segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O Futuro do Shoujo Anime nos EUA



O ICV está trazendo uma entrevista em duas partes com Gen Fukunaga, CEO da Funimation. O Funimation é um canal que exibe animes sem censura nos EUA e, também, faz lançamentos em DVD. Eles transmitem Utena, Fruits Basket e outros shoujo. Também compraram os direitos de One Piece e estão tentando salvar a série que foi mal dublada e mutilada pela 4Kids. Esse é um dos temas da entrevista, a fé no sucesso de One Piece se tratado da forma correta. Outro tema que ocupa bom espaço da primeira parte da entrevista é o ataque aos fansubers. Não vou traduzir isso. Vou focar no que ele fala sobre shoujo anime e está na segunda parte. Pouca coisa, mas é uma visão pesismista do mercado de qualquer forma.
Alguns gêneros têm sido mais bem sucedidos na América que outros. FUNimation tem lançado um bom número de séries shoujo, tais como Peach Girl e Kodocha. Estas séries foram se saíram bem? O que você vê como futuro para os tipos de série que não focam em ação/aventura nos EUA?

Estes gêneros ainda permanecem fracos comparado com os de ação/aventura, com absolutamente nenhuma indicação de que eles estejam melhorando, é o que temos percebido.

Por que você acha que é assim?

O público feminino assiste anime, mas quando se trata de colecionar DVDs, o público masculino é que abre as carteiras. É o padrão que temos visto.

Isto também acontece em outras categorias, com outro tipo de shows de TV e filmes? Os homens são melhores compradores que as mulheres, ou isso é específico dos animes?

Eu acho que a crença geral em Hollywood é que isto não é específico dos animes.
Não tenho muito o que comentar aqui. eu, por exemplo, sou compradora de DVDs. Baixo, vejo se gosto e compro. Claro, que se não lançam animes que eu queira ter em casa - caso do mercado brasileiro - não compro. Se o preço é abusivo, outro aspecto comum aqui no Brasil - também não compro. Se não tem som original com legendas, esqueça. Este é o motivo pelo qual não comprei o movie de Utena, lançamento porco e caro. Mas, fazer o quê? O pessoal do Funimation tem lançado coisas legais por lá. Seria muito bom ter esse canal aqui, porque esperança de shoujo no Animax - mesmo que passe no canal Animax do mundo inteiro - para mim é mínima. E, se vier, é com aquela dublagem de embrulhar o estômago. Eu passo!

3 pessoas comentaram:

É incrível como a má vontade com shoujo não é só no Brasil. Mas, apesar de tudo, ainda é muito melhor do que por aqui. Fico me perguntando onde eles encontram essa informações tão precisas sobre as consumidoras. Gostaria de ver essas estatísticas ou ver essa pesquisa. Isso, eles não mostram... por que será?

Infelizmente esse negocio de anime para menins ainda é coisa de gringo porque a grande maioria das meninas na nossa cultura judaico cristã é impelida a só estudar e brincar de ser esposa/mãe isso quando muito pois na maioria da vezes o que vemos é um monte de meninas sem cultura descambando para a erotização infantil e temos o fenômeno das mães adolescentes. quando dermos melhor educação as meninas elas começaram a assistir/ler material shoujo e cultura orientais em geral, por hora temos uma minoria com cultura e dinheiro suficiente para ter computador e internet em casa e tempo livre para procurar os animes e baixa-los isso quando tem interese em culturas orientais ou ao menos gostam de assistir mais que naruto no SBT e similares.

Quanto ao funanime não o conhecia e ache muito boa a iniciativa de fazer uma tradução melhor sem instintos de açougueiro ou mutilador como aquela quase hilaria sena do maluco tirando um pirulito da boca e assoprando fumaça (um amigo é que viu isso eu não assisti one pice).

A cultura "oriental" não é uma panacéia para os males da erotização precoce, e o Japão é conhecido por tratar muito mal as suas mulheres. Aliás, se os shoujo aos quais nossas meninas forem expostas fossem os steamy shoujo com menina escrava sexual que é violentada, intimidada, agredida e no final diz "eu gosto", não vejo nenhuma mudança ou vantagem.

Related Posts with Thumbnails