quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Pensamento Feminista: Conceitos Fundamentais: Recomendação de livro


Hoje, passando pela Livraria Cultura, havia uma mesa com livros com temática feminista, ou próximo disso, entre eles estava este livro "Pensamento Feminista: Conceitos Fundamentais".  Como a capa era muito parecida com outro que eu tenho da mesma organizadora, Heloísa Buarque de Hollanda, fiquei na dúvida. Será que não comprei esse livro?  Não, era novíssimo, os que eu tinha em casa era o Explosão feminista: Arte, cultura, política e universidade e, da mesma editora desse da dúvida, Pensamento Feminista Brasileiro: Formação e contexto.

Enfim, Pensamento Feminista: Conceitos Fundamentais é um livro muito útil para quem quer se enveredar nas discussões feministas acadêmicas fundamentais, vários dos textos, eu já tinha em casa, em outros livros, impressos da internet, ou ainda em xerox do tempo do doutorado...   Tirei um print da primeira parte do índice para vocês verem.  Todos esses textos vocês encontram na internet em português, ou inglês para download, é só procurar.


Nas outras seções temos discussões sobre feminismo negro, alteridade, teoria queer, etc.  Enfim, é um material muito interessante, mas nessas outras duas seções há material que, com certeza, não será encontrado na internet.  Deem uma olhada no resto do índice no Amazon.  Voltando para a parte 1 do livro, Buarque de Hollanda aponta na introdução que são textos conceituais fundamentais para pensar o(s) feminismo(s).  Por minha conta, queria listar mais cinco que, a meu ver, estão faltando (*clique para baixar*): 
  1. Interpretando o Gênero de Linda Nicholson.  Discussão fundamental sobre sexo e gênero e só as duas categorias.
  2. Um Feminismo Materialista é Possível (parte em português - todo em inglês) de Christine Delphy.  É aqui que aparecem dois conceitos que são muito importantes, especialmente, para situar os feminismos dentro de um referencial marxista, "modo de produção doméstica" e "classe dos homens", este último conceito, eu costumo usar muito.
  3. O tráfico de mulheres: Notas sobre a “Economia Política” do Sexo (*português - inglês*) de Gayle Rubin.  O livro Políticas do Sexo tem esse texto e está por um preço bem acessível.
  4. Entre a vida e a morte, o sexoA construção das mulheres ou a renovação do patriarcado de Tânia Navarro-Swain (*minha orientadora no doutorado*).
É muito legal que a editora Bazar do Tempo esteja investindo em livros feministas e com acabamento muito bom.  Eles estão bonitos mesmo.  Agora, as capas são tão parecidas que eu fiquei confusa mesmo.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails