23 de maio de 2009

Asuka coloca propaganda na TV Japonesa



O Pro Shoujo Spain noticiou que na página da revita Asuka há uma propaganda de TV anunciando o conteúdo da edição 6 da revista. Trata-se de uma propaganda do finald e abril, mas não deixa de ser interessante e decidi colocar aqui, também. Afinal, não dei uma notícia sequer de shoujo anime ou mangá hoje. No anúncio fala-se do Drama CD de Kyou Kara Ma no Tsuku (今日からマのつく自由業!) e da estréia do anime de Tales of Abyss, além de outras coisinhas mais. A Asuka é uma revista shoujo centrada principalmente em mangás de fantasia e ação, tanto que muita gente confunde e acha que porque tem violência e aventura não pode ser shoujo. Mas enfim, como a revista não é das mais vendidas, um anúncio assim vem bem a calhar.

Yoshihiro Yonezawa Memorial Library



Segundo o Comipress (*nossa, faz tempo que não posto nada de lá*), o crítico de mangás e co-fundador do Comiket (*Não sabe o que é? Trata-se do maior evento de fanzines do Japão. Para maiores referências, assistam Comic Party e Genshiken*) doou sua coleção de fanzines para a Universidade Meiji. Resultado é que a universidade agora tem um prédio de sete andares destinado ao Yoshihiro Yonezawa Memorial Library of Manga and Subcultures que abriga também a coleção de Tsuguo Iwata, outro importante autor de fanzines. Segundo o Comipress, o Comiket mantém um acervo de cada edição de fanzine que é vendido no evento, isso explica o tamanho do museu. Queria muito poder visitar. Na página do museu, que é em japonês, há uma entrevista com Eiko Yonezawa, esposa de Yoshihiro Yonezawa, também fundadora do Comiket.

Capítulo 4: Ventos de Mudança (Parte 9)


Postagem da semana, nona parte do capítulo 4. Estamos chegando ao final, o que indica que vocês – leitores e leitoras – ficarão algum tempo sem ler nada, pois nem comecei o capítulo 5. Para quem não leu a parte anterior, clique aqui. Quando terminar a postagem, reunirei tudo em um arquivo *.pdf, para facilitar a leitura. Os três primeiros capítulos já estão em *.pdf e podem ser acessados neste link. Começa aqui o primeiro confronto entre Richard e Alan. Nem preciso dizer que, independente do que aconteça neste capítulo, ninguém vai matar ninguém. Como já disse antes, se alguém quiser comentar, sugerir, criticar (*educadamente*), eu agradeço.

4º Capítulo: SEGUINDO O CAMINHO - Parte 9

— Abra em nome de Sua Majestade! — Gritou Denis empinando seu corcel pomposamente diante da grande porta do mosteiro. Na verdade, tal exibição não contava pontos a seu favor, pois ele não parecia galante, tinha porte atarracado e parecia muito pequeno sobre o imenso animal.

Nenhuma resposta.

— Não pretendo perder tempo aqui. — Falou Humberto sacando sua espada. — Eles não vão abrir, e nós temos soldados o suficiente para invadir este lugar e colocar tudo abaixo.

— Suas palavras não são sábias. — Interveio Filipe com sua voz aveludada. — Não me tome como covarde, Sir, mas este mosteiro tem relíquias poderosas... Meu pai me disse que da última vez que tentaram invadi-lo, todos foram fulminados pela ira divina. Meu pai é um homem corajoso, não mentiria sobre essas coisas.

— Eu não acredito em superstições! — Bafejou o outro e o rapaz simplesmente deu de ombros, torcendo para que Humberto fosse fulminado sozinho. — Homens, ponham essa porta abaixo.

— Não precisam fazer nada disso. — Falou uma voz poderosa. Era o abade. — Não são bem-vindos aqui. — Falou sem hesitação. — Homens belicosos e sanguinários não serão recebidos na Casa de Deus.

— E traidores? Conspiradores? — Começou Lucília. — Estes o Senhor recebe? — Fez pausa. — Pensei que seus votos o impedissem de ir contra o poder real.

— Há poderes muito mais altos do que o dos reis e rainhas deste mundo e todos os necessitados e perseguidos têm direito à santuário. Já vocês...

— Ha! Não vou discutir com esse velho. — Gritou Humberto. — Devolva minha esposa. Sei bem que ela está aí dentro, junto com dois homens, um deles deveria ter sido executado hoje.

— Não há ninguém no mosteiro além dos 30 monges e noviços. — Fez pausa. — Talvez haja algum feiticeiro ou feiticeira entre vocês que possa confirmar o que digo. — Lucília ergueu a cabeça. Tal dom ela não tinha e até aonde sabia, talvez nem sua avó tivesse tal talento.

— Não brinque conosco ou iremos enforcá-lo aqui mesmo. — Falou Denis. — Razões para isso, nós temos há muito. — Um brilho maligno passou pelos olhos do rapaz. — Afinal, nada melhor do que ir encontrar com a família. Seu pai e irmão devem estar esperando.

— Quando for a minha hora, certamente, mas não pelas mãos de alguém como você. — O abade fez uma mesura.

