Pages - Menu

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Queria ser Lady Oscar: um livro canadense que parece ser muito legal

Capa da edição italiana.
Vi no Facebook o anúncio do lançamento na Itália do livro Volevo Essere Lady Oscar  de uma autora canadense chamada Marie-Renée Lavoie. O título em francês do Quebec,  língua materna da autora, não é esse, mas La petite et le vieux (A Menina e o Velho). De qualquer forma, trata-se de uma história premiada e que conta a história da menina Hélène de oito ajos, mas que finge ter 10 para poder vender jornais no seu bairro. A protagonista tem três irmãs, um pai muito ocupado e uma mãe amorosa, mas muito rígida. A menina também queria ter nascido um garoto, inspirada por seu desenho favorito, Lady Oscar, e diz para todos que se chama "Joe".

Bem, vocês já devem saber que Hélène não é uma menina de nossos dias, a história do livro se passa nos anos 1980. Em suas andanças pelo bairro, a menina conhece um velhinho, Roger, que se mudara recentemente e ambos passam a nutrir uma grande amizade. Se entendi bem, parece que o velhinho morre ao longo do livro, ou no final dele.
Capa da edição original canadense
Amizades entre velhinhos e crianças normalmente têm garotos como protagonistas, La petite et le vieux já rompe com essa tradição,  mas o fato é que Hélène é "Joe", então,  talvez a relação se construa como se fosse entre um menino e um velho. Se entendi bem as resenhas que li em francês é italiano, trata-se do primeiro livro de  Marie-Renée Lavoie, que é formada em letras e leciona no Collège Maisonneuve de Montréal. Ela já escreveu pelo menos um outro. O site italiano que consultei originalmente, fala em tradução para 4 línguas,  achei italiano, alemão e francês (da França), imagino que exista tradução para o espanhol, mas não achei, ainda assim, todos são países que assistiram A Rosa de Versalhes nos anos 1980. Nós, aqui, nunca vimos, nem os ingleses, nem os americanos... De qualquer forma, fiquei me roendo para ler este livro, deve ser delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:

1. Comentários anônimos não são aceitos.
2. A curta experiência com os anônimos só deu margem para que pessoas mal educadas e covardes decidissem postar comentários agressivos.
3. Peço desculpas aos bem intencionados.
2. Todos os comentários são moderados.
3. A responsável pelo Shoujo Café se permite o direito de aprova-los, ou, não.
4. Agradeço a compreensão e o comentário.