segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ranking da Taiyosha



O ranking da Taiyosha saiu certinho hoje e com um erro crasso, Ōoku (大奥), de Fumi Yoshinaga, aparece em quinto no rankig geral. É o único mangá feminino entre os dez mais vendidos. Todo mundo sabe que a Taiyosha erra muito. Por exemplo, Inuyasha já apareceu como shoujo. Só que Inuyasha todo mundo que presta atenção no que se passa no mundo ao redor sabe que é shounen, mas Ōoku é um mangá relativamente desconhecido fora do Japão. Daí, tacam este mangá importante como seinen e a gente tem que ler que agora Fumi Yoshinaga subiu para “outro patamar”, como se nada do que ela tenha feito antes, basicamente shoujo mangá, prestasse. A autora já era importante antes de Ōoku e premiada por outras obras, especialmente Antique Bakery. Aliás, ela está produzindo um seinen, Kinou Nani Tabeta? (きのう何食べた?), que é, vejam só um shounen-ai e em revista para jovens adultos do sexo masculino (prioritariamente). E este mangá já apareceu dentro dos trinta mais. Ou seja, ela não se tornou autora séria porque largou o yaoi/BL, ela é séria e respeitada, porque é competente e, claro, todo gênero tem suas grandes obras e autores/as, ainda que eu possa não gostar delas. Desculpem, mas precisava comentar isso. Enfim, Ōoku deveria estar em primeiro lugar em josei, embora, a Taiyosha geralmente jogue os mangás da Melody em shoujo.


Em shoujo aconteceu a dança das cadeiras. Otomen definitivamente não deslanchou, mesmo com o dorama e aparece em posição modesta. Kano Uso já se desenha como um futuro sucesso, acho. Novidades são três, Ringo to Hachimitsu Walk e Sora Log, na rabeira da lista, são ambos novidades, já Sekaiichi Hatsukoi , da autora de Junjou Romantica, aparece em primeiro. Talvez, esse yaoi possa pintar no top 10 quando sair o ranking da Tohan. Já em josei, os Harlequin tomaram o ranking de assalto. São seis volumes ao todo, semana que vem devem sobrar dois, no máximo. Mama Wa Tenparist não apareceu, deve ficar para semana que em. Nodame resiste. O último volume de Chihayafuru, idem. Real Clothes sempre vende bem para josei e tem dorama estreando, primeiro colocado com certeza, porque Ōoku, claro, virou seinen. Notável é a resistência de P.S. I Love You. Acho que a autora está em ascensão.

SHOUJO
1. Sekaiichi Hatsukoi #3
2. Kanojo wa Uso wo Aishisugiteru #1
3. Kanojo wa Uso wo Aishisugiteru #2
4. Koibana! - Koiseyo Hanabi #6
5. Five #12
6. Kimi ni Todoke #9
7. Otomen #9
8. Ringo to Hachimitsu Walk #1
9. Reimei no Arcana #2
10. Sora Log #2

JOSEI
1. Real Clothes #8
2. Party Girl
3. Nodame Cantabile #22
4. Chihayafuru #6
5. Koi ni Ochita Hakushaku
6. Ai no Kakera
7. Daifugou to Ningyohime
8. Sabaku no Rakuen
9. Atsui Fukushuu
10. P.S. I LoveYou

1 pessoas comentaram:

Embora ninguém tenha comentado aqui, eu senti a minha alma lavada pelo que você diz sobre a Fumi Yoshinaga e os critérios que levam certas pessoas a respeitar um mangá. Obrigada.

Related Posts with Thumbnails