segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Comentando o Globo de Ouro



Tinha que comentar um pouquinho o Globo de Ouro. Eu raramente assisto, acho que nunca assisti uma cerimônia completa, mas tentei. Como no Oscar e em qualquer show, o mais importante vem no fim, assim sendo, melhor ator é o último prêmio. E não se trata de tanto faz, pois é a mesma coisa que ensinar a desenhar o corpo humano usando o corpo masculino e, depois, ensinar o corpo feminino. É ir do universal para o particular e ser homem é o universal... Mas deixa pra lá, antes que eu me perca.

Não fiquei feliz, já que torcia pelo Colin Firth em melhor ator dramático, ele perdeu e o Oscar não vai para as mãos dele, claro. Aliás, deveriam dar para o Morgan Freeman... deveriam... De resto foi bem interessante ver a distribuição dos prêmios e como o trabalho de mulheres de mais de quarenta foi premiado (*sem falar nas indicações*): Meryl Streep (Indicada duas vezes em melhor atriz comédia, com Simplesmente complicado e Julie & Julia, que lhe deu o prêmio), Sandra Bullock (Ganhou atriz dramática por The blind side, mas foi indicada em comédia por A Proposta), Julianna Marguilies (Por melhor atriz dramática na TV por The Good Wife, que eu preciso parar para dar uma olhada) , etc. O site Women & Hollywood cita uma fala da Meryl Streep dizendo que a imagem de Sandra Bullock com 45 anos está sendo melhor recebida do que a dela com a mesma idade. E, comenta, que é bom ver que filmes com estrelas de mais de 40 estão sendo vistos como rentáveis. Agora resta saber se é uma bolha ou uma tendência.

De resto, foi uma surpresa para mim ver o Robert Downey Jr. levar por Sherlock Holmes. Quem diria? Enfim, para quem quiser a lista dos contemplados, ela está aqui, para cinema, e aqui, para TV. Nem preciso dizer que Avatar levou o prêmio principal, e que eu ainda não assisti o filme e nem tenho vontade de ver.

9 pessoas comentaram:

Valeria, ouça o que eu digo que é a mais pura sinceridade. E digo não só a você mais a todo mundo:

> Se você está interessada, vá ver Avatar;

> Se não está interssada, vá ver Avatar;

> Se você gosta de ir ao cinema, vá ver Avatar;

> Se você não gosta de ir ao cinema, vá ver Avatar;

> Se gosta de Ficção científica, vá ver Avatar;

> Se não gosta de ficção cientifica, vá ver Avatar;

> Se gosta de James Cameron, vá ver Avatar;

> Se não gosta de James Cameron, vá ver Avatar;

> Se estiver com a saúde em ordem, vá ver Avatar;

> Se estiver tão mal de saúde que mal consiga andar, vá ver Avatar.

Não pense que estou tentando impor uma opinião. Estou apenas garantindo, dando minha palavra do quanto o filme é bom. Talvez o melhor que você já tenha visto nos últimos 20 anos. Sou capaz até de pagar o seu ingresso se você me disser que não gostou do filme.

Meu marido assistiu Avatar. Segundo ele - e isso é repetido em todas as críticas é outra vez a mesma história de Pequeno Grande Homem, Pocahontas, Um Homem Chamado Cavalo, etc. - o que faz a diferença são os efeitos visuais.

Eu não sou fã de computação gráfica e só tolero o uso excessivo desse recurso em desenhos da Pixar. Dito isso, o que há em Avatar para mim?

Eu realmente não estou interessada.

Aposto que se ninguém tivesse te contado que o filme usa computação gráfica, você juraria que o planeta Pandora é de verdade e que existe uma raça alienígena chamada Na'vi. E pense numa raça que é ainda mais bela que humanos e elfos juntos!

Agora, se acha que a história é assim tããããããããããããããããããããããão batida (me espanta ouvir isso de Avatar, mas tudo bem), veja pela beleza do filme!

E não compare Avatar com animaçõezinhas em CG da Pixar. Elas são boas. Mas acredite: estamos falando de outro nível.

Eu até evito de falar tim-tim por tim-tim desse filme pra não contaminar as pessoas com minha opinião e pra que elas tenham à máxima surpresa, espanto e encantamento ao assistir Avatar. Se há uma coisa de que esse filme não precisa é propaganda. Apenas digo: vá ver Avatar.

