sábado, 18 de outubro de 2008

O Seqüestro de Santo André



O único caso que eu acompanhei nesta semana em que estava fechando a tese foi o desse malfadado seqüestro. Às vezes, imagino que eu seja muito inteligente ou se a média das pessoas é muito idiota. Desde o primeiro momento eu comentei aqui em casa que isso ia terminar em tragédia, que o sujeito tinha o perfil suicida-homicida. Pois bem, deram comidinha para o cara (*e poderiam ter colocado sonífero*), deixaram ele espancar (*e talvez estuprar*) a menina, deixaram o cara dormir, ver tv, dar entrevista por celular e, por fim, deixaram uma outra refém, menor de idade, voltar ao cativeiro. Que raio de absurdo é este?

Enquanto isso, a mídia entrevistava os amiguinho do cara dizendo que ele era carinhoso, que ela tinha sido a primeira namorada dele, que era trabalhador. Um cara de 19 anos que começa a namorar uma menina de 12. O que um sujeito no fim da adolescência deseja não é o que alguém com 12 deseja, mesmo que uma menina se imagine "muito madura". A diferença de idade pode ser um peso menor em outras fases da vida, mas não nessa passagem da infância para a adolescência.

Eu suspeitaria até que esse cidadão começou a namorar uma criança - sim, 12 anos é criança - para melhor controlar, para ser o primeiro. Depois, quando ela percebeu a furada e conseguiu largá-lo, ele virou... mas a mídia ficou dando voz aos amiguinhos, ao coro que justifica a violência contra as mulheres e sua apropriação. "Ah, que homem não fica louco em um caso desse?". Fica louco, seqüestra, espanca, mata... é direito dele! do namorado ferido. Nojento. Fiquei imaginando que, se tudo terminasse bem, iria ser como o caso do ônibus de Nova Iguaçu, o sujeito invade o veículo armado, o seqüestra, aterroriza e espanca a ex-mulher, mas todo mundo fica com peninha... Tadinho! É um homem apaixonado! Tem liberdade para agredir, aterrorizar e matar a mulher que não o deseja mais.

Essa mesma complacência vai custar a vida dessa menina. E vai, claro, sinalizar que a morte de outras tantas mulheres é possível e tem custo mínimo para o criminoso. Mas a polícia pelo menos cumpriu o que prometeu: O seqüestrador saiu sem nenhum arranhão. E somente ele, claro!
José Serra teve a capacidade de chamar os ferimentos das meninas de acidente (*Record - 9:30*). O "acidente" da Eloá foi mais grave. Sinceramente? acidente é tomar tombo, acidente é batida de carro, acidente é cortar o dedo. O que houve não foi acidente! Foi crime, agravado pela falta de competência da polícia.
Capitão falando agora na Globo: "Nós poderíamos ter matado, mas era um garoto de 22 anos, sem antecedentes criminais e passando por uma crise amorosa."
Sim, a vítima é o "garoto" de 22 anos, não as duas meninas, elas são um DETALHE. É nojento! A classe dos homens se agrupa e se defende. Esperemos pela próxima Eloá, porque ela não vai tardar.
Agora a polícia está querendo culpar a menina de 15 anos, a amiga, Naiara. Caramba! Ela não obedeceu à polícia, ela não parou... Ela tinha 15 anos e queria ajudar a amiga!!!! A polícia tinah toda a capacidade de impedi-la. Colocaram uma adolescente para fazer o trabalho deles e agora querem culpá-la pela incompetência. Simples assim. Mas sabemos bem quem tinha a simpatia, não é? O "garoto" de 22 anos.
Para quem se interessar: O Jornal O Dia do Rio deu uma pista que permitiu encontrar o perfil do assassino (*sim, como já era esperado, Eloá morreu.*) no Orkut. Mesmo que o perfil seja apagado, as comunidades falam por ele. É o último dos meus comentários.

