Por incrível que pareça, o lançamento de anime em DVD mais esperado do ano (*Sim, não é Utena*) não terá áudio original, ou pelo menos esta é a notícia divulgada no site do Anime-Pró. Sinceramente, não sei para quem a Focus está lançando FMA. Acho que eles não se informaram sobre o fandom da série, consumidores certos, e o tipo de lançamento de anime feito no mundo nos dias de hoje. Fora, claro, que não se justifica a falta do áudio original em um DVD, apesar de grandes empresas como a Fox também andarem fazendo bobagem por aí. Empresas brasileiras são ótimas! Enfim, não entendi, não consegui digerir e fiz a minha parte enviando um e-mail para a empresa. Faça a sua também, o endereço é atendimento@focusfilmes.com.br. Eis o meu texto:
Bom dia!
Eu sou fã de animação japonesa e aguardava ansiosamente o lançamento do box de Full Metal Alchemist. Considero que esta série em DVD no Brasil representaria um marco importante no mercado de animes no país. No entanto, li ontem que os DVDs não terão o áudio original que é em japonês. Sinceramente, não posso entender como com a tecnologia atual se justifique isso, não fosse o suficiente, a ausência do som original irá afastar os fãs como eu que não comprarão um produto feito sem nenhum respeito ao consumidor. Acho fundamental que no país todos os DVDs tenham áudio em língua portuguesa, mas é imprescindível também o som original. Não pense que é implicância com vocês, escrevi e-mail semelhante para a Fox por causa do lançamento do DVD da Era do Gelo sem áudio original.
Para quem afinal é este lançamento? Acredito que a empresa tenha conhecimento do imenso fandom da série no Brasil e de como os próprios fãs se encarregariam de fazer uma propaganda positiva. Com a escolha equivocada de excluir o áudio japonês, tudo isso está perdido e, com certeza, o efeito será inverso. A Focus trocou os clientes certos, pelos duvidosos; jogou fora uma chance de lucro acima da média; e ainda incentiva a manutenção da pirataria no país. Os fãs não vão comprar e os episódios com som original e legenda em português vão continuar circulando. Dá para condenar quando o lançamento oficial é feito de forma tão desrespeitosa? Desculpe, não dá, não.
Lamento, não comprarei e farei todo o possível apra coincientizar meus amigos, amigas e os leitores da minha coluna no site Anime-Pró de que este tipo de lançamento não interessa. Estimulá-lo é sinalizar que aceitamos qualquer coisa. Áudio original é o mínimo que vocês poderiam oferecer. Começaram mal. Espero que se corrijam, mas ao escolherem uma série tão interessante e famosa, já ganharam muitos pontos negativos com os fãs consumidores.
Valéria Fernandes da Silva
1 pessoas comentaram:
Olá! Antes de tudo, apesar de nunca ter comentado aqui, queria dizer que gosto muito do seu blog, entro bastante aqui ^^
Quando fiquei sabendo que FMA não viria com o áudio original fiquei completamente revoltada... Acho inacreditável a falta de consideração com os que seriam os verdadeiros consumidores deste lançamento. E ao invés de incentivar a compra, eles fazem isso. Eu realmente estava tentada a comprar, mas depois dessa, já descartei a possibilidade e foi muito bem colocada a parte que você comenta à respeito da pirataria.
Mandarei meu e-mail para eles também e veremos o que acontece né...
Postar um comentário