quinta-feira, 8 de maio de 2008

Utena no Brasil: Ainda digerindo a notícia



Acabei tendo uma semi-insônia, se é que se pode dizer assim. Mas agora, com a cabeça mais ou menos fria, porque fria não está, fiquei realmente muito eufórica com a notícia. Bem, eu não sei como será, sei que será Utena. Espero que seja volume inteiro, a idéia do meio-tankoubon não me agrada, fica muito mais caro do que seria justo. Utena tem somente cinco volumes, se retirarmos os gaiden (*um no volume dois, e mais dois no volumes cinco*), seriam quatro redondos. Todo esse material foi aproveitado na série de tV, que considero superior ao mangá. é um dos raros casos em que penso assim, e digo para quem quiser ouvir. O anime é subversivo, a mão que pesou mais é a do Be-Papas, enquanto no mangá, pesa a mão da Chiho Saito, que é, por assim dizer, bem conservadora.

Pensando agora, ver Utena saindo pela JBC me desagrada. A editora tem o mérito de não cancelar mangás, e eu realmente não vejo possibilidade nenhuma de Utena fracassar, mesmo que não esteja entre os top de vendas da JBC, a questão, não é essa. A não ser que a editora se conserte, não teremos o uso de -san, -sama, -kun, -chan, e seremos afogados pelas gírias de "mano" paulista. E veja que me incomodariam se fossem gírias de funkeiro ou surfista carioca ou de adolescente brasiliense. Simplesmente o uso de certos termos me incomoda muito e não tem nada a ver com os mangás nos quais aparecem. Simples assim.

A capa de divulgação é a capa do volume três, antes Utena era loura, como Oscar da Rosa de Versalhes, que é homenageada por Chiho Saito em muitos momentos. Anthy era morena, os cabelos "cor de chiclete" muito simpáticos são do anime. O cabelo rosa de Utena é bem mais popular, assim como o uniforme preto. No início da série ele era cor de rosa ou avermelhado como nesta imagem... difícil precisar a cor. Se a JBC partir o volume em dois, o número um só terá praticamente o prólogo, que não consta no anime.

O conteúdo queer da série também é bem atenuado no mangá. Utena é Utena, isso já basta. Em qualquer versão, menos o filme (horroroso) ela é um motivo para gostar da série. Agora, Juri, que continua sendo uma das minhas personagens favoritas, tem a mesma personalidade em linhas gerais, mas não é lésbica; Touga e Akio não são bissexuais. Touga é o Touga do anime somente na primeira parte da série. Quem não leu vai se surpreender. Ruka, o antigo capitão e noivo da Rosa, aparece em um gaiden, o meu gaiden favorito do mangá. Adoro a personagem. Como há muita coisa diferente, quem não se importar com spoilers, dê uma passada na minha página de Utena na Shoujo House, os links para as seções estão no rodapé. É muito completa, talvez a mais completa em língua portuguesa, e eu comparo os mangás, o anime e o movie. Ah, e tem o musical ao estilo Takarazuka... É hora de procurar o DVD e colocar no Youtube.

Falando por mim, digo que realmente não preciso ler Utena em português, será mais um item de coleção, não preciso comprar o mangá, pois se levanto a cabeça do teclado, a edição da VIZ está diante dos meus olhos. Na outra estante, lá no meu quarto, está a edição em japonês que li 9 anos atrás com script em inglês em uma mão, mangá na outra. Foi um esforço que valeu a pena. Utena é tão importante na minha vida, na minha história com meu marido, quanto a Rosa de Versalhes. Então, minha felicidade é ver o mangá saindo e que Chiho Saito esteja no Brasil. Quem sabe outras obras dela virão? Quem sabe lançam Waltz? Quem sabe o anime aparece por aqui? Tudo isso está girando na minha cabeça.

Agora, se você tiver que escolher entre comprar Utena e Sunadokei, eu não teria dúvidas, compraria Sunadokei. A arte é inferior, mas a história é muito superior, muito mais complexa, tocante e humana. Sem humor. Se você gosta d ehumor rasgado, prefira Ouran. Se quer romance escolar pé no chão, compre Kare First Love na frente. Agora, se a dúvida é com os novos volumes mangás da Matsuri Hino, eu não teria dúvida, compraria Utena. Se a dúvida é com Hot Gimmick, se a Conrad lançar este ano, de novo não teria dúvidas, compraria Utena.

3 pessoas comentaram:

Eu quase explodi de alegria quando li "Utena no Brasil". Daí vi JBC junto e pronto, murchei. Desde que eles lançaram o mangá de Yu-Gi-Oh adotando a nomenclatura americana eu perdi minha fé. Em lugar nenhum do mundo, nem mesmo nos EUA, os nomes americanos foram utilizados no mangá, somente os originais. Enfim, parei de comprar o tal mangá.

Agora fica a dúvida, comprar a edição brasileira de Utena ou a americana?

Bem, se a JBC pisar *MUITO* na bola, eu recomendaria a edição americana sem dor na consciência. Mas tenhamos fé. :)

a coisa p/ ler, acabo ñ procurando na net, fico mesmo esperando sair no Brasil.

Mas uma coisa ñ entendo, pq a JBC tem pisado tanto na bola? parece q eles fazem curso.

Vai ser muito melhor q Vampire Knight q particularmente compro p/ ver no q vai dar, mas acho muito muito chato.

Acho q nunca mais vou prar de comprar mangás, Terminar Kare Kano (aqui acabou de sair o 19), e Death Note p/ comprar outrs milhões de títulos. Q bom q Utena só tem 5 volumes. mas confesso q prefiro o formato de Inu Yasha do q o de Death Note, é melhor p/ guardar. Vamos ver q formato eles publicam...

Related Posts with Thumbnails