domingo, 9 de agosto de 2009

Saudades dos filmes de John Hughes



No dia 06 de agosto, morreu John Hughes, o mestre dos filmes adolescentes dos anos 80. Fiquei pensando se fazia ou não um post... Eu sou uma criatura dos anos 80, via muita Sessão da Tarde e Tela Quente quando minha mãe não me obrigava a ir dormir. Daí, comecei a dar tratos à bola para lembrar de todos os filmes do Hughes que tivesse visto e, claro, descobri que muitos dos filmes adolescentes que eu amava, não eram dele, mesmo os com a Molly Ringwald, uma das musas aqui do meu marido.

Dos filmes do Hughes que eu adorei, temos Clube dos Cinco, que só vi passando alta madrugada e era sério e não comédia; Alguém Muito Especial, que é bem simpático; Gatinhas e Gatões, que eu adorava ver e rever; e, claro, Curtindo a Vida Adoidado, que não é tão bom quanto o Clube dos Cinco, mas é o filme símbolo do cara, acho que seu clássico dos clássicos. Curtindo a Vida Adoidado não é com a Molly Ringwald ou o Anthony Michael Hall, e Alguém Muito Especial é com o gatíssimo do Eric Stoltz, a May Stuart Masterson e com a Lea Thompson de De Volta para o Futuro. Acho que, na época, alguém colocou na cabeça que ela era linda... Mas vejam que as musas eram ruivas, e não as louras aguadas de hoje. Nunca gostei muito dos outros filmes do cara, nem Garota Rosa Shoking, que é acredito o ponto alto da Molly Ringwald com ele, ou o Mulher Nota Mil , que obviamente, não era para mim, afinal, eu não tinha inclinação para babar por Kelly LeBrock... Aliás, outra ruiva.

Achava que a dramédia For Keeps? era dele também. Não lembro o nome em português, mas era com Molly Ringwald fazendo a moça excelente aluna, namorando outro excelente aluno, com vaga assegurada em universidades de elite, que engravidam. Os pais querem o aborto, eles resistem, têm que sair de casa, e comem o pão que o diabo amassou, mas, no final, as coisas terminam bem, só que ambos sabem que nunca mais serão os mesmos e a vida será difícil por muito tempo. Alguns podem até considerar um filme pró-vida, mas, pelo que me lembro, só de mostrarem os perrengues dos dois, e não um mundo rosa, já é para pensar mil vezes.

Engraçado que, talvez por ser criança e adolescente na época acho os filmes adolescentes dos anos 80 infinitamente superiores aos de hoje. Mesmo um Porki’s, aliás, no quesito sexo, mesmo fake eles eram. Mas vamos lá, John Hughes teve seu principal sucesso de bilheteria com Esqueceram de Mim, abandonou os filmes adolescentes e, como alguém disse em outro site, sua carreira entrou em declínio criativo. Aliás, não suporto assistir nenhum dos filmes dele dos anos 90, mas na década anterior, ele era rei e ditava tendências. A maioria dos filmes adolescentes bons poderiam ser dele, mesmo que não fossem. E, claro, foi a década que lançou muitos atores e atrizes de qualidade, para além do Brat Pack, a maioria, no entanto, ficou pelo caminho, ou não conseguiu grande destaque, como o C. Thomas Howell, que não era bonito, mas era um dos melhores daquela leva.

Por conta disso, fui buscar meus filmes favoritos, alguns deles eu jurava que eram do Hughes, como Te Pego Lá Fora, outros, como Os Garotos Perdidos, A Hora do Espanto e Karatê Kid, eu sabia que não eram. Mas quais foram os melhores filmes adolescentes dos anos 80? Aqueles que eu lembro com carinho? Vamos listar e desculpem se esqueço os títulos em português...

Dentre os melhores filmes da época, eu destaco A Lenda de Billy Jean e Soul Man (*esqueci o nome em português*). O primeiro mostrava uma adolescente acusada de um crime injustamente e que pegava a estrada com o irmão e outros garotos. A analogia era com Joana D’Arc e a garota vira, como o nome do filme bem diz, uma lenda. O segundo é sobre um palyboy branco que não entra para Yale e é punido pelo pai com um “vai trabalhar vagabundo”. Ele então decide virar negro (*uns mudam de gênero, outros mudam de cor de etnia*) e pleitear uma bolsa integral para afro-descendentes. Ele tem boas notas, fica com a bolsa, pensa que vai levar tudo na flauta, mas descobre que ser negro nos EUA não é fácil. E, claro, descobre que roubou a bolsa que seria de uma moça esforçada e pobre. Ótimo filme, um dos meus favoritos, com muito humor e de bônus o James Earl Jones, "a voz" de Darth Vader. Tem o Enigma da Pirâmide, também. O jovem Sherlock Holmes pouco tem a ver com o cânon, mas era um dos meus filmes adolescentes favoritos. Por causa dele acabei começando a ler as histórias do grande detetive. Mas este não era estilo John Hughes.

