sábado, 30 de agosto de 2008

A Globo Poooode!



Tempos atrás, li que o Ministério Público tinha acionado a Globo porque Os Simpsons (*busquem pela palavra neste site é uma reprodução comentada da coluna de TV da Folha de SP que foi onde li*) estava sendo exibido no final da manhã. Qualquer pessoa que conheça Hommer e cia sabe que é um desenho para adultos, pois traz palavras, situações e comportamentos inadequados para o horário infantil. O seriado é exibido à noite na maioria dos países e na tv por assinatura (FOX) e somente no tempo em que o SBT exibiu a série ela estava em horário adequado. Pois bem, Naruto é tesourado, outros animes, mesmo sendo exibidos às seis da tarde, também são, mas os Simpsons pode passar desde que a Globo ponha o selinho de "dez anos". Leram bem? Dez anos!!! Simpsons é coisa de criança. E não falo por não gostar dos Simpsons, acho que o desenho perdeu muito da sua criatividade, que poderiam dar uma guinada ao estilo Mônica Jovem, mas é só isso. Normalmente assisto na Fox, embora não suporte o novo dublador do Hommer. O que aborrece é o uso de dois pesos e duas medidas.

A nova agora é a liberação da novela Mulheres Apaixonadas para o horário vespertino. Novela das 21 horas com boas doses de sexo, violência (*o marido fetichista que espancava a mulher com a raquete de tênis*), e aqueles preconceitos sociais (*dondoca que tem caso com o taxista e trata os pobres como se estivesse
falando com crianças de quatro anos*) que o autor , um senhor de escravos moderno, adora distribuir por todos os capítulos, agora será exibida às 14:30 h. Não lembro direito, porque Manoel Carlos é repetitivo em seus preconceitos, mas era em Mulheres Apaixonadas que tínhamos a jovem que maltratava idosos e foi espancada pelo pai no final? O mesmo pai (*o excelente ator Marcos Caruso*) que disse para sei lá quem que o filho adolescente se iniciar sexualmente com a empregada negra era "normal", porque tinha sido assim com ele, com o pai dele e toda a linhagem de homens brancos, heterossexuais, católicos, de boa família desde os tempos da senzala? (*Sim, é essa novela mesmo! Já confirmei.*) Tudo bem para vocês? Mulheres Apaixonadas pode passar a tarde, mas Smallville quase foi tirado do ar por ser "inadequado" para o início das tardes de domingo. Violento demais, vocês sabem... Será que é porque o SBT (*a grande vítima, ao que parece*) estava tirando audiência do detestável programa do Didi? Vocês duvidariam?
Bia Abramo sintetizou bem hoje, domingo, na Folha de São Paulo, o desespero da Globo com a perda de audiência (*o que me sugere que vale tudo para lutar pelas migalhas*)
"Um diretor da Globo deixou escapar, em público, uma frase que é bastante eloqüente a respeito da atitude das emissoras diante das novas tecnologias. No 5º Fórum Internacional de TV Digital, que aconteceu semana passada no Rio, o diretor de engenharia soltou: "(...) Nós éramos felizes e não sabíamos. Isso há dez, 15 anos. A única forma de ver televisão era pelo ar". O tom nostálgico mascara a perplexidade: diante das novas formas de ver TV, o que fazer, além de se defender e lamentar? Eles, ao que parece, ainda não sabem."

20 pessoas comentaram:

TV? o que é isso?... deixei de saber oq ue é tevê há muito tempo... hoje em dis só vejo a TV para ver propaganda, que é uma obrigação para a minha área... triste, né? hoje em dia eu fico pulando os canais pra chegar em algum que NÃO esteja passaldo algo da programação...

se eu quiser ver alguma coisa interessante da TV, corro pro computador... é assim o futuro ^^

Eu não acho que o problema seja Globo X outros canais. Eu acho que no casso de Os Simpsons é o antigo caso DESENHO JAPONÊS x DESENHO AMERICANO. Porque os americanos podem mostrar qualquer coisa, a qualquer horário e pronto. Tem Os Simpsons de manhã, Pica-pau também (vai dizer que não é o desenho mais violento da TV), etc. Mas qualquer desenho japonês, qualquer mesmo, é censurado, a não ser que o horário de exibição seja tipo 21h o que, obviamente, é impossível.

A censura aos animes tem uma década mais ou menos. Anos 80, anos 90 não havia censura. Se viesse na íntegra assim passava. Ranma 1/2 estava passando censurado depois das 23 horas. Virou moda.

E eu não falei somente de AnimeXDesenho, citei outros casos.

Na mente deles, se é japones é prejudicial, se é americano ñ tem problema. Ñ estou dizendo q tem que censurar tudo, mas se é pra fazer, façam com todos ou ñ façam com nenhum.
E pentelho por pentelho, o Naruto ñ tem metade da maldade do Bart (tem coisas q ele faz q é pra machucar mesmo. Lembra do episódio da alergia do diretor? Apesar de q o Skiner se mostrou tão ruim quanto. ¬¬)

Sim, mas Mulheres Apaixonadas teve que ser mega censurado para passar no horário e a Globo está a mais de 1 ano tentando conseguir liberar a novela para o horário.

André, mega censurado ou não, duvido que seja adequado, porque não dá para tirar tudo e mais, sou contra a censura. No mais, estão dados exemplos bem claros de que se usam dois pesos e duas medidas.

"homens brancos, heterossexuais, católicos, de boa família""

a fonte de todo o mal sobre a Terra ^^

hum, não é nessa tb que tem aquela mulher que tem surtos pscoticos de ciumes do marido, uma patricinha que tenta (e consegue é claro) seduzir um padre e uma professora que engravida de um aluno no final, sem q ninguem nem se espante?

é vai ser dificil manter a "integridade" da obra se for p/ censurar metade disso...e o pior pelo que ouvi é que o minsterio vai avaliar capitulo por capitulo, ou seja censura previa.

e concordo com a Valeria é um caso serio de pesos diferentes, não só por ser produtos diferentes, mas principalmente por ser emissoras diferentes.

Agora Smallville podia ser tirado do ar sim. Afinal ver o Super-Azulão com mais dramas existenciais do que o Peter Parker e o Charlei Brow juntos é muito prejudicial para as criancas

É essa novela mesmo, Anderson. A professora que engravida do aluno adolescente é a que apanhava do marido psicopata.

Bem , nesse caso outra duvida. sabem se o Procon aceita reclamacão de novela ruim?

pq essa ai nao é só cheia dos preconcetos e fetiches do autor (inclusive o pelo nome Helena), ela é simplismente ruim

Bem, a novela é boa, o desenho também; eu pessoalmente adoro os simpsons, mas acho um absurdo colocarem num programa infantil!Essa semana vi que eles cortaram um pedaço de um episódio rsrs
n muda nada, simpsons cotinua sendo um desenho adulto!

Eu acho que eu tô em minoria aqui. Eu gostei de Mulheres Apaixonadas quando foi exibido pela primeira vez. A última do Manoel Carlos foi bem chata mas essa, Mulheres Apaixonadas, eu achei bem legal e acompanhei quase toda... o Manoel Carlos não me ofende nem um pouco. Tipo, eu sei que ele apela bastante (as cenas da mulher apanhando eram muito gráficas e sempre tem altas cenas de erotismo) mas isso todo autor de novela faz (alguns em maior ou menor grau mas toda novela tem bastante cenas desesperadamente apelativas para fazer com que o capítulo alcance altos picos de audiência) e eu entendo que ele tenta, a todo custo, retratar a classe média alta/classe alta da zona sul do Rio de Janeiro o mais fielmente possível, fazendo a novela do ponto de vista deles e mantendo as visões dele (as vezes sem fazer juízo de valores) e como eu cresci no Leblon eu tenho que dizer que, apesar de ser tudo MUITO glamurizado, ele pegou muito bem o espírito da coisa, principalmente em Mulheres Apaixonadas.

Mas essa é minha opinião, né? Nem todo mundo concorda ;D...

Desculpe, André, mas duvido que a classe média alta do Leblon compartilhe de idéias como "filha não conta, para ser filho tem que ser homem" (*última novela, nenhuma voz discordou do babaca, não existe contraponto em novela de Manoel Carlos*), ou que defenda a visão de senhor de escravos em que as agregadas (*vide Grazi e irmã na última novela*) ou a empregada negra estejam na cvasa para servir a cama e a mesa do patrão. Acredito que a visão de mundo deste senhor seja um tanto marcada pela sua idade e vivência próprias.

O sexismo e o racismo do Leblon não devem ser tão século XVIII ou XIX. E é disso que falo. E, sim, como mulher, mestiça e que já foi pobre (*sou classe média hoje*), eu me ofendo. Ainda bem que não sou a única, pois meu marido - que não é mulher - fica babando pelo canto da boca. Ele fica muito mais furioso que eu.

Há novelistas e novelistas. Manoel Carlos, Glória Peres e o "neo" Aguinaldo Silva são os piroes. Não incluo o autor da trama atual das 21 horas, porque ele é só aprendiz de feiticeiro, embora já mostre bem a sua carinha.

Me desculpem, mas não acho que seja perseguição com animes ou qualquer coisa de origem japonesa. Acho que é porque a Globo ainda é poderosa, são poucos os que decidem peitá-la (e lembro que um dos únicos foi um juiz que não sei q fim levou, mas parecia ter objetivos eleitoreiros).

Acho que todo programa deveria seguir as regras de adequeação de horário, não deveria haver excessão. Se elas são pesadas ou não, aí a conversa é outra.

E honestamente, acho que o tipo de violência de um pica-pau é muito diferente de um Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo. Pica-pau tá mais pra Shin-Chan do que pra CZ.

A Globo conseguiu que o governo mudasse o fuso horário do país (*porque as outras tvs não tem força, nem tinham o motivo*) para não ter que adequar sua programação às exigências do Ministério.

Quanto á violência, tanto em Pica-Pau quanto em Cavaleiros ela é estilizada, só que em Pica-Pau as maldades do protagonista são quase smepre recompensadas. Ninguém vem reclamar que isso é mau exemplo.

Trocando em miúdos, a iscriminação em relação aos animes é clara. Mas quem quiser, pode continaur sem enxergar.

Para quem duvida, isto estava na Folha de São Paulo o de hoje:

Procuradora pede fiscalização sobre novela
A procuradora da República Márcia Morgado enviou ofício ao Ministério da Justiça pedindo a gravação e o monitoramento integral de todos os capítulos de "Mulheres Apaixonadas", em reprise pela Globo às 14h40. Em caso de exibição de inadequações para menores de dez anos, o Ministério Público Federal (MPF) deve ser avisado, solicitou a procuradora.
Membros do MPF estão preocupados com a reprise de "Mulheres" porque a novela, em 2003, foi reclassificada como imprópria para menores de 14 anos, por conter erotismo, violência e temática complexa.
Na semana passada, o Ministério da Justiça aceitou pedido da Globo para que a novela fosse reclassificada para maiores de dez anos, o que permite sua exibição em qualquer horário, mediante termo em que a emissora se compromete a adequar o conteúdo a essa faixa etária.
Ao ceder à Globo, o governo ignorou recomendação do MPF para que novelas reclassificadas no ar só fossem liberadas após a análise, por técnicos do ministério, dos capítulos reeditados.
O ministério diz que segue portaria do ano passado, que prevê a reclassificação por termo de compromisso.
O problema da reclassificação para dez anos, dizem especialistas, é que crianças com idades inferiores podem ver a novela na ausência dos pais.
A Globo diz que está "adotando as medidas necessárias".

Valéria, é claro que a classse média alta do Leblon não concorda com a afirmação de "filho tem que ser homem" EM GERAL. Mas o tipo de personagem representado é uma pessoa recorrente na sociedade e no Leblon. Pessoas machistas tem aos montes. Mas eu duvido que essa seja a opinião pessoal do autor, ele só quer ser "realista" e tá certo que as vezes ele exagera para isso, mas de verdade, eu acho que ele captura bem o dia-a-dia da classe média alta (glamurizado). É ÓBVIO que eu não concordo com tudo das novelas dele mas eu não acho ele uma pessoa ruim. Alias, eu o conheci pessoalmente e ele não parecia nem um pouco conservador ou para trás nas idéias dele.

Mas eu entendo você ficar ofendida ae acho seu ponto de vista muito interessante e valido mas eu, pessoalmente, interpreto os motivos dessas cenas de maneira diferente (assim como as motivações do autor na hora de escreve-las).

Em novelas feitas por gente como Janete Clair, para cada comentário preconceituoso haveria uma contra-crítica, mesmo que bem humorada. Manoel Carlos não coloca a outra voz e, não raro, ele coloca atitudes machistas/racistas/preconceituosas em geral na boca de personagens positivas, não negativas. Dito isso, bonzinho ou mauzinho, ele reforça esse tipo de idéia. Eu peço a outra voz, André, isso é necessário, e isso é ser realista de verdade. Se alguém solta uma frase como a que eu comentei em uma festa de família, as pessoas não se calam todas, alguém vai se contrapor, mas em novela de Manoel Carlos isso não existe.

E nem vou entrar no mérito da desinformação que ele soltou no ar sobre adoção. Uma vez adotada, uma criança perde o vínculo com a família anterior. Esse senhor provocou ansiedade em um monte de gente ao despejar desinformação no ar.

Manoel Carlos junto com Glória Perez são os piores autores de novela da atualidade. E ele não vê problema em jogar no ar esse tipo de idéia, porque concorda com elas, lá dentro, lá no fundo, elas são aceitáveis apra ele. É a mentalidade do Senhor de escravos ou do coronel que se diverte com as escravinhas ou com as agregadas. E isso eu não deixarei de repetir, especialmente aqui no blog.

Faço isso para que pelo menos as pessoas reflitam. algumas delas, vão, outras, não, mas não espero unanimidade.

Oi Valéria, eu não podia deixar de concordar com você. Faz muito tempo que não assisto novelas, mas continuo achando Manoel Carlos um dos autores mais nocivos ao país. Por quê? Pq as obras dele reproduzem e reforçam o machismo arcaico e colonial, sem falar nos preconceitos de classe, que impregnam as relações homem X muher no nosso país. Claro que ele é um produto da nossa sociedade, mas é por causa de figuras como ele que essas idéias são perpetuadas e a nossa sociedade não evolui.

Quanto aos animes na TV, acho que os desenhos japoneses ainda causam estranhamento em pessoas mais velhas, pessoas essas que estão no poder e fazem as leis. Mas uma nova geração está vindo aí, gente que cresceu vendo Cavaleiros do Zodíaco e que acompanhou o crescimento dos fansubs. Essas pessoas estão estudando e se tornando advogados, empresários, jornalistas (como eu). Então acho que pode demorar um pouco, mas é só questão de tempo pra que o establishment comece a aceitar mais os animes.

Related Posts with Thumbnails