Moyoko Anno é uma das mais badaladas mangá-kas japonesas. Conhecida pelo infantil Sugar Sugar Rune que tem anime e está sendo publicado nos EUA, ela tem uma longa carreira anterior. Publicou vários mangás josei (*quadrinhos para mulheres jovens e adultas, os chamados lady's comics*), principalmente pela Shodensha, uma editora pequena. Publicou o seinen (*quadrinhos para rapazes e homens jovens*) Hana to Mitsubachi (Flores e Abelhas) na Young Magazine, a mesma de XXXHolic e Chobits. O mangá mais aclamado da autora é é Happy Mania que tem 11 volumes. Moyoko Anno é uma autora influenciada pelo quadrinho underground e antenada com os problemas das mulheres japonesas nos dias de hoje.
O seu mangá sobre anorexia e bulimia vai sair na Itália pela Kappa Edizioni e se chama Shibo to iu na no Fuku o Kite, algo como "Vestida em uma roupa chamada gordura". Em italiano o título ficou "Questo non e' il mio corpo", "Este não é o meu corpo". Shibo to iu na no Fuku o Kite saiu em 1998 na revista Shufu no Tomosha da Shodensha e tem 1 volume. Nele é narrada a história da OL (*Office Lady*) Noko Hanazawa que sofre de disfunção alimentar. Suas alterações de humor são sempre compensadas com comida. Mesmo que não engorde, Noko é obcecada com a idéia de que é gorda e não se conforma do namorado não perceber isso. Sua situação piora quando a moça descobre que Saito, o namorado com quem se relaciona há oito anos, tem um caso com outra mulher. Noko então decide fazer uma dieta radical e perder 30 quilos. Debilitada, tendo surtos de bulimia, Noko efetivamente perde peso, só que isso não garante a recuperação nem da auto-estima, nem do namorado. O Shoujo Manga Outline tem amostras do mangá on line.
O tema é interessante e atual, já Moyoko Anno parece ser uma autora bem competente, capaz de ir do mangá adulto ao infantil, adaptando seu traço aos gostos das leitoras e leitores. Para se ter uma idéia, ela foi responsável pela quadrinização do filme de Kevin Smith, "Procurando Amy, no Japão. Outro dado sobre a autora é que ela se casou com um homônimo em 2002, quando Hideaki Anno, de Evangelion, Karekano e outros animes da Gainax, casou-se com ela. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da autora, é só visitar sua página oficial.
1 pessoas comentaram:
Que engraçado voce falar sobre esse mangá e essa autora, eu tô fazendo um post sobre essa autora. Já tá até salvo nos rascunhos. Acho que vou postar ainda hoje :)
Postar um comentário