terça-feira, 6 de dezembro de 2005

Animação de Asterix "made in BraSil"


A matéria saiu na Folha de São Paulo ontem e é tão importante - pois mostra pessoas que em nosso país estão trabalhando na animação do novo desenho de Asterix - que decidi postar aqui. Afinal, como a matéria é só para assinantes da Folha ou do UOL, nem todo mundo tem acesso. Eis o texto:

Jovens passam oito meses no interior paulista para produzir uma das aventuras dos invencíveis gauleses

Asterix em Águas de Lindóia?

LUCRECIA ZAPPI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em Águas de Lindóia não se fala celta nem se promovem banquetes de javali. Mas, por Tutatis, na cidade a 163 km de São Paulo há um estúdio de animação que é uma fortaleza gaulesa!

Recrutados pelo diretor de animação Marcelo de Moura - que já trabalhou para a Disney e para a Pixar -, 20 alunos de sua Academia de Animação e Artes Digitais, em São Paulo, participaram da animação franco-dinamarquesa "Asterix e os Vikings", de fevereiro a outubro deste ano.

Alguns estagiários nunca tinham trabalhado, como o mais jovem deles, Renato Sena, 17. "Adorei sentir o clima de laboratório entre os "bons" do desenho animado. Foi emocionante estar lá. E, depois de fazer tantos desenhos, adorei ver Asterix se mexendo."

Para dar o sopro da vida de apenas um segundo aos personagens, Renato conta que teve que fazer 30 desenhos: "Fazia no máximo dez frames por dia. Ou seja, para um personagem se mexer por um segundo, eu tinha que desenhar durante três dias!".

Ele conta que trabalhava durante oito horas e, à noite, o curso de animação de São Paulo continuava ali mesmo, no estúdio, por mais três horas. "E ainda sobrava tempo para ver X-Man na TV na hora do almoço e para fazer caricaturas", diz Renato.

"Asterix e os Vikings" é o nono longa-metragem inspirado nas histórias do belga Albert Uderzo, é a animação européia mais cara de todos os tempos -custou US$ 26 milhões- e tem estréia mundial prevista para abril de 2006.

Dos 78 minutos de animação, Marcelo diz que, no Brasil, foram feitos cerca de 15 minutos. "Entraram na produção de desenho estúdios da Dinamarca e da Espanha. Mas toda a cor está sendo feita pelos chineses agora", diz Marcelo.

O animador santista conta que a animação tem alma nórdica, por ser dirigida por dois dinamarqueses, Stefan Fjeldmark e Jesper Muller, e por isso ficou decidido que a história seria baseada em "Asterix e os Normandos".

"Desenhar Asterix foi mais demorado que outras produções. Ao contrário dos grandes estúdios, que só fazem animações em 3D, nosso desafio foi desenhar em 2D para ficar mais próximo do traço do gibi", conta Tatiane de Castro Araújo, 20, que, assim como Renato, nunca tinha feito um trabalho profissional de animação.

"Se você reparar, Uderzo muda a espessura do traço o tempo todo. Começa fino, aí engrossa, depois volta a ser fino. Nos desenhos da Disney, por exemplo, o traço de fora é sempre grosso e as linhas internas são finas, coisa que é muito mais fácil de fazer", diz Tatiane, que, assim como seus colegas, disse que desenhava mais personagens com os quais tinha "mais afinidade".

Personalidade

Fã declarada de Asterix, Ana Rocha,19, se apropriou dele durante a produção. "Eu acho que tem que conhecer a personalidade do personagem e saber o que ele está sentindo para desenhar bem", diz Ana, que diz ter feito dez cenas inteiras com o super-heróizinho gaulês e que gosta de desenhar ouvindo a trilha sonora de "Mad Max".

"O mais legal é que a gente é a primeira turma que se forma da academia, daqui a duas semanas. O Marcelo sempre disse que tinha vontade de encaixar a gente em algum projeto profissional, só que a gente nunca imaginou que iria ser algo tão grande", diz Tatiane. Sobre projetos futuros, Tatiane diz que vai para a faculdade fazer desenho industrial.

2 pessoas comentaram:

Com a cor que vc pos para o texto, ta dificil de ler, ta quase tudo igual, fui obrigada a mudar a opcao de visualizacao do meu browser.

Mudei de fundo várias vezes e, por isso, a cor desagradável deste post muito antigo. Mas você conseguiu ler e é isso o importante. Não tenho condições de mexer na cor de todos os posts que fiz nestes quatro anos de blog.

Related Posts with Thumbnails