24 pessoas comentaram:

pena ele não tem a minha, mas o ser humano é algo extremamente complexo, e esse cara precisa de tratamento psicológico.

Porém me irrita ver que só terminam uma operação dessas quando o cara dá um tiro... isso é muito lamentável. poxa, na hora que alguém ameaça a vida de outro, pa mim é mais do que justificável "sacrificar" a vida desse cara pra salvar a da menina... o cara que atirou teria que enfrentar processos legais, mas a lei deveria defender o atirador que ele pudesse comprovar que atirou pra salvar as garotas.

é triste. O cara não tem meu ódio, não me julgo onisciente o suficiente pra odiar alguém (mesmo quando as evidências são mais que óbvias como esse caso), mas prefiro dedicar meu tempo desejando o bem físico e mental das duas garotas do que o mal de alguém.

Esse cara precisa de tratamento psicológico na prisão, você quer dizer. Porque ele não é o coitadinho da história, conheço muita gente com depressão que provavelmente não é mimada como esse cidadão que deveria se sentir a última pipoca do saquinho e decidiu fazer o que fez. Só que covarde, como se mortrou, atirou nas meninas e não se matou.

Não lhe desejo mal, desejo prisão. Mas neste país, como réu primário, ele vai logo, logo, estar soltinho da silva.

Minha raiva é cotnra essa cultura de violência contra as mulheres que justifica atos como esse porque o "fulaninho ama". Quantos casos semelhantes de mulheres armadas matando namorados ou prendendo-os em cárcere privado você conhece?

também achoq ue ele deve ir para uma prisão E FICAR LÁ... mesmo se ele realmente for uma pobra vítima da sociedade, a punição legal não deveria sofrer interferência do contexto... porque isso não muda o fato de que uma garota com uma vida toda pela frente pode ficar de cama pro resto da vida.

mas felizmente, acho que nesse caso, é complicado ele se safar dessa.. pois nesses momentos a mídia ajuda, ele acabou tornando-se um inimigo do Brasil.

Um cara desses vai ser morto de pancada na prisão antes de sair de lá.. se preocupa não. Por que se a Justiça não faz ou demora, os detentos julgam, e fazem cumprir.

Agora uma palhaçada essa operação. Mas foi a menina que falou que qria voltar, o erro policial foi não impedir.

A propósito, a ex dele vai morrer na operação, a bala entrou pelo lado superior da cabeça e foi parar no cerebelo. Aquilo fez um rombo enorme, maiores detalhes no filme que provavelmente vao fazer do caso. Ou no Linha Direta Especial - Caso De St André.

Anne, não desejo a morte do sujeito, minha insatisfção é com o sistema que permite e sanciona as atitudes como a desse cretino.

Outra coisa, a menina querer voltar é problema dela. como menor de idade a polícia não poderia expô-la. Refém não retorna ao cativeiro, nenhuma polícia de verdade no mundo age assim. Não há perdão aqui. A culpa é TODA da polícia que não cumpriu a lei, tampouco seguiu padrões de ação que são reconehcidos no mundo inteiro.

No mais, a menina está morta. eu não acredito que se recupere, tampouco seria "feliz" se isso ocorresse e ela se torna-se um vegetal.

Engraçado, só tenho acompanhado esse caso pela Folha online, então, graças aos céus, não lí nenhum desses comentários que citou.
Já fiquei horrorizada ao ouvir a namorada do meu irmão, uma garota extremamente possessiva e ciumenta, falar que tinha pena dele, pois ele tinha feito aquilo porque amava demais a ex.
Como alguém em sã consciência pode falar um absurdo desses?
Esse rapaz é completamente perverso! Um perigo para sociedade.
Oras, e como se pode, desde o princípio, se considerar normal que um rapaz de 19 namore com uma menina de 12?
Ela não passava de uma criança, não importa o que digam sobre a adolescência hoje. Os pais dela fora, no mínimo, relapsos ao permitir isso.

