sábado, 5 de julho de 2014

Comentando o primeiro episódio de Sailor Moon Crystal



Assisti Sailor Moon Crystal  (美少女戦士セーラームーン Crystal) no site do Nico Nico Douga agora pela manhã, acho que comecei a ver com uns dez minutos de atraso.  Acho fantástico poder ver um anime simultaneamente com o resto do mundo.  Modernidades muito bem-vindas.  Não gosto de streaming, mas foi OK, sem interrupções. Demorou um tiquinho para carregar, tiquinho mesmo, mas foi só isso.  

No geral, foi emocionante rever Sailor Moon, quer dizer assistir a mesma história em uma nova versão, ainda mais com minha filhinha no colo.  Ela aguentou os 24 minutos sem grandes alterações.  Era isso, ou sei lá quando eu iria assistir... 


Enfim, gostei do episódio no geral.  Animação estava boa, houve fidelidade ao mangá, excelente trabalho dos dubladores.  Ainda me custa um pouco acostumar com a forma como o cabelo da Usagi é retratado no novo anime.  Parece excessivamente redondo, mas acredito que seja somente impressão minha.  As personagens estão bem mais esguias, como no mangá.  Talvez, um corpo mais próximo de um corpo real fosse mais interessante, mas era invenção do antigo anime.  Eu gosto das duas opções.  

A participação mais discreta de Tuxedo Kamen foi, também, mais fiel ao mangá.  Ele intervém menos, ainda que seja uma personagem sempre presente.   Era algo que incomodava a autora na primeira versão animada.  Tuxedo Kamen não é protagonista, a ação é muito mais por conta das meninas.  Ele é um apoiador, além de interesse romântico de Usagi, e deve ser assim no novo anime. A seqüência de transformação ficou muito boa.  Estou ansiosa para ver a das outras sailors.


O ponto baixo, pelo menos para mim, foi não terem aproveitado a música do anime original na abertura.  Mostraram a versão do grupo Momoiro Clover Z, mas não usaram.  A abertura nova é convencional, sem as sutilezas da do anime antigo.  Aliás, a trilha sonora, do pouco que a ouvi, parece inferior.  Esse ponto é o único realmente negativo a apontar.

Como pontuei lá em cima, assisti no Nico Nico Douga.  Optei pelas legendas em português.  Não esperava nada demais, mas percebi vários erros de concordância.  Era para ser feminino, estava no masculino e por aí vai.  Houve coisas que eu ouvi e não estavam na legenda.  Por exemplo, Usagi chama a mãe de “baka” – tola, imbecil – a legenda omitiu.  Também optaram por não usar o honorífico e substituir pelo infame “senhorita”.  Não sei em Portugal, mas, aqui, no Brasil, ninguém chama coleguinha de escola de “senhorita fulana”.  Poderiam usar o “san” e o “sama” e tudo mais sem problema.  


De resto, já há torrents para o anime no Tokyotosho.  É só ir lá.  Se quiser assistir via streaming de graça, Nico Nico Douga ou Crunchyroll, há um excelente tutorial no S.O.S. Sailor Moon.  Dê uma passada lá.  E só lembrando, o anime só passa duas vezes ao mês.  Então, só no terceiro sábado agora.  O horário é sete da manhã (19h no Japão).  Quer assistir simultaneamente?  Precisa acordar cedo. ;-)

P.S.: Júlia acordou.  Acabou meu tempo no PC.

7 pessoas comentaram:

Peço que não baixem por torrent e assistam por um dos meios de streaming oficial.

Com isso, os produtores têm as estatísticas de acesso o que pode incentivar a vinda de mais títulos e mesmo que sejam feitas mais temporadas!

Acho que vou chorar um pouquinho quando voltar a ver... kkk... Sou emotiva pacas e Sailor Moon marcou demais minha infância.

Eu assisti o anime duas vezes. Uma quando eu tinha seis anos e outra uns meses atrás, quando soube do reboot. O mangá eu li quando tinha 15 anos e estou lendo novamente com a tradução da JBC.

Baseada nisso, escrevo minha opinião. Assisti também pelo Nico Nico Douga, mas em inglês:

Eu gostei do novo design dos personagens. Eles parecem mais bonitos e lembram mais o mangá. O Mamoru é o que mais chama a atenção pela diferença, creio eu ( http://i.imgur.com/oSuEGfe.jpg ). Parece até mais simpático. Adorei a cena dele chamando a Usagi de odango e as em que ele aparece como Tuxedo Mask. O que eu não gostei desse design foi a transformação em CGI. Ficou estranha e as pernas da sailor moon estão enormes. Tive a sensação de que eram maiores que o meu corpo inteiro, e eu tenho 1,63 m. Eu também preferiria algo mais real. Nesse aspecto, prefiro a Sailor Moon do primeiro anime (que, infelizmente, teve as pernas cada vez maiores conforme passavam as temporadas).

Eu vi muita gente nos fóruns gringos reclamando dos dubladores, mas pra mim não fez muita diferença porque eu só assisti o anime em português e um único episódio em japonês, pra conferir o Zoisite como um homem. Eu detesto dubladoras japonesas, em geral, por causa das vozes fininhas e bobas em boa parte dos shoujos que assisti. Por isso até prefiro ler mangás. A Usagi está mais do mesmo, mas gostei da voz do Mamoru e da Luna. Acho que ficaram boas para os personagens.