Dos filmes menores, mas divertidos, destaco, Just one of the Guys ou Quase Igual aos Outros, que é sobre uma garota que decide mudar de escola e ser um rapaz para fazer uma reportagem fantástica, isso, porque se sentiu discriminada por um professor. Viu? Não é só em shoujo mangá que você engana a escola inteira dizendo que é um rapaz. Dos que não me lembro os nomes em português, incluo: Space Camp, que era com uns adolescentes que iam fazer um cursinho de férias na NASA e decolavam com um ônibus espacial; Explorers, que era com o Ethan Hawke e o River Phoenix garotinhos, eles e mais um amigo faziam uma nave espacial e realmente iam parar no espaço; e Combat High, em que dois garotos causam um tremendo dano à cidade e recebem como pena educativa terem que freqüentar um colégio militar linha dura.

Não vou incluir Sociedade dos Poetas Mortos e Conte Comigo, porque não são comédias, são filmes sérios e densos. Eles poderiam até passar na Sessão da Tarde – se bem que não lembro do Clube dos Cinco ter passado (*acho que por causa das drogas*), mas Porki’s passou (*fim da censura do regime militar e tudo era possível em termos de nudez e sexo*) – mas não eram ao estilo John Hughes, não faziam a gente querer cantar Twist and Shout.

É isso. Ficou longo o post. Se puderem, assistam algum filme do John Hughes, principalmente vocês que são mais novinhos. Depois, comparem com o que existe hoje no mercado de comédias adolescentes. Não vou dizer que ele fará falta, até porque fazia quase 20 anos que ele tinha abandonado o filão que o consagrou, mas morreu jovem demais, e deixou uma marca importante nas vidas de muita gente da minha geração. ^_^ Um... então os anos 80 tiveram algo de bom afinal...

13 pessoas comentaram:

john hughes realmente faz a gente lembrar de como era gloriosa a época em que o cinema era uma arte, ao inve´s de ser apenas um reflexo das demais (livro, conto, jogo, quadrinho... roteiros originais são raridade no mainstream dos filme shoje em dia)

Goonies mais que merece ser citado nesse post, mas não culpo porque realmente é impossível lembrar de todos os grandes filmes da década de 80

Verdade... desculpe ter esquecido dos Goonies. Vou fazer um acréscimo. Mas sabe que eu não lembro de ter assistido Os Goonies completo?

pode-se considerar que eu também sou dos anos 80, mas costumo dizer que é mais um erro de percurso, pq nasci em 89. Entretanto eu nem sabia em era John Hughes, mas lembro de quase todos os filmes que foram citados... pela sessão da tarde, que eu assistia pq não tinha nada pra fazer a tarde dpois da aula.. e admito que eram mt divertidos. Eu até gosto dos filmes de adolescente da minha época, como 10 coisas que eu odeio em você, ela é demais... ruim mesmo eu acho o que é produzido hoje, como HSM... ninguém merece esses filmes da disney, acho q se eles não quisessem vender musicas seria consideravelmente melhor, veja os atores são péssimos, mas como cantores são piores ainda... E eu falo como alguém que estudou tecnica vocal por vários anos, e digo que o pior é a falta de técnica e esforço, e não vou nem falar em interpretação da música...
Ainda ficam vendendo ideias pouco realistas na sociedade contemporânea como abstinencia sexual...

