
De 30 de junho até 3 de julho estará acontecendo em Paris o 15º Japan Expo e a convidada de honra do evento será Yumiko Igarashi, a celebrada desenhista de Candy Candy (キャンディ・キャンディ). Na página do evento há um texto sobre a mangá-ka e eu traduzo esta pequena parte:
Ela [Igarashi] desenhou a personagem Candy pela primeira vez para esta revista [Ribon] em 1975, com o roteiro de Kyoko Mizuki. Sucesso imediato e gigantesco. Candy apareceu pela primeira vez na TV na França em 1978. Gerações de meninas se reconehcem em Candy, bravamente enfrentando seu destino como uma órfã em busca do seu príncipe. As bonecas de Candy venderam 2 milhões de exemplares por ano, um Record no Japão da época. Ela [o mangá] venceu o primeiro Kodansha Manga Award, criado para a ocasião em 1977. Outros sucessos Kawaii se seguiram, tais como Mayme Angel e Georgie, mas também em outros gêneros, de mangás históricos a comédias, mistérios e trabalhos para mulheres adultas, ainda desconhecidos no Ocidente. Em 2013, Yumiko Igarashi irá celebrar o 45º aniversário de sua estréia profissional. (...)Bem, é preciso ressaltar que Igarashi e Kyoko Mizuki brigam na justiça até hoje, isso porque a roteirista teve seu papel na criação de Candy Candy e seus lucros diminuídos ao longo de anos. Por conta disso, o mangá não pode ser republicado. Soube da notícia pelo Pro Shoujo Spain que, para quem não sabe, voltou às atividades depois de um recesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos só deu margem para que pessoas mal educadas e covardes decidissem postar comentários agressivos.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo Shoujo Café se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.