— Não vêem que enquanto discutimos com esse velho, eles nos escapam! — Lucília gritou. A incompetência a aborrecia profundamente.

Humberto também pensava o mesmo e fez um sinal de mão para que seus soldados invadissem o mosteiro. Já Denis, fez sinal para que os arqueiros atirassem. Neste momento, um vento frio, vento glacial começou a soprar e uma parede de gelo se materializou diante deles. Até mesmo o abade mostrou sua surpresa.

De dentro do muro recém constituído saiu uma mulher. No início sua silhueta se projetou como um baixo relevo até que ela se libertou, alta, rígida e foi ganhando cor. Seus cabelos eram louros atados em um penteado alto e sóbrio, deles descia um véu esvoaçante. Seu vestido tinha uma cor que estava entre o azul e o prateado, ajustando-se bem às suas formas. A pele, de tão branca, parecia nunca ter visto a luz do sol. Já seu rosto era sério com olhos de um azul límpido, um nariz grego, mas não muito projetado, e uma boca pequena, de lábios finos e rosados. Não parecia ser tão jovem, mas com certeza era bela e seu porte e gestual a revestiam de uma natural autoridade. Quando falou, sua voz parecia distante, superior e fria.

— Ouviram o abade, seu lugar não é aqui.

— Arqueiros. — A ordem foi inútil, pois as flechas congelaram no ar e se estilhaçaram.

— Sou Palma, fada da água e do gelo. Minha Rainha ordena que retornem daqui. Não permitirei que obstruam nossos planos. — Fez pausa. — Vocês não irão passar daqui. Podem voltar por bem, ou podem arcar com as conseqüências.

— Quem é você...

— Não tente, menina! — Ela falou sem olhar para Lucília. — Sei que tem poderes, mas não sabe como usá-los. Aprenda primeiro, antes de tentar me enfrentar, ou a qualquer um. — Lucília perdeu a voz. — E saibam que estou sendo bondosa, impedindo que fizessem uma grande tolice. Saibam que se o abade trouxesse as relíquias certamente seriam fulminados.

— Avancem! Coloquem esta parede abaixo! — Denis ordenou, mas quando seus soldados tentaram avançar perceberam que o chão estava escorregadio, congelado. — Idiotas! Eu mesmo mostrarei como se faz. — Desceu do cavalo e sacou a espada, só que quando tentou atacar, percebeu que suas mãos estavam congeladas e começou a gemer.

Humberto de Dorsos, que antes estava disposto a invadir o mosteiro, parecia petrificado. Sua mão direita presa à cicatriz que deformava seu rosto. Nos olhos uma expressão que misturava de surpresa e horror. Quando os seus olhos encontraram os de Palma, o olhar da mulher se tornou tão duro que ele desviou os seus olhos automaticamente. “Eles se conhecem...” Pensou Lucília. A pendenga diante do mosteiro não durou muito, pois Palma era uma fada muito poderosa e não havia ninguém ali que pudesse rivalizar com ela.

— Vamos recuar! — Lucília propôs. — Precisamos voltar até a vila e cuidar dos feridos.

— Eu não vou recuar com as tropas. — Denis pensava na raiva da Rainha.
— Denis, não seja tolo, teremos outra chance mais tarde. — Falou Filipe tentando apaziguar seu amigo. — Não quero que suas mãos tenham que ser amputadas! — Ele falou com real preocupação. Só que foi Humberto quem deu a última palavra:

— Um dia se ganha, um dia se perde. — Falou Humberto, ainda com a mão na cicatriz. — E esse dia parece não ser nosso.
XXX
— Sua presença nos poupou uma série de preocupações. — Falou o abade depois que os inimigos se retiraram.

— A Fada Ádina sabia que precisariam de nosso apoio. Só não imaginava que o Senhor já teria providenciado a fuga. — Fez pausa. — Minha intenção era abrir um portal que nos levasse direto ao Castelo do Amanhecer. — Isso só era possível porque a floresta ao redor do mosteiro concentrava muitas forças mágicas. Tal magia tinha ajudado a potencializar os poderes de Palma, o que facilitava o seu trabalho.

— Mas eles devem estar por perto.

— Imagino que estejam

— Eu os mandei para a antiga passagem.

— Eu não a conheço, mas acredito na sua competência. Além disso, há outra fada que foi enviada para ajudá-los, em caso de necessidade. — Fez pausa. — Mas eu preciso retornar. Não foi tarefa fácil fazer com o que fiz hoje.

— Suponho que não. — Disse o abade. — Mas e a princesa? Ela já está a salvo.

— Garantir a sua segurança será minha missão agora. — E ela desapareceu, tornando-se vapor d’água.
XXX
— É melhor descer esta coisa. — Falou Alan. — Não acredito que consigamos entrar no castelo com esse seu barco voador.

— Pode ser. — Falou Haroldo um pouco ansioso. — Mas eu não vejo nada... Nenhum castelo... Mas as coordenadas são essas. Não erramos o caminho... Ou erramos?

— Não erramos, não. — Disse Elaine se levantando. — Eu posso vê-lo daqui. Está bem ali em frente.