Maria Clara

A ação da polícia foi bem sucedida: prometeram ao sujeito que ele sairia ileso e de fato ele saiu!

Penso que talvez a polícia de países sérios utilizem um caso desses para ilustrar o que não se deve fazer. Como Valéria disse, numa sociedade cada vez mais débil mental, nós, que conseguimos enxergar o óbvio e nos pautamos pelo bom-senso, somos elevados a gênios! Ontem no Jornal da Globo: "os especialistas dizem que a polícia errou ao permitir que a amiga da adolescente voltasse ao cativeiro", "...deveriam ter se aproveitado de um momento em que ele estivesse dormindo"... Porra! É preciso algum "especialista" para dizer coisas tão óbvias?! Talvez a bronca maior da imprensa seja o espetáculo ter acabado quando ainda podia render muito mais. Agora é esperarmos o "bom trabalho" da polícia ser completado pelo do judiciário: aposto que em no máximo três anos esse cretino estará restituído ao seio da sociedade dos homens de bem.

Júlio César

Quando fiquei sabendo do caso tbm pensei "Esse cara pode matar ela e depois se matar, na melhor das hipóteses". Aí vi a menina jogando aquela corda improvisada (esqueci o nome) e o Brito Junior soltou a pérola "Ela tem a chave, pra que sair pela janela?". Se tivesse perto tinha chamado de burro pra baixo. Na hora pensei que ela tinha trancado o cara num lugar e ia fugir. Meu coração apertou quando ela viu a mãe. Como podem deixar uma menina 5 dias com o cara? Eu tava achando q ia acontecer uma tragédia, como podem ñ ter percebido isso? E o cara saiu inteiro. Daqui a pouco vão falar que é culpa da Eloá, pq ela ñ quis voltar com o cara. E, quando a gente ver, ele vai estar livre, leve e solto como a que matou os pais. Como já me disseram, os bandidos vão fazer esse cara pular uma fogueira bonita na cadeia.

Mais uma vez, a ignorância gerando atitudes ignorantes. Nunca que eu deixaria minha filha de 12 anos namorar, numca mesmo. Podem até achar lindo esse romance, mas é um absurdo acabar com a infância e a adolescência de alguém assim. Estudo vem primeiro, sempre vem!!! Tenho um filho de 9 anos e não vou deixar ele namorar ninguém tão cedo. Ele tem que conhecer a vida primeiro, ser estável como pessoa para poder ter uma companheira. Tem que formar caráter, tem que viver primeiro! Nunca se consegue instabilidade emocial numa fase tão difícil como a adolescência. Bah, essa mania de achar lindo uma criança dançando "tchan", ouvindo aqueles funks horríveis e cheios de duplo sentido dá nisso.
A parte da loucura do namorado, eu nem comento. Essa enrolação da polícia só ia dar nisso. Tomare que ele vire mulher na cadeia. Desculpa gente, isso tudo é mesmo um grande absurdo!

Eu não vejo problema algum em adolescentes e pré-adolescentes que namorem. Se uma menina de 12 namora um menino de 12, 13, 14, 11, até 15, não vejo nada de anormal. As idades se equilibram. E muitas vezes o namorar significa estar junto, conversar, estudar juntos, trocar beijos, os pais adultos é que muitas vezes vêem chifre em cabeça de cavalo. Mas quando o abismo é enorme, como uma aluna que tive ano passado que dizia com 15 anos ter um "namorado" de 30... enfim, cabe aos pais ponderarem, mas a proibição pela proibição pode não surtir efeito. Adolescentes precisam de razões, de persuasão, a ordem pela ordem pode redundar em fracasso.

Eu publiquei a sua fala, 13, porque te respeito muito, mas me incomoda a frase "Tomare que ele vire mulher na cadeia., porque reforça a idéia de que ser mulher é algo humilhante, é ser passivo, é ser usado... Afinal, que homem deseja ser mulher?

