domingo, 12 de novembro de 2006

Rever Hana Yori Dango é Sempre um Prazer



Eu estou baixando o pacotão com a série de tv de Hana Yori Dango e revendo tudo. Realmente, mesmo para a época a animação era pobre, mas a qualidade do roteiro, a carisma das personagens o trabalho de interpretação dos dubladores faziam toda a diferença. Lembro quando vi os primeiros 5 episódios com qualidade baixíssima, quase 10 anos atrás, meu HD tinha míseros meio giga e era assistir e apagar com dor no coração. Depois ficamos a Jessie, uma amiga, e eu baixando e comentando cada episódio com ansiedade. O que vem depois? O que será que vai acontecer com a Tsukushi? Era viciante, assistia 4 episódios por dia ou mais sem cansar. E foram 51 episódios! O anime é inferior ao mangá, não há dúvida, além de cobrir somente a primeira metade da série e dar um final que não me agradou... embora deva ter agradado muitas pessoas... Mas é aquilo, como é legal, continua sendo e, sei lá, acho que se passasse na tv brasileira faria sucesso.

Estava dando uma olhada nos episódio 9 e 10, quando Doumyouji se descobre apaixonado e não sabe como lidar com a coisa. Há a tentativa de estupro e um tratamento da coisa dos mais coerentes, afinal, ele estava agindo como um garoto mimado que quer que todos façam o que ele deseja, que não sabe ouvir "não", só que ao mesmo tempo, ele é inteligente, sensível, tem senso ético e para e tenta consertar tudo antes de terminar de fazer a bobagem. Por isso que eu não admito a comparação entreo Doumyouji e o Hiroki de Hot Gimmick, porque no caso deste último mangá e tantos dessa leva de quadrinhos com alta carga sexual, nós temos protagonistas masculinos egoístas e imaturos que atravessam toda a história assim, sem mudar, sem amadurecer, e heroínas incapazes de dizer não, de se colocar, que são violentadas um pouco todos os capítulos e ainda agradecem no fim. Afinal, sua boca diz "não", mas seu corpo diz "sim". Pois bem, eu amo Hanadan, amo mais cada vez que revejo o anime, releio o mangá, assisto o dorama. Não tem a seriedade de um Confidential Confessions, nem pretende ter, mas cumpre bem sua função pedagógica e de diversão.

Que grupo de personagens inesquecível, quanta sensibilidade e humanidade, mesmo em meio aos maiores absurdos e exageros de riqueza e poder. Queria muito Hanadan no Brasil... em todas as suas formas, com toda a sua força. Não é a toa que se trata do mangá shoujo mais vendido de todos os tempos. A autora, Yoko Kamio, vai crecendo com sua obra. Se você consegue relevar seu traço inexperiente no começo da série, certamente vai se sentir recompensado e saborear uma das melhores novelas em forma de mangá já escritas.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails