sábado, 5 de dezembro de 2009

Séries mais vendidas do Japão em 2009



A Oricon liberou a lista das dez séries mais vendidas do ano no Japão e o ranking foi publicado pelo ANN. A coleta de dados foi feita entre 17 de novembro de 2008 e 22 de novembro de 2009. Só há uma série shoujo na lista, Mei-chan no Shitsuji (メイちゃんの執事), de Riko Miyagi, que teve suas vendagens catapultadas pelo dorama. Para se ter uma idéia, com a estréia da série, sete volumes do mangá apareceram entre os 30 mais vendidos na semana seguinte. E já aparecia entre as séries mais vendidas no primeiro semestre.

E a vendagem cresceu como um todo, pois, ao que parece, não existe um volume da série que tenha vendido muito coletivamente. Algo a se ressaltar, também é que 20th Century Boys, de Naoki Urasawa, não teve nenhum volume novo lançado em 2009, ainda assim, só este ano os demais volumes venderam 2.6 milhões de cópias. O domínio do ano é outra vez da Shueisha e o abismo entre One Piece e as outras séries é digna de nota.

1. One Piece - 14,721,241 (Shueisha)
2. Naruto - 6,836,494 (Shueisha)
3. Bleach - 6,471,021 (Shueisha)
4. Fullmetal Alchemist - 5,810,522 (Square Enix)
5. Gintama - 4,733,511 (Shueisha)
6. Katekyo Hitman Reborn! - 3,694,323 (Shueisha)
7. Mei-chan no Shitsuji - 3,076,659 (Shueisha)
8. Fairy Tail - 2,886,942 (Kodansha)
9. 20th Century Boys - 2,655,379 (Shogakukan)
10. Saint O-nii-san - 2,614,269 (Kodansha)

3 pessoas comentaram:

One Piece realmente merece essas vendagens apavorantes, em comparação com as outras séries de sucesso da Jump a qualidade é infinitamente superior. Eu não estou dizendo que não haja material bom na Jump, ele existe, mas não chega a fazer sucesso nem entrar nessas listagens de fim de ano.

As vendagens de Naruto, Bleach, Reborn! e Gintama estão ok.

Fairy Tail foi uma surpresa para mim, eu amo a série, mas mesmo assim não sei se ela merece tudo isso, não nesse momento com sagas tão ruins.

Olha, se não me engano já saiu até um "gaiden" chamado 21st Century Boys, a série já está mais que encerrada (só me falta ler xD).

Não consegui engolir Sei Onii-san, a ideia é ótima, mas eu não consegui curtir. É ruído demais, em 90% das piadas tem que consultar as notinhas. Ficar fazendo piadinha sobre bairro de Tokyo, comida de típica vendida em templos específicos não é o que eu chamo de humor universal. Eu me sinto como quem chega do nada em uma conversa de uma rodinha de amigos daquelas bem fechadas.

Finalizando, fico feliz por ter um shoujo na lista (na verdade a gente pode contar como se fossem 3, já que Reborn! apesar de shonen no nome é direcionado ao público feminino e Sei Onii-san também sempre aparece nessas pesquisas de mangás favoritos do público feminino), mas eu sinceramente não vejo isso tudo em cima de Mei-chan. Pelo menos vendo as noticias no ANN e em outros sites de animangá a gente mal lembra que Mei-chan existe. De qualquer forma espero que isso seja um sinal de que ele vai pintar por aqui.

Desculpe os comentários imensos, mas eu me empolgo com números.

Bem, Kadu, eu não sou a melhor pessoa para falar dos méritos de One Piece. Para mim, a série só pode ser entendida como um fenômeno japonês, seu sucesso limitado no resto do mundo aponta para isso. eu entendo como um mangá episódico ou de gags pode se sustentar, mas um mangá que não parece sair do lugar, não me comove ou toca. Detetive Conan, eu entendo. One Piece, não.

Sei Onii-san é uma delícia, mas a piada, se esticada, pode torná-lo chato. E ter fandom feminino ou autora não torna nada shoujo. Aliás, One Piece, por esse critério, seria, pois geralmente é primeiro lugar entre homens e mulheres de várias idades. Mais entre elas em algumas faixas etárias.

Mei-chan é outro fenômeno japonês e que mostra a forte ligação dos mangás femininos hoje e os doramas. Foi o dorama o responsável e eu quero sber se as vendagens vão se manter astronômicas ou não. E mais, se elas repercutem nas vendas da Margaret. De resto, não é meu tipo de mangá. Preferia ver Nodame ali... ou até Nana que não me convence, também.

Nao sabia que Mei-chan é esse sucesso todo. Vou dar uma olhada nele, pois parece ter chances de dar as caras aqui.

Valéria, tem 2 volumes de Kimi ni Todoke (9 e 10) que aparaceram na lista dos 25 volumes de mangás mais vendidos do ano, respectivamente nas posiçoes 20 e 21.

Related Posts with Thumbnails