O Lancaster me passou ontem o link de um fórum português onde está circulando um abaixo-assinado focado nos fãs de língua portuguesa e pedindo para que a desenhista de Candy Candy (*minha resenha no Shoujo House sobre a série*), Yumiko Igarashi, se desculpe com a roteirista, Kyoko Mizuki, para que as duas cheguem a um acordo sobre os lucros da série e ela possa ser relançada em formato anime e mangá. OK, eu já assinei, o texto está em inglês e em japonês, mas acho complicado essa história de “desculpas”. A questão deve envolver dinheiro grosso, muito mesmo, já que Candy Candy talvez seja o shoujo anime que mais foi exibido pelo mundo. Se perder, perde para Sailor Moon e somente. Claro, que se a série for “desbloqueada”, todo mundo ganha, seja no Brasil, em Portugal, na Itália ou na Espanha. Como não custa nada: ASSINEM! De repente, faz sim diferença. Eu queria poder ter uma edição de Candy Candy, nem que fosse em japonês puro ou em italiano. Não acredito que saia no Brasil, mas para mim, isso não é problema. Quero ver a série relicenciada pela sua importância histórica mesmo. Segue o texto que estava no fórum.
Este post é um apelo aos fãs de Candy Candy em Portugal e também do Brasil, pois sei que muitos brasileiros lêem este blog, para não deixarem a Candy Candy morrer.
Como explico em traços largos no meu site dedicado à Candy Candy, a autora dos desenhos, Yumiko Igarashi, comercializou indevidamente ilustrações e merchandising da Candy Candy desrespeitando os direitos de autor da autora do texto, Kyoko Mizuki, sem a compensar dos lucros. Esse acto resultou num longo processo em tribunal que foi decidido a favor de Kyoko Mizuki. Infelizmente como resultado ambas as editoras, a Kodansha para a manga e a Toei para a série anime, bloquearam a reedição da Candy por causa da má imagem gerada pelo processo. Com isso, os direitos internacionais de edição e distribuição também estão bloqueados e os fãs de Candy Candy, que foi um dos animes mais marcantes em Portugal no início dos anos 80, estão impedidos de usufruir novamente desta história, seja em manga traduzida, seja em edição da série em DVD.
Está a decorrer uma petição online com o objectivo de pedir a Igarashi Yumiko que faça um pedido de desculpas formal a Kyoko Mizuki e, por consequente, limpar a imagem de Candy Candy e permitir que a mesma volte a ser publicada, como muitas séries dos anos 70 e 80 têm vindo a ser e com sucesso.
A petição encontra-se aqui: Rebirth of "Candy Candy" Petition, é muito fácil e rápida de assinar e a assinatura pode ficar anónima se o desejarem. Por favor assinem pois, quem sabe, não poderá haver uma edição em português da manga!
4 pessoas comentaram:
Seria incrível ter esse mangá nas mãos!
Sinceramente, eu odiava Candy Candy na infância, mas acho que isso é mais importante do que ser um desenho que eu goste ou não: é uma questão de ética. Yumiko Igarashi não agiu de forma correta e isso vai além de um mero pedido de desculpas. Por isso acho válido, sim, que aqueles interessados na obra a pressionem. Ética profissional é algo a ser levado a sério.
Eu tenho visto esse anime e adorei. Embora eu não me lembro de tê-lo assistido na infância, "Candy Candy" é um anime que realmente vale a pena ser exibido!
Tb assinei a petição.
Ainda não tive a oportunidade de ter a obra, mas sei o quão importante é Candy Candy para o mundo dos mangás/animes.
Já assinei (acho que atualmente esta com 820 assinaturas...)
Postar um comentário