Li que serão 26 episódios, e eu espero que siga o mangá, que tem 26 capítulos no ciclo do Dark Kingdom. Seria perfeito se cada capítulo rendesse um episódio. Eu queria muito ver O príncipe Diamond, a Hotaru, a Michiru e a Haruka, mas é melhor assim. E quem sabe podemos ter uma segunda temporada, se o anime fizer sucesso? E eu acho que vai.

Confesso que não gostei da trilha sonora também, mas provavelmente porque me acostumei com a do primeiro anime, que era bem bonitinha. Senti falta de Moonlight Densetsu, da música da transformação, da música do tuxedo mask... E sentirei muita falta da música de transformação das sailors urano, netuno e plutão se elas vierem a aparecer.

Voltando para a transformação, aliás, eu acho que ficou muito longa. Um minuto de cgi de transformação por episódio é difícil de aguentar. Seriam 26 minutos de transformação ao total, ou seja, um episódio inteiro! Espero que seja só na primeira transformação da Usagi e das outras Sailor e depois corte pra algo mais rápido, assim como o mangá. No anime original, a transformação durava cerca de 45 segundos e já era longa o suficiente.

Em geral, nesse primeiro episódio as mudanças foram mais visuais. O plot mesmo ficou diferente na aparição do Tuxedo Mask no final e nas aparições do Jadeite, que parece mais sombrio (e não tem mais aquele branco dos olhos meio verde, ainda bem!). Eu achei todas as mudanças no plot bem melhores do que no episódio original. Vi muitos reclamando que no anime os personagens parecem mais vivos também, mas eu prefiro o plot do mangá por ser mais direto e sem aqueles monstros do dia bobinhos.

Enfim, estou ansiosa para ver o primeiro beijo da Usagi, a aparição de Zoisite e Kunzite e as outras sailors. Daria 08/10 para o episódio 1 :)

Gente, mas já estreiou? Caramba, tô por fora do mundo! Eu sou daquelas que assistiu o anime criança e gostava, e revi anos depois e detestei. Nunca li o mangá, mas estou ciente das críticas no que diz respeito as mudanças para a versão animada. A idiotice da Usagi sem dúvida é uma delas, motivo pelo qual detesto o anime. Mas vou dar uma olhadinha nessa versão animada, o que sinto pela série é respeito e saudosismo, só.
Agora, deve ser emocionante assistir a nova versão, com sua filhinha no colo s2. Não sou mãe, mas crio uma priminha, e vê-la assistindo desenhos que eu via quando tinha a idade dela é uma sensação mágica.

Eu senti falta da música do tuxedo mask. Eu discordo de você quanto a participação do tuxedo mask no anime antigo, em todas as fases, exceto pela super s que eu não assisti, eu o via mais como um ajudante mesmo, isso desde a primeira vez que ele apareceu pra "salvar" a Serena, ops, Usagi. No geral eu gostei, mas achei a abertura fraca e medíocre não pela música, mas por ser abertura genérica de anime, sailor moon merecia uma abertura melhor.
Agora a animação, gostei da transformação mais a movimentação dos personagens é bem restrita, e o início com o cosmos lá me lembrou de quando eu fiz uma animação daquele tipo no sony vegas com uma foto, ou seja, algo amador. Quanto a fidelidade do mangá nota 10, no outro sábado vou tentar acordar cedo pra aumentar a audiência.

No somatório total eu gostei do primeiro episódio. Vinte e dois anos depois, é uma nova leitura do mangá original, porém acabou sendo bastante parecido com o primeiro episódio da série original, que devo ter revisto umas seis vezes e por isso me lembro bem. Mas houve mudanças importantes como o sonho da Usagi em que ela tem visões de sua vida passada e o desenho de personagens mais fiel ao do manga, embora eu goste muito do desenho de personagens original também. Mamoru de fraque logo em sua primeira aparição foi uma bandeira total, mas é exatamente como acontece no mangá... como mesmo do contrário assim não fosse possível adivinhar logo de cara que ele é Tuxedo Mask (Epa! Spoiler! Gomen nassai! =P)
As cenas de humor foram exatamente as mesmas, porém no primeiro anime elas foram mais engraçadas, as caras e bocas da Usagi.
O que deixou mesmo a desejar foram as animações de abertura e encerramento e, muito mais importante, a trilha sonora. Moonlight Densetsu, a abertura, e Heart Moving, o encerramento, eram muito superiores como músicas e minha avaliação não se deve ao elo afetivo que tenho com a série, o fato de eu gostar de um anime não significa que eu goste de sua trilha sonora e vice versa. A Toei deveria ter feito um esforço maior no que se refere à produção musical. Sem músicas como Princess Moon e Maboroshi no ginsuishou (Cristal de Prata) tocando ao fundo, alguns dos momentos mais emocionantes, e lacrimejantes, da série perderão muito em drama. É esperar pra ver. Nota geral: 8/10.

Eu faço coro àqueles que não gostaram da sequência de transformação, o CGI ficou meio estranho em relação ao resto da animação - que, aliás, teve suas inconsistências, especialmente em character design.

Desnecessário adicionar mais uma queixa à trilha sonora, mas eu realmente esperava Moonlight Densetsu como abertura. Afinal, do que serviu aquele cover pelo Momoiro Clover Z?

Porém, ver Sailor Moon depois de tantos anos é emocionante! Eu vi a 1ª temporada pela Manchete, lá em 96, e depois só pedacinhos aqui e ali das outras temporadas. Sei que não tem nada certo ainda, mas espero que animem a série inteira.

Related Posts with Thumbnails