sábado, 17 de julho de 2010

Ace Wo Nerae! - Momento Nostalgia


Já falei de Ace Wo Nerae! (エースをねらえ! ) de Sumika Yamamoto um monte de vezes e todo mundo sabe que é um dos meus top mangás/animes favoritos de todos os tempos. Os acordes da primeira abertura da série de TV - e foram várias animações de Ace Wo Nerae - tocam no comecinho do Shoujocast. Daí, vasculhando no Youtube para encontrar a abertura do dorama, protagonizado pela Aya Ueto que canta uma versão da abertura original, achei um monte de vídeos legais, inclusive uma montagem com as atrizes que fazem a Reika Ryuzaki (Ochoufujin) a a Ranko Midorikawa no dorama e um vídeo de um programa japonês (*que eu não sei qual é, claro*) comentando o anime.

(Os vídeos foram tirados do Youtube.)

Vendo esse vídeo, dá para sentir o quanto série de TV era exagerada em relação ao mangá! Estava mais para torneio shounen com golpes mirabolantes do que jogo de tênis. E eles nem pegaram uns momentos mais complicados para analisar. O mangá é bem mais comedido, e o anime muda muita coisa, mas é brilhante e nisso se deve muito ao genial (*e machista ao extremo*) Osamu Dezaki. Que lástima nunca ter passado no Brasil. A série foi exibida na Itália, na Espanha e na França. Até hoje não assisti a primeira série completa, porque ninguém concluiu a legendagem. 


Eu tentei pegar os capítulos avançados em italiano, mas mudaram os nomes das personagens, abertura, tudo... Não deu. Em Ace Wo Nerae! a voz do treinador demônio, o Munakata Jin (*vejam o vídeo*) faz uma diferença ENORME. ^_^ Já o primeiro movie, que sintetiza tudo, pode ser encontrado por aí. Ele é mais fiel ao mangá em algumas passagens importantes, como aquela em que o treinador, Jun Munakata, percebe o talento de Hiromi Oka.

Melhor seqüência é quando a Hiromi sai do time, porque foi chantageada pela Ochoufujin, já que a melhor jogadora percebeu que a novata vai superá-la. Ela parece ficar semanas sem jogar, é uma angústia imensa, ela chora, tenta fazer outras coisa,s observa de longe, conversa com a Ranko, volta a treinar sozinha, daí, quando ela volta e pede humildemente para voltar e o treinador pergunta com voz trovejante "Oka, quanto tempo você ficou sem treinar?" E eu esperando 1 mês ou mais e ela diz "Três dias, treinador." Como assim três dias?! Santa distorção temporal, Batman! E ele responde "Você vai ter que me compensar por todos esses dias sem treinar." Hehe E tome tortura. ^_^ 


Mas a minha personagem favorita da série era a Ranko, a irmã do treinador. Eu bem que pensei que iriam dizer que ela era a treinadora da série Prince of Tennis. Seria uma baita homenagem e poderia ser mesmo... mas não foi. ^_^ Eu não gosto do character design da Ranko no anime. No mangá ela tinha um físico de Amazona, era alta e forte, mas sempre mantendo uma linha elegante, já no anime virou uma parede de músculos por obra do Akio Sugino, o character designer. Nos animes, ela parece uma versão feminina dos caras de Hokuto no Ken. 

No caso da Reika Ryuzaki, até hoje ela costuma aparecer entre as personagens mais bonitas dos animes e mangás de todos os tempos. ^_^ As três homenagens diretas à série que eu conheço são Gunbuster (*Óbvio "Top Wo Nerae!"*), Princess Nine e Eensy Weensy Monster. ^_^

2 pessoas comentaram:

É uma das séries que sempre tive curiosidade de ler/assisti... infelizmente, as séries antigas, tanto shoujo como shounen, raramente são divulgadas... é uma pena.

Valéria, você viu essa matéria?
http://www.jbox.com.br/2010/07/16/jbc-anuncia-avalanche-de-novos-mangas/
E realmente, não existe shoujo no vocabulário da JBC (tinha esperanças que Skip Beat estivesse no meio dos lançamentos, mas... ¬¬).

Juliana, eu vi os lançamentos. Decepcionante, sem dúvida. Mas estou esperando para comentar, porque quero confirmar se esse Code Geass não é o mangá shoujo da Asuka. A JBC ainda não em confirmou.

Related Posts with Thumbnails