sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Obra de Dale Messick será republicada em edição de luxo nos EUA



Segundo o ICV, a Hermes Press comprou os direitos de publicação da mais importante personagem de Dale Messick – uma das quadrinistas americanas mais bem sucedidas – Brenda Starr, a repórter. Segundo o site, serão vários volumes reunindo as tirinhas da personagem a serem lançadas a partir de 2011, o primeiro terá o nome de Brenda Starr, Reporter by Dale Messick: The Collected Daily and Sunday Newspaper Strips. Se entendi bem, serão lançadas tanto as tiras em cores, iniciadas em 1940 e publicadas aos domingos, quanto as preto e brancas, que saiam diariamente a partir de 1945. Messick foi a primeira mulher a ter uma tira publicada via syndcated (*aquele sistema que distribuía e redistribuía tiras de quadrinhos para todos os jornais americanos e mesmo no resto do mundo*). Messick começou sua carreira desenhando cartões, enquanto montava seu portifólio com quadrinhos, mas para começar sua carreira teve que mudar seu nome de “Dalia” para “Dale”, que tinha um ar neutro, simplesmente para que os editores se dessem ao trabalho de olhar se portifólio pensando que era um homem. Messick faleceu em 2005 e, infelizmente, o mercado de quadrinho no Ocidente não mudou tanto assim como deveria em relação ao acolhimento das mulheres quadrinistas. Eu postei alguma coisa sobre ela quando da sua morte, e tem o verbete da Wikipedia, também. Infelizmente, os volumes de Brenda Starr serão bem carinhos, já que a edição é de luxo, 60 dólares não é um preço estimulante, não.

3 pessoas comentaram:

Esse tipo de material de tiras clássicas costuma custar nessa faixa. As coleções de tiras de Terry e os Piratas e Ferdinando custam 50 dólares, as do Príncipe Valente (que tem edições com menos páginas mas em formato maior) custam 40 dólares.

A questão é que a Hermes não é uma editora confiável como Fantagraphics ou IDW, que fazem um bom trabalho de restauração de material. É possível que as edições custem 60 dólares e, ainda assim, não sejam muito boas.

Sim, sim... Eu imagino que o preço esteja OK, pelo tipo de material. Mas obrigada pelo toque a respeito da editora, Hunter. Eu não conehcia a má fama. :)

Curiosamente anunciaram agora mesmo que a tira será descontinuada. Parece que as autoras atuais vão se aposentar (uma delas é a ótima desenhista June Brigman, que você pode lembrar das primeiras histórias do Quarteto Futuro) e o syndicate não se interessou em contratar alguém para substituir. Não é a primeira tira clássica em que isso acontece...

Enfim, quanto à questão da Hermes, vi no site deles que eles publicarão o Male Call do Milton Caniff em Abril do ano que vem. Como eu não vou perder a oportunidade de comprar isso, terei a chance de verificar em primeira mão a qualidade das suas edições.

Related Posts with Thumbnails