Fora isso, eu não defendo a violência, em especial a violência sexual. Quero que o sujeito pague, embora saiba que vão considerá-lo semi-imputável ou inimputável.

Isso não é amor, em primeiro lugar. Isso é doença. Nós brasileiros adoramos novela e parece que "amores" enlouquecidos ganham nossa simpatia. Não a minha, com certeza. Isso é a prova que estamos longe de uma sociedade que respeita a mulher, que aceita uma mulher dizer não ao homem. Isto está em qualquer lugar, podem procurar. Novelas, revistas, músicas.
A impunidade e incompetência da polícia, eu nem comento.

Eu acho que foi uma coisa comum. Era ÓBVIO que isso ia acabar em tragédia, não era? A primeira coisa que eu disse pra minha mãe quando soube foi: "Alguém vai morrer nessa história". Fosse o sequestrador, fosse a sequestrada. Agora eu não consigo compreender de forma alguma o que leva uma pessoa a fazer uma coisa dessas. O que uma pessoa como esse cara quer?
Para começar, é um pedófilo. SIM, é um pedófilo e se um juiz sério o julgar vai ser provavelmente a primeira acusação. Depois, é um psicopata. Que tipo de pessoa em sã consciência SEQUESTRARIA a ex? O que você conseguiria com isso? A assustar ao ponto dela voltar para você? Viver um relacionamento baseado num regime de medo?
Sei lá. O pior de tudo isso é saber que a polícia ficou fazendo joguinho com ele, saber que a polícia DEIXOU que uma menina sem juízo de 15 anos voltasse para salvar a amiga. Não era a polícia a responsável por zelar pela segurança da população? POr que então temos um sequestrador psicopata ileso e duas meninas jovens alejadas ou deformadas (na melhor das hipóteses) pelo resto da vida?
Eu queria ver se essas duas meninas fossem filhas do José Serra,por exemplo, ou ainda filhas de qualquer um dos políciais envolvidos na ação. Queria ver se as coisas não estariam resolvidas em três horas.
Enfim, eu sinceramente espero que haja algum tipo de pressão popular contra esse indivíduo porque só assim ele será julgado de forma correta pelos crimes que cometeu.

O Jornal O Dia deu o nome de duas comunidade do infeliz e foi fácil encontrar o perfil dele no Orkut. Há um álbum inteiro com fotos em close da menina, e fica bem fácil ver como ela era novinha, apesar dos quilos de maquiagem. As comunidades do sujeito também me dão um perfil, há várias comunidades de "incompreendidos", de "solteiros" (*não era ele que sofria de amor?*) e que beiram a pornografia. Destaques a meu ver vão para Quem você fuzilaria?, Ainda mato meu amor de paixão! (*o dono chama a amada na descrição de piranha*),
Tenho vontade de te matar. Agora as duas que são as mais "interessantes", porque denunciam um quê de pedofilia e a tara por garotas virgens e novinhas, são:

1. Colegiais: Pra quem gosta de um uniforme infantil que consegue ser inocente e provocante ao mesmo tempo!
Ou para todos aqueles que tem certa tara por essa vestimenta peculiar e tão atrativa (e para aquelas que gostam de usar, nem que seja para irem em uma festa à fantasia XD).
Mas se você simplesmente acha bonitinho ou sexy, seja bem vindo! Afinal, quem não gosta de uma saia curta, uma blusinha decotada e um belo par de pernas??

2. Ja Quebrei um Cabaço!!!!: Quem já nunca teve vontade de comer um Cabaço a Primeira Vez?! Essa comunidade é pra aqueles que ja quebraram cabaços de Alguém! Não Vale o Seu Próprio Cabaço não!!! Já Quebrei Um CABAÇO!!!!! ****-----APERTADINHO-----**** ****-----MUITO GOSTOSO----**** **SENDO O PRIMEIRO DA PRA CAIR DE BOCA** Até mesmo VC q quebrou o seu próprio CABAÇO, rsrs, é bem vindo nesta comunidade!!!! Queremos Divulgar essa Comunity, pra o maior numero de pessoas possíveis!!!!!!! COlabore e vamo kebrar CABAÇOS ai!!!!!!!!!!

