quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Japanese comics and animation enjoy growing female audience in U.S.


Matéria muito boa do site da Yahoo sobre o crescimento do número de mulheres fãs de anime e mangá nos EUA. É impossível não perceber o quanto os animes e, principalmente, os mangás estão atraindo uma fatia ignorada de público para o mercado antes restrito quase que exclusivamente às crianças e aos homens.
Um dos destaques do artigo é reconhecer que tudo começou a mudar quando as editoras - destque para a Tokyopop - decidiram trazer shoujo mangá. Ao deixar de investir somente em produtos direcionados ao público masculino - embora estes já atraíssem as leitoras - as editoras e o público só teve a lucrar. Aqui no Brasil, parece que as editoras estão começando a acordar, mas como nosso salário é muito distante daquele que os americanos médios ganham, não convém se empolgar muito.

Os extratos de entrevista são muito interessantes e a maioria das mulheres são adultas, algumas com mais de 30 anos. Perfil muito diferente do adolescente que é o que muitos querem fazer ver como o "dominante" no mercado hoje. Aliás,
alguns vaticinam que essas leitoras adolescentes vão largar os quadrinhos tão logo entrem na faculdade, já que quadrinho, seja mangá, seja comics, ou é coisa de criança ou atividade do Clube do Bolinha.

2 pessoas comentaram:

Outstanding blogg. Thanks for letting me visit. alltel cellular phone

Related Posts with Thumbnails