Passei pelo site Anime News Service e eles estão com a melhor cobertura do caso Suetsugu até agora. Como eles mesmos dizem, não há como saber se as colocações atribuídas a autora, Yuki Suetsugu, que estão curculando pela net são dela mesmo. Enfim, o fato é que a Tokyopop já suspendeu a publicação do mangá. Nos EUA é fácil fazer isso, pois somente 1 volume tinha saído. Já na Alemanha a coisa pode ser mais complicada, pois já passaram do sexto volume de 12.
No meio dessa bagunça toda, decidi baixar o que eu pudesse do mangá. Tenho até agora três volumes de Eden no Hana. A história é muito boa, séria, com personagens interessantes. Se não descambar para o incesto, certamente ficaria como um dos meus mangás favoritos do momento. A autora não precisava de forma alguma ter recorrido à cópia descarada do Inoue (*sem sobreposição:1, 2* Com sobreposição: 1, 2*). Não é um mangá de esportes, as leitoras não iriam se importar se ela não fosse capaz de desenhar adequadamente uma partida. E ela poderia recorrer a algum assistente, ou simplesmente não incluir na história aquilo que não se sentia capaz de desenhar. Se ela copiasse uma foto, estaria salva, mas usar o Inoue pode lhe custar a carreira.
Aliás, tem gente tentando queimar a autora na fogueira por qualquer coisa. Copiar fotos como esta da scooter é comum e copiar a pose da Kate Moss não torna a autora uma picareta. Estão falando até que ela copiou Bastard e um tal Train Man, acho bobagem, porque a cena em questão (*composição, poses, ângulos*) é das mais recorrentes nos mangás. Agora, ela errou feio, cometeu algo quem poderia ser enquadrado como crime, embora não saiba quais as punições cabíveis lá no Japão. Não merecia ter sua carreira destruída por causa disso, até porque os mangás dela não são cópia dos do Inoue. Só que botar panos quentes aqui pareceria fazer como no caso Caixa 2 do PT. se todo mundo faz (*e dizem que muita gente faz isso no mundo dos quadrinhos*) não se deve punir ninguém. Obviamente, ainda acredito que o escândalo se deva principalmente ao fato de ter copiado o Inoue.
Eu espero que a autora consiga recuperar sua carreira, voltar a publicar e que Eden no Hana volte a circular com alterações. É um bom mangá, com uma boa história e arte, não merece ir para o limbo. Fora isso, agora que me viciei, torço para que as scanlations continuem, afinal, a curiosidade do pessoal deve crescer, já que o material foi proibido.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário