segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Kaoru Mori estréia mangá culinário

Kaoru Mori está tão envolvida com seu mangá Otoyomegatari (乙嫁語り) que, agora, está publicando uma webcomic no site do Ministério dos Assuntos Estrangeiros do Japão (MOFA) sobre culinária dos países da Ásia Central.  Para quem não sabe, Otoyomegatari se passa na Ásia Central, no final do século XIX, e a autora se dedica a transpor minúcias culturais para a série.  Daí, eu ter visto tempos atrás ela dar uma entrevista sobre como reproduziu uma receita típica para melhor retratá-la em seu quadrinho.  


Enfim, o nome do mangá, que estreou semana passada é Minna de Tsukurou! Chuuou Asia Cooking (みんなで作ろう!中央アジアクッキング), ou algo como Vamos cozinhar juntas!  Culinária da Ásia Central, e tem como personagens países em forma feminina.  Além do Japão, aparecem Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.  Segundo o Comic Natalie (*via ANN*), o mangá faz parte das comemorações dos 10 anos do estabelecimento do diálogo entre a Ásia Central (Chuuou Asia) e o Japão, além dos 25 anos de estabelecimento de relações diplomáticas com esses países, todos eles ex-repúblicas soviéticas.


No canal do Youtube do MOFA são transmitidos vídeos de receitas, além de um prólogo explicando a série.  Segundo nota do MOFA, serão sete capítulos ao todo.  Enfim, vejam como o governo japonês sabe capitalizar em cima da cultura pop.  Eles sabem o quanto os mangás e os animes são importantes e lucrativos.  De resto, Kaoru Mori é uma das grandes omissões do mercado brasileiro de mangá.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails