quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Alguns dos meus brinquedos favoritos...


Hoje é Dia das Crianças e, bem, decidi fazer um post sobre meus brinquedos favoritos. Decidi escolher essa boneca de vinil da Estrela e a família “Mundo Feliz” da Trol. Enfim, ao contrário de boa parte das crianças que conheço hoje, quando eu era pequena ganhávamos bons brinquedos somente duas vezes por ano, no Dia das Crianças e no Natal. De resto eram aqueles brinquedos de plástico que vinham com doces e afins. Alguns eram bem legais e eu gostava bastante. Aniversário, era para ficar feliz de ter a festa (*coisa que eu abriria mão sem problema depois dos meus sete, oito anos*), segundo minha mãe, já era o presente. Só comecei a ganhar presentes específicos de aniversário quando meu irmão caçula começou a exigir os dele, democraticamente o direito foi estendido a mim. Happy me! Até que ganhei uns presentes legais de aniversário, mas não vou falar deles.


Enfim, eu sempre gostei de casas de boneca e era fascinada por cogumelos fofinhos – não os que nasceram no rodo lá de casa e me fizeram ter pesadelos, mas aqueles como os dos Smurfs – daí, quando descobri essa coleção “Mundo Feliz” que juntava tudo que eu gostava: casa de boneca, carro, e bonecos que cabiam na minha mão e, quando minha mãe permitia, podiam ser levados para qualquer lugar sem dificuldade. No fim das contas, eu ganhei a casa e outras traquitanas da série e meu irmão, também. Brincávamos juntos, eu cedia a casa para ele e montava minha casa de boneca com caixas de sapatos e outras coisas “criativas”, era bem legal. Juntávamos playmobil, bonecos da coleção “Mundo Feliz”, comandos em ação, bonecas que vinham com doces e montamos um universo de história que chamávamos de cogumelistas. Acho que ganhei a casinha com sete ou oito anos e brinquei muito nesse universo junto com o meu irmão e um primo que era meu vizinho. ^__^ O cogumelo está na casa dos meus pais até hoje.



Já o bonequinho de vinil, ganhei quando era bebê, acho que antes de ter um ano de idade. Não achei uma foto da boneca idêntica a que eu tinha, mas acho que o meu era dessa série que aparece na foto. Era vermelho, do apito eu nem me lembro, eu chamava de Pedrinho. Um dia, umas meninas, alunas da minha mãe, foram brincar lá em casa. Eu tinha uns 4 anos na época. Sei que as meninas, que eram mais velhas, se desentenderam comigo e com minha melhor amiga de sempre, a Néia. Elas foram embora e o boneco sumiu. Sei que chorei muito, muito mesmo. Minha mãe me comprou outro. Não tinha vermelho, veio amarelo. Eu não brincava com a boneca. Um dia, semanas depois, estava na varanda, vi uma menina subindo nossa rua com meu Pedrinho. Estava sujo, eu estava longe, mas reconheci. Fui chamar minha mãe. Ela pegou a boneca amarela e foi atrás da menina. A garota era muito pobre e tinha achado meu boneco na vala. Tinha sido a vingança das garotas que tinham vindo brincar comigo... minha mãe ofereceu a boneca novinha, a menina ficou muito feliz e devolveu a boneca suja de esgoto. Depois de devidamente desinfetada, ela voltou a fazer parte da minha vida e lá continuou por muitos anos. Acho que também está lá na casa dos meus pais junto com a Amiguinha, a casa de cogulemo, a Jane-Jenny (*chamada por aqui de Mãezinha, a minha veio de fora do Brasil, fruto de uma das viagens do meu tio marinheiro*) e outros bonecos que sobreviveram à chacina promovida pelo meu pai que, quando eu estava na faculdade, juntou boa parte dos meus brinquedos e mandou sabe-se lá para aonde...