Reforço a minha teoria do querer ser o primeiro para "inaugurar" e controlar, e por causa disso o sujeito procurou uma namorada o mais jovem possível. Tá aí.
Eu conheço muitos "bons garotos", a maioria deles não entraria nas comunidades nas quais este cidadão está, mesmo que seja por vergonha. Mas é somente um "garoto".
Eloá morreu, Nayara poderia morrer, mas ele a polícia (*Eis a classe dos homens que se une e auxilia*) não poderia ferir porque era um transtornado por causa do amor.

Absurda a total ausência de debate acerca dos reais motivos ensejadores deste tipo de crime. O pior é que qualquer tentativa de discussão sobre o tema é vista sempre como radicalismo... Afinal, acredita-se plenamente que vivemos em uma sociedade civilizada e evoluída em relação à dignidade da pessoa humana e, que as mulheres são tratadas com igualdade, ao passo que, apesar de extirpada de nosso ordenamento legal, "a legitima defesa da honra masculina" continua sendo justificada pela mídia.

Por acompanhar o caso à distância (Portugal) não tinha ficado sabendo dos detalhes. Mas peraí, o sequestrador estava SOZINHO, DORMIU e a polícia não aproveitou pra grampear o cara?!?

Todo mundo sabe (bem, ao menos deveria saber) quem em um caso de sequestro com um único sequestrador a polícia simplesmente precisa ganhar tempo até que o cara durma para ir lá e pegá-lo na calma. Lembrei de um caso parecido na França há uns 10 anos em que um maluco botou uma escola primária de refém. A polícia esperou pacientemente até ele dormir (levou umas 24 horas), entrou lá e meteu uma bala no cara quando ele ameaçou acordar. Nenhum refém se feriu.

Não me digam que o Grupo Especial da polícia de São Paulo não sabe disso!

Hunter (Pedro Bouça)

Desculpa, Valéria, me expressei mal. Foi o auge de todos esses dias esperando por uma notícia feliz. A expressão foi mesmo forçada, mas trocando em miúdos, eu espero mesmo que ele sofra aqui tudo que fez ela sofrer nesses dias. E que um dia sinta o peso da consequência de seus atos.

Pra mim de louco ele não tem nada.Ele é premeditado.Não sei se você chegou a ver a ''cartinha'' de mídia,onde ele pede proteção porque tem medo de morrer e reclamando que a policia o ''agrediu''na verdade ele reagiu a prisão.
Só acho errado é querer colocar culpar policia por isso é fazer o jogo dele.Mas impresa ajudou e muito no desfecho, fazendo ele passar por um cara apaixonado.Mas não se disse como é que um ''trabalhador''arruma uma arma ilegal e munição.
Realmente são poucos os casos de mulheres que fazem o mesmo,mas existem.Eu vejo uma cultura é do amor doentio.Lembro que uma colega minha também disse que o carinha aí fez ''por amor''.

eu acabei de ver uma coisa que me deixou estarrecida... sem comentários, uma comunidade feliz porque a menina morreu.
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=38585890