Vai por mim: independente de qualquer gosto pessoal (até conheço os seu gostos, mas conheço pouco), esse filme é uma maravilha que merece ser vista. Quero ver você assistir e não sentir vontade de voltar à bilheteria e pagar de novo pelo ingresso só pela satisfação ^^

Eu assisti o GG ontem pela net e fiquei chocado com algumas premiações. Avatar para melhor filme e o melhor roteiro não ir para bastardos foram de matar, esperava também que Morgan Freeman ganhasse o de melhor ator. Agora é esperar o oscar, mas não acredito que seja diferente.

Riffael, eu realmente achava que Morgan Freeman não ganahria o GG, e acho que ele vai levar o Oscar. E por vários motivos que eu enumerei em outro post, já que talento, acho que ele já mostrou que tem em vários e vários filmes. Morgan Freeman é motivo de discordância aqui em casa. Eu o considero um ótimo ator, meu marido acha que ele é um canastrão... Acho que é implicância dele.

Quanto ao melhor filme para Avatar... Um, eu esperava por isso. Muito confete, muita babação e uma imensa bilheteria. Roteiro, pelo que disseram do filme, eu esperava que fosse para Bastardos.

Jader, você está fascinado pelo filme. Quanto a acreditar que Pandora seria real, só se eu nunca tivesse assistido TV ou se usasse LSD ou drogas do gênero. Computação gráfica é algo recente, imaginação, não é.

No mais, todas as críticas apontam para a simplicidade do roteiro de avatar, o que não é defeito, que fique claro. Até o Nerdcast. acho que você não leu, ouviu, ou assitiu nenhum comentário sobre o filme, ou então está tão apaixonado que tudo mais não importa.

Veja bem, a Pixar faz as melhores animações em CG. E mais importante, faz bons roteiros, traz novidades, rever o que eu já vi pelo visual, só se a história fosse muito, muito atrativa para mim. Avatar não me convenceu. O marketing exagerado até me afasta. Essa overdose tem efeito contrário sobre mim.

Avatar é o filme mais overrated da década. Eu assisti e curti, mas não tem nenhuma maravilha do outro mundo. Os cenários são perfeitos, os Na'vi... Nem um pouco, eles parecem aquelas formiguinhas de Vida de Inseto, só que gigantes.

É um bom filme, com personagens femininas fortes, eu recomendo a você assistir, não tem como dizer que é um filme ruim ou médio, é bom sim, mas é aquela mesma coisa que aconteceu com "Titanic", um filme bom, mas nem de longe o melhor da temporada, as pessoas acabam falando tanto que você cria uma expectativa e quando vê que o filme não é aquilo tudo se decepciona.

Acho que vale a pena ver pq é um filme com efeitos lindos, mesmo quem não gosta vai babar (apesar dos Na'vi serem muito fakes) e assistir na telona é bem diferente de uma tv. Acho que se pode dizer que é uma experiência visual totalmente nova e que vale assistir por isso.

Quanto ao Globo de Ouro, bem, esse ano estava bem fraquinho, não curti nada, acho que as melhores filmes dessa estação foram "Avatar" e "Sherlock Holmes" que são bons mas não são lá tudo isso.
Só curti saber que o ator que faz Dexter levou o prêmio, ele é ótimo mesmo.

Eu entendo o seu ponto, Kadu. Não nego que Avatar seja um filme interessante e de visual bonito. Aliás, nem é isso que eu discuto, mas o ponto que você levantou: o filme está sendo superestimado. A última vez que vi fanfarra semelhante foi com o Sr. dos Anéis. E vi os três no cinema...

mas você fala que Avatar e SH são os melhores filmes se pensamos em filmes pipoca, certo? E o Bastardos? É filme pipoca, também. O pessoal amou. eu não assisti. Tarantino desperta tudo o que de pior existe em mim. Só não ganha do velho Mel Gibson... Mas do Gibson eu ainda consigo assistir alguma coisa.

Sim, dos pipocas. Desses Avatar é o melhor de longe, o que não significa muita coisa já que não é uma obra prima nem de longe.
Visualmente é quase uma obra prima, seria se os Na'vi não fossem tão fakes. Algumas vezes vc fica pensando: Puxa, isso é tão fake!, ou: "Isso é tão ridículo!" E acaba se desligando do filme por uns segundos. Me notei pensando isso umas 10~15 vezes durante o filme. Se pensar bem, sendo um filme todo em CG e que dura mais de 3h não é tanta coisa assim.
Mas você gostaria das personagens femininas. Uma cientista que é a líder da parte científica da exploração do tal planeta, a parceira do protagonista e que mostra o planeta p ele. A Michelle Rodriguez tbm é forte, mas ela sempre interpreta ela mesma xD. Pelo menos em Avatar ela sorri, tvz só por essa raridade o ingresso valha a pena xD.

Related Posts with Thumbnails