Ela apontava com olhos fixos no vazio. Ou, pelo menos, era o vazio que os outros viam. Marina sentiu um arrepio e Haroldo preocupar com a saúde de Elaine.

— Se você diz que vê, Elaine, — Começou Haroldo. — eu acredito em você. — Ele segurou firme o leme. — Mas, por favor, se sente-se e aperte o cinto. Vamos descer e você pode cair. O sol deve nascer em alguns minutos. Acredito que se perdermos a hora, só entraremos amanhã.

Desceram, bem em frente a uma cachoeira muito alta, com água cristalina. Os quatro saíram da nave e ficaram observando. Alan estava em guarda, Marina atenta ao seu colar que brilhava, Haroldo prestava atenção na agitação de Elaine que parecia estar em algum tipo de transe com os olhos fixos na cachoeira.

— A cachoeira vai se abrir e vamos poder entrar. — Elaine começou. — Vê como o seu colar está brilhando, Marina? É um sinal da Fada Ádina.

— Como sabe, Elaine? — Perguntou Marina, segurando o colar que nos últimos dias se tornara tão ativo.

— Eu somente sei... — Elaine balançou a cabeça.

— Você fala com tanta segurança que parece...

— Há alguém nos observando. — Falou Elaine olhando em volta com uma expressão estranha. — Não percebem?

— Pode ser alguma das fadas. — Falou Marina. — Parece que esta Fada Ádina gosta de nos pregar peças.

— Não, não é nenhuma fada. — Falou Elaine. — Não me perguntem como eu sei... Eu tenho sentido coisas estranhas... — Haroldo segurou a mão de Elaine.

— Tudo bem... — Falou baixo. — Acredito que tudo vá se explicar em breve. — Na verdade, não tinha certeza de nada, mas também não tinha outra coisa para dizer.

— Quem está aí? — Alan gritou. — Apareça! — Uma árvore tombou de repente e teria caído sobre ele, se não pulasse rápido para o lado.

— Bravo, De Brier! — Uma voz poderosa e carregada de sarcasmo ressoou. — Vejo que seus reflexos são bons. Talvez seja divertido duelar com você?

— Sir Richard... — Marina falou com um fiapo de voz. Depois se voltando para Alan disse com voz trêmula: — Nem pense em cruzar espadas com ele, Alan, ou será um homem morto...

— Não acho que ele poderá evitar... — Falou Haroldo dando um passo atrás.

— Serei um morto feliz se o matar. — disse o rapaz entre dentes, já com a espada desembainhada. — Pode vir.

— Quanta bravata... — Disse Richard saindo imponente das sombras. Seus olhos frios miravam a presa. — Mas não pense que tenho tempo, para brincar com você. O dia já vai raiar e não me agrada o primeiro sol da manhã.

Ranking do New York Times



Fruits Basket sumiu do ranking do New York Times. Vampire Knight foi embora, também, mas ficou Otomen. :) Eu encomendei os dois primeiros volumes na Livraria Cultura, mesmo que eu saiba que este mangá sairá aqui. Eu não resisti e torço para que o dólar continue caindo. Enfim, a lista está no ANN e, como sempre, Naruto domina.

1. Naruto #44
2. Naruto #43
3. Naruto #42
4. Return to Labyrinth #3
5. Fullmetal Alchemist #18
6. Naruto #40
7. D.Gray-man #13
8. Naruto #41
9. Otomen #2
10. Black Cat #20

Figure de I's



Acho que deve fazer parte das promoções do 40º aniversário da Shonen Jump, de qualquer forma as figures das personagens de I's de Masakazu Katsura são lindas. Conhecendo o meu marido, alguma deve vir aqui para casa. As figures terão 23 centímetros e vão custar cerca de 6.825 ienes. A notícia está no Comic Natalie.

Cartazes da Segunda Temporada de True Blood



Está chegando a hora, a nova temporada estréia no dia 14 de junho e, claro, cairá na rede para a alegria dos fãs brasileiros. A imagem veio do site Outra Coisa e o resto dos cartazes promocionais está lá. Dêem uma olhada, pois eu só peguei o Eric. Quer dizer, peguei no sentido figurado...

Propagandas do jogo Pachinko de Yamato



O Japan Sugoi postou uma matéria sobre os dois novos jogos para Pachinko de chuu Senkan Yamato (宇宙戦艦ヤマト) ou Patrulha Estelar aqui no Brasil . Para quem não sabe, vem aí um novo anime que será feito pela equipe original (*os vivos, claro*). Pachinko é uma febre no Japão e as máquinas não raro têm temática de anime e mangá. Uma busca rápida aqui no blog e vocês encontram informação. Decidi postar, primeiro porque tem uma foto do grande Issao Sasaki. Eu amo a voz dele, adoro assistir seus vídeos no Youtube e faria o possível para assistir um show desse cara, se ele viesse ao Brasil. E, para completar, as propagandas da Fuji são magníficas com imagens da série original, vozeirão do Sasaki, uma delas com uma computação gráfica para lá de realista e uma moça linda vestindo o uniforme da Lola (Yuki). Para fãs. :)