sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Literatura para jovens adultos não é mais somente para os "Jovens"



Uma colega postou o link para essa notícia no Twitter. Não vou dizer que concordo com essa ovação toda à literatura para jovens adultos, como se ela fosse mais profunda e tudo mais, de qualquer forma, ela é atraente e, como o artigo bem salienta, o cinema ajuda. Foi depois que assisti o terceiro filme de Harry Potter que decidi ler os livros e, sim, eu sou fã e li toda a série. O que não me torna fã de literatura para jovens adultos como um todo. Só lobotomizada eu encararia, por exemplo, a série Crepúsculo. De qualquer forma, se está dando lucro, o mercado agradece, e se está formando leitores, os professores, como eu, também agradecem. Quem quiser ler a matéria em inglês, ela está aqui.

Literatura para jovens adultos não é mais para os "Jovens"

Publicado em 22 de setembro de 2010:
Maggi Normile

Dez anos atrás seria considerado imaturo e tolo para um adulto ler um romance direcionado para adolescentes. Entretanto, em 2010 isso é completamente natural encontrar uma mãe lendo a saga “Crepúsculo” ou um executivo pegando o metrô enquanto lê “Harry Potter”. Vá a qualquer livraria e não verá somente crianças lendo com atenção na seção para jovens adultos. Nas universidades você pode encontrar disciplinas inteiras devotadas à literatura para jovens adultos.

Nos últimos anos, graças à J.K. Rowlind e sua série Harry potter, a literatura para jovens adultos ganhou força entre os leitores adultos. Enquanto algumas pessoas podem não fazer idéia de quem sejam Stephenie Meyer, Suzanne Collins, Scott Westerfeld, Libba Bray, ou Rick Riordan, para aqueles que lêem livros para jovens adultos, eles são apenas alguns dos autores importantes que qualquer fã do gênero precisa ler. Segundo o Los angeles Times, a venda de títulos adultos em capa dura patinou nos 17,8% na primeira metade de 2009 em comparação com o mesmo período de 2008, enquanto os títulos para jovens adultos cresceram em 30,7%.

Traci D. Haley, 31, é a moderadora de uma comunidade online popular a yalitlovers, que hospeda um blog popular e um livejournal. Gabando-se de ter mais de 1300 membros e crescendo dia a dia, a comunidade não é somente para adolescentes de 14 e 15 anos. Na realidade, muitos de seus membros têm 30, 40 e mesmo 50 anos. Haley explica o que a atrai na literatura para jovens adultos. “Para atrair adolescentes, especialmente os leitores relutantes, que freqüente são descritos hoje como jovens adultos,” ela diz, “escritores tem que ir ‘direto ao assunto’. Livros para jovens adultos são muito mais concretos e cheios de retórica do que aqueles para os adultos. Eles vão direto à ação. Eles freqüentemente também tocam mais em temas espinhosos do que os livros para adultos porque essas questões são aquelas que os adolescentes querem ler sobre.” A antiga funcionária de uma biblioteca para adolescentes também aponta algumas idéias preconceituosas que alguns têm sobre livros para jovens adultos. “Eu não tenho como dizer quantas vezes eu recomendei um romance para jovens adultos, somente para receber um olhar condescendentes de um adulto e então o deboche ‘Este é um livro INFANTIL.’ Muitos adultos acreditam nisso, porque o material é para “adolescentes” [Nota: ela usa “kids”, não lembro de similar em língua portuguesa.], isos significa que não tem roteiro, que eles não vão conseguir se identificar com as personagens, e que a qualidade da leitura será muito baixa.”

Megan R., 26, é membro da yalitlovers e diz que, para ela,, “Autores de livros para jovens adultos tem mais imaginação do que autores adultos” enquanto Christine Bennett, 33, outro membro da yalitllovers, diz que gostam do gênero porque “Eu acredito que as emoções das personagens parecem mais sinceras e honestas conforme eles tentam amadurecer e resolver os problemas que aparecem.” Lizzie Skurnick, 36, que resenha ficção adulta para publicações como a Publishers Weekly e Time Magazine, parece concordar, dizendo que livros para jovens adultos são “mais vibrantes” do que muitos títulos adultos, “com melhores roteiros, melhores caracterizações, e uma melhor construção do mundo.” Lev Grossman, um critic literário da Time Magazine explica de forma simples: “Eu acredito que a ficção para jovens adultos é uma das poucas áreas da literatura na qual a narrativa realmente mostra sua força.”

Uma das razões para o crescimento da popularidade da literatura para jovens adultos é a indústria cinematográfica, graças aos filmes de “Harry Potter” e “Crepúsculo” que estouraram nas bilheterias. Nós também vimos "Percy Jackson & The Olympians" e "Sisterhood of the Traveling Pants" na tela grande, e parece que "The Hunger Games" de Suzanne Collins e "Uglies" de Scott Westerfeld também atraíram a atenção dos figurões de Hollywood. Muitas pessoas que nunc aprestaram atenção ou não sabem nada sobre literatura para jovens adultos estão indo ao cinema e tomando contato com ela, descobrindo então que a histórias para jovens adultos não é imatura ou simplista.

O gênero é tão popular que mesmo autores adultos muito conhecidos como James Patterson e John Grisham estão escrevendo agora literatura para jovens adultos, enquanto você pode encontrar recomendações de autores como Stephen King na capa de alguns livros para jovens adultos incluindo a série "The Hunger Games" de Suzanne Collins. Com uma gama de temas para escolher incluindo romance, fantasia, mistério, ficção histórica, ficção realista, ficção científica e humor, a literatura para jovens adultos é uma força que não pode ser ignorada.

YALitLovers Community, Livejournal.com
Susan Carpenter, Young Adult Literature Comes of Age, Los Angeles Times

Pamela Paul, The Kids' Books Are All Right, New York Times

3 pessoas comentaram:

Concordo em partes. Alguns livros para jovens adultos têm um texto tão bom e bem escrito, que todos deveriam ler. Contudo, alguns são decepcionantes.

Como todo o tipo de literatura. Mas é o tipo de matéria que quer vender o seu peixe. :)

Valéria, preciso aproveitar a oportunidade para recomendar uma das séries de livros recomendados pela matéria que, na minha humilde opinião, é muito boa!

"The Hunger Games", de Suzanne Collins faz parte de uma trilogia e o primeiro livro foi lançado no Brasil há alguns meses pela Rocco como "Jogos Vorazes". O argumento central é tipo "Battle Royale", mas o governo tirânico fica nos (ex-)Estados Unidos, o torneio é um reality show e a protagonista é uma garota, Katniss Everdeen.

Eu li os três livros em inglês e me surpreendi com eles. Não são perfeitos nem vão mudar sua vida, mas são livros coesos, bem elaborados e um pouco viciantes!

Além disso, ele promete fazer barulho: já tem um fandom bem grandinho (direcionado em grande parte por Stephenie Meyer, mas Stephen King também elogiou o 1o livro) e o filme já tem produtora e roteiro escrito pela própria Suzanne Collins.

Related Posts with Thumbnails