Às vezes eu acho que nasci na época errada porque meu gosto para música e filmes vem dos anos 80/70. Acredito que seja por influência direta de meus irmãos, oito anos mais velhos que eu. Mas, de uns tempos para cá tudo que é 80's ganhou tom de modinha e odeio quando me metem no meio, huehaeuhaeuh.
Todos os filmes adolescentes da minha época são um saco, mas eu adoro os filmes adolescentes da década de 80. É uma pena que hoje em dia só encontre boa parte do qeu eu via na sessão da tarde pela internet e olhe lá. Eu até tenho uma boa memória mas, ela sempre acaba sendo refrescada por causa de alguma música. Conheci Mary Stuart Masterson por causa de um vídeo da trilha de um filme estrelado por ela e o Johnny Deep. Fiquei tempos enlouquecida atrás de Clube dos Cinco que eu nem sabia que tinha esse título aqui, só sabia pelo vídeo do tema do filme que o título original era The Breakfast Club e por aí vai. Até hoje não me arrependi de nenhuma vasculhada mas, acho que a garotada não teria interesse por esses filmes, infelizmente. Hoje tive que ouvir de um amigo mais novo que um filme de 1998 era "mó véio!!". Hueaheuaheuahe, ai, ai.
A sua lista eu acrescentaria Labirinto-A Magia do Tempo, Minha mãe é uma sereia e um filme que eu já assisti trocentas vezes mas não consigo lembrar do título daqui, no original se chama Lucas.=)

Ah, eu não coloquei Labirinto, pois teria que incluir filmes de fantasia e a tônica eram as tais comédias adolescentes. Se fosse assim, teria que entrar E.T., Annie, o dos Eowks e por aí vai.

Minha Mãe é uma Sereia acaba sendo drama familiar e, não, filme adolescente. Mas eu gostava muito, assim como o do Beetlejuice, que é de 1988. E o Minha Mãe é uma Sereia já é bem do final da década, é de 1990 e é o mesmo ano do Eduard Mãos de Tesoura.

O problema é que a maioria dos filmes adolescentes da época não teve lançamento em DVD. Clube dos Cinco, Gatinhas e Gatões e Curtindo a Vida Adoidado são meio que exceção. O Explorer tem em DVD, também. Baratinho nas americanas. Adorava aquele filme, criei o visual de uma personagem que desenhava em cima da aparência do River Phoenix.

Nossa, ler esse post me lembrou da época em que internet não existia e eu passava as tardes assistindo sessão da tarde depois das aulas no colégio.
Realmente tem ótimos filmes aí, mas acho que a gente valoriza esses filmes com o passar do tempo.
Acredito que daqui a 20 anostalvez até o HSM seja lembrado com saudosismo.
Toda época tem seus bons e maus filmes e os que você citou aqui são ótimos, Clube dos Cinco é maravilhoso. Bateu mesmo saudades lembrar deles.

Poxa, eu me lembro de praticamente tudo oq vc sitou.

E eu vi o clube dos cinco na sessão da tarde, achoque foi meu primeiro contato com os esteriotipos dos alunos norte-americanos.

Mas curtindo a vida adoidado é o master classico ^^

E se tivesse lista de fantasias, eu colocaria a patrulha monstro.

hheheheeh

Os filmes do John Hughes ultrapassaram geração. Eu, de 1990, amo The Breakfast Club, Ferris Bueller, Sixteen Candles, etc. Nos EUA também, eu vi uma pesquisa recente de filmes favoritos entre garotas adolescentes e logo depois de Meninas Malvadas e The Notebook aparecia The Breakfast Club.

Falando nisso: http://wellknowwhenwegetthere.blogspot.com/2009/08/sincerely-john-hughes.html (via http://livelifeleaveme.blogspot.com/)

Aliais, esse post daria um otimo podcast, ou uma seria falando dos filmes de fantasia e ficção cientifica que tb foram muito bem representados nos anos 80.

Anderson, só daria para fazer com companhia. :)

heheheh

Pena que vc não é egocentrica ou com multiplas personalidades.

Que tal uma campanha na net p/que seu marido participe dos postcads?

Um... Egocêntrica eu acho que sou um pouco... múltiplas personalidades...


Ah, mas ele tinha um irmão muito mais velho, iria dizer que todos os filmes não prestavam, salvo O Clube dos Cinco, e que bons eram as sessões da madrugada... :P

Não sei....como egocentrico que sou digo que vc não parece egocentrica...mas deve ser pq meu ego me impede de reconhecer o seu ^^

Eu tenho duas irmãs mais velhas (sou o caçula sim heheheh), mas elas nunca ligaram p/ filmes.

Sou o unico nerd da familia (a não ser que vc considere fixação em novelas como nerdice) oq torna chato as reuniões de familia...

Hum, vc precisa de mais amig@s nerdes que não se importem em falar ao publico.

Quem sabe com o seu pedido por colaboradores.

Related Posts with Thumbnails