Triste.
A polícia deu mostras de tudo o q ñ fazer num caso desses. Me pergunto se deixariam o sequestro se estender por tanto tempo caso a vítima fosse filha de algum figurão (e ñ desejo q ninguém passe por essa situação).
Acho q o rapaz deve ter se sentido verdadeira celebridade, dando entrevistas p/ a TV, jornal, no apartamento da ex-namorada, com luz, comida e livre p/ espancá-la (ou fazer sabe mais o q). Deixaram-o no controle da situação.
Ele disparou por 2 vezes contra as pessoas em volta do apartamento, mas nem isso e, sobretudo, o risco q a menina sofria nas suas mãos foram suficientes p/ convencer a polícia a alvejá-lo, quando teve oportunidade. Mesmo quando o apartamento foi invadido (de forma atrapalhada, ñ coordenada e mais óbvia impossível: pela porta da frente) a polícia usou balas ñ letais. Houve maior preocupação c/ a integridade física do rapaz do q c/ a da moça.
Quanto à Nayara, ouvi na TV o comandante da polícia dizer q teria posto o próprio filho no lugar da moça. Mentira. Possibilitaram q a ex-refém, menor e amiga da refém, tivesse acesso ao local do cativeiro. Mas a culpa é dela, q voltou lá (como se isso ñ fosse previsível).
E o rapaz, esse "desequilibrado" (como se qualquer desequilíbrio emocional tirasse a auto determinação da pessoa - ñ sou psiquiatra, mas esse rapaz tava consciente do q fazia), vai inspirar a outros por aí.
Minha mãe disse q ouviu na TV a polícia dizer q aprende em casos assim. Sem comentários.

Flávia

É triste ver que acabou dessa forma, mas desde o dia em que fiquei sabendo desse caso, pensei que não iria acabar de outro jeito, um cara que entra armado na casa da ex ñ podia ter outra intenção além de matar a menina... terrível ver que a policia deu a ele 5 dias de pura liberdade pra fazer o que bem entendesse... hoje de manhã vi no programa da Ana Maria Braga um brasileiro que mora nos Estados Unidos e que treina a policia de lá... entre umas coisas que ele disse uma delas foi que ele tinha vergonha de ser brasileiro pq ñ se devolve uma réfem em situação nenhuma, e que a policia perdeu várias chances de salvar as duas meninas atirando no sequestrador, mas a policia ñ quis tirar a vida de um criminoso preferiu deixar a vida de duas meninas nas mãos dele, deve ser pq acreditam que a vida dele é mais importante... estou com ódio dessa sociedade machista que dá aos homens o direito de fazerem o que bem entendem com a vida das mulheres e ainda saem como coitados.

Muito boa a sua análise, Valéria. Isso do Serra chamar o caso de "acidente" eu não sabia. Escrevi sobre o caso aqui e aqui. E pelo jeito vou ter que falar mais ainda... Vou te linkar no post que publicar amanhã.

Cultura do espetáculo...

...enquanto isso a Rede Globo faz a campanha da doação de órgãos, já que a mãe da menina doou os órgãos dela. Doar órgãos é importante, sem dúvida. Mas a televisão não faz nenhum parentêses pra discutir algo que mata tanto, que é a [b]violência contra a mulher [/b], fico revoltada quando vejo as reportagens. A Valéria nos chama a atenção para a família que deixou um jovem de 19 anos namorar uma criança de 12 e eu chamo a atenção para o imediatismo da mídia, que retira confissões precipitadas (creio) da mãe, que diz perdoar o assassino e diz que a polícia agiu acertadamente. Parece que essas mães (mãe da Isabela, mãe da Eloá) dizem coisas que a mídia, a população querem/esperam ouvir, é um sofrimento estetizado, um sofrimento mártir. A mídia bem podia esperar antes de falar com as mães, que estão confusas, chocadas.

Nesse momento, até mesmo a postura diante do sofrimento, muito me irrita, mas, sobretudo, o silêncio diante de uma violência que devia ser discutida, à exaustão.

O seqüestro, cárcere privado e a morte da adolescente Eloá foi no mínimo emblemático..
Não entendo como uma familia deixa uma menina de 12 anos namorar por 2 anos um homem de 20 anos, isso realmente é pedofilia..
Sabe-se lá o que fez com essa menina nesses 5 dias, chegou a dar um tiro na virilha.. Absurdo.
A polícia em nenhum momento foi correta, em nenhum..
A ação da polícia foi bem sucedida: prometeram ao sujeito que ele sairia ileso e de fato ele saiu!

Related Posts with Thumbnails