terça-feira, 24 de julho de 2007

Mangá em Braille



Quando abri o Anime News Network, tive uma surpresa, um clube no Japão está convertendo mangás para braille, a escrita especial para leitura de cegos. Na minha ignorância, imaginei que fosse somente a escrita. Mas que graça teria? Afinal, boa parte do mangá é imagem. Só que não é só isso, esse clube não só converte a escrita para Braille como coloca os desenhos em relevo com pontinhos de forma que as imagens possam ser lidas também. Os livros depois são doados para escolas e bibliotecas para cegos, assim como para a Biblioteca Pública de Kitajima , lugar de origem do grupo.
É meio difícil de imaginar, mas o trabalho vem sendo feito há algum tempo com livros infantis, livros de referência tipo enciclopédias ilustradas e outros materiais. De acordo com o representante do clube, Kōji Sangawa, de 82 anos, o trabalho é válido porque "os deficientes visuais não têm muitas oportunidades de experimentar a arte, então eles apreciam o nosso trabalho. Eu quero continuar trabalhando até quando meu corpo me permitir, fortalecido por suas palavras de gratidão."

O primeiro mangá convertido para braille é Chibi Maruko-chan, um shoujo mangá muito apreciado. E até é fácil para mim imaginar, afinal, é graficamente bem simples. Em seguida serão colocados em braille Only Yesterday, Crayon Shin-chan, Sazae-san, e The Journey of Shuna de Hayao Miyazaki, entre outros. Bem, alguns desenhos são bem complexos, não consigo imaginar como serão colocados em um sistema de pontinhos. De qualquer forma, é um trabalho que merece os maiores elogios.

1 pessoas comentaram:

Adorei saber disso, pois tenho um site que tem o intuito de disponibilizar mangas para cegos.

Related Posts with Thumbnails