domingo, 1 de outubro de 2006

Mangá na Universidade



O site Precocious Curmudgeon publicou trechos de uma matéria feita para comemorar os seis anos da primeira faculdade de mangá no Japão, a Kyoto Seika University. Para se ter uma idéia, a grande mangá-ka Takemiya Keiko dá aula lá, além do antropólogo norte-americano especializado em shoujo mangá, Matt Thorn.

Os trechos são bem interessantes e mostram bem o quanto um diploma universitário na área não garante que alguém será mangá-ka, mas não deixa as pessoas sem emprego. Mostram também o quanto o sexo dos alunos é influenciado pelos professores presentes. Fora isso, a página da Kyoto Seika tem versão em inglês e é bem informativa. Eis os trechos:

Cerca de 10% deles agora trabalha como artistas de mangá profissionais, enquanto os outros têm empregos em campos relacionados, tais como ilustração ou propaganda. [A Manga-ka e professora da KSU] Takemiya Keiko diz que o fato de alguns formandos conseguirem se empregar imediatamente é um bom presságio em um campo que paga baixos salários e ainda confia pesadamente em talentos comprovados e diplomados das escolas técnicas.”

“Aproximadamente 80 por cento dos estudantes no programa da Universidade Seika, por exemplo, são mulheres, para quem o trabalho de Takemiya Keiko tem mais apelo. A maioria de estudantes da Takarazuka [Universidade de Arte e Design] é masculina,atraídos pelos personagens viris de Leiji Matsumoto [de trabalhos como Galaxy Express 999]."

“Aproximadamente 10 por cento dos estudantes na escola de mangá de Seika são estrangeiros, principalmente de Sul Coréia e da China. Não há nenhum norte-americano no programa, mas Manabu Kitawaki, diretor do escritório internacional, diz que recebe várias perguntas e pedidos de informação dos Estados Unidos todas as semanas."

4 pessoas comentaram:

Gostaria de saber se não existe curso superior aqui no Brasil, pois ouvi algo sobre o curso no Belas Artes, mas não encontrei nada a respeito no site da faculdade.

Não entendi... Mas curso superior de mangá acho que não existe fora do Japão.

ola,estava pesquisando coisas banais,e como sou fã de carteinha de seu blog,eu queria saber,sabe,meu sonho é ser mangaka,quando eu for ai pro japão (algum dia,quem sabe)sera que eu vou ser respeitada e aceita em alguma faculdade do japão?
sabe,tipo,quero ser
''a primeira ''negra'' no japão a ser mangaka^^ /o/(a não ser que ja tenha)
sera que eu vou ser bem aceita?

Tamires, o Japão é um país que tem uma grande resistência aos imigrantes. Isso pode ser uma barreira. Agora, se seu sonho é fazer faculdade lá e de mangá, persiga-o. Acredito que se você for boa, as possibilidades de seguir carreira são maires. Este blog aqui (http://blog.jamieism.com) é de uma americana que trabalha como auxiliar no mangá de Prince of Tenis.

Related Posts with Thumbnails