domingo, 17 de setembro de 2006

VIZ vai lançar Novelas de Mangá



Assim como os mangás estão em alta nos EUA, os romances de mangá também estão. Aliás, há mangás/animes que começam sua carreira como romances, caso d eMaria-sama ga Miteru e Saiunkoku Monogatari, dois shoujo de relativo sucesso. O site Manga News está com uma matéria falando dos lançamentos na área pela VIZ. São romances de Naruto e Kenshin que encabeçam a lista de lançamentos. Ambos vendem muito bem nos EUA e Kenshin voltou a estar em alta no Japão por conta da sua reedição kanzenban.

Não sei se no Brasil essas coisas dariam certo, venderiam bem. Não temos o hábito de ler pockets ou mesmo livros derivados de séries de sucesso como nos EUA. Eu tenho vários volumes de romances de Jornada nas Estrelas, por exemplo. Aqui os livros são caros, raramente tem versão colecionador e versão popular como acontece na Europa e nos EUA com livros do Le Goff, clássicos da literatura, bestsellers e tudo mais vendidos em supermercado e lojas de conveniência. Aqui, se por acaso são feitos lançamentos baratos, em papel de qualidade inferior, como no caso dos mangás, muita gente reclama, acha que é depreciativo ler romances de banca. Lembro do meu irmão debochando dos meus clássicos da Penguin, porque eram "em papel jornal", comprados por menos de cinco reais na época em que Real e Dólar tinham paridade. Agora, lançar romances que são "de banca" por quarenta reais, não dá.

2 pessoas comentaram:

Não importa o tipo de papel, o que importa é o conteúdo! Espero que algum lancem no Brasil também...

Olha, Valéria, eu acho que novelizaçoes de mangá dão certo sim. Pelo menos acho que deu certo com Gigantomaquia, uma novela de Cavaleiros do Zodiaco em 2 volumes. Pena que, na época, eu esperava que saísse em papel jornal ao preço de um mangá. Saiu em papel offset com sobrecapa de PVC transparente por astronomicos 45 reais. Seria bom se lançassem novelizações de Samurai X com acabamento simples e preço popular.

Related Posts with Thumbnails