É isso! Que post chato de Dia das Crianças, não é? Só faltou falar que meu avô, quando morava com a gente, adorava me atazanar dizendo que o feriado era pro causa da Padroeira e não por causa de nós, crianças. Eu me aborrecia, mas ele estava certo. Infelizmente, hoje não seria feriado se fosse somente para comemorar a existência de meninos e meninas, a quem desejo um feriado muito divertido. Pudera todos terem casa, brinquedos e uma mãe que corresse atrás da sua boneca favorita morro acima e ainda desinfetasse a danada só para te fazer voltar a sorrir. ^__^

9 pessoas comentaram:

AH, eu lembro muito da minha infãncia.

Como minha familia era de agricultores e moravamos longe de tudo. Presente mesmo só no natal.

Aniversario e dia das crianças eu ganhaval esses brinquedos de plasticos ou algo que meu pai ou meus primos mais velhos faziam para mim.

(tenho um primo com habilidade manual incrivel, ele vivia fazendo robos de combate a base de caixas de papelão, eu e os outos primos nos divertiamos por horas)]

alem disso na epoca eu os amigos podiamos sair e correr pelas plastações e bosques e ficar fora de casa até a tarde sem que ninguem fica-se desesperado

(mas a partir das 18 quando escurecia tinhamos que correr para dentro, afinal, era a hora que lobisomens, mulas sem cabeça, o velho do saco, etc começavam a rondar pelas estradas e matas, rs)

eu tento não ser saudosista. meus sobrinhos tem acesso a coisas incriveis, mas lamento que eles tenham que ficar tão presos devido a insegurança, e tb que muitos brinquedos ja venham totalmente prontos, deixando pouco espaço para a imaginação.

Também só ganhava presente no dia das crianças, natal e aniversário. Sou um pouco mais nova e o hit das meninas na época era a Barbie. Adorava e vivia a loura e seus acessórios. Ganhava mais as genéricas: lembro de uma que o meu avô me deu, que era careca e vinha com várias perucas. E da minha Jasmine (do filme do Alladin) que ganhei de Natal. A pouco tempo dei todas as minhas bonecas para a filha e sobrinhas do porteiro; só restou uma, de pano, que ganhei há pouco tempo, quando não tinha mais idade para brincar de boneca.
Engraçado esse seu post, porque, na semana passada, vi Toy Story 3, e me emocionei com o final. Fiquei pensando nas bonecas que eu dei a pouco tempo.

Não achei chato. Adoro esse tipo de post, de lembranças.
Meu presente de dia das crianças favorito eu não lembro, embora tenha ganhado muito, até mesmo quando deixei de ser criança... Mas tenho uma noção que geralmente eram discos da Xuxa, que eram lançados em setembro/outubro.

Me lembro que eu cheguei a ter um boneco Falcon. :)

http://img212.imageshack.us/img212/8669/falconnp2.png

Nossa, isso me fez lembrar que eu fazia casinhas com caixas de remédios x'D

Não lembro de nenhum brinquedo que eu tenha ganhado nessa data.. mas lembro de uma infância feliz XD

Acho que o presente que eu mais gostei de ganhar quando pequeno foi um super nintendo XD. Eu já peguei essa fase que crianças só pensavam em video games. Pobre do meu pai... Só me deu esse video game porque eu fiz muita pirraça. Eu era muito mimadinho e queria ter o mesmo game que meu melhor amigo da época tinha, aí meu pai acabou sedendo aos encantos dessa criança horrível que eu era. E não estou exagerando. Eu era o bully da turma e tinha uma personalidade bem mais forte que hoje em dia. Logico que não sinto falta de ser um bully, mas sinto falta de ser um ser humano um pouco mais altivo.

Olá Valéria, eu adorei o post. Fiquei lembrando também do que eu mais gostava de ganhar e eram certamente Barbies e as bonecas da Moranguinho. Eu sempre pedia Barbies com cabelos de cores diferentes para a minha mãe, principalmente de cabelo preto como o meu. E a coleção da Moranguinho, eu só não tinha o Limãozinho...eu sempro lembro disso...rs
E este cogumelo me lembra um morangão que eu tinha...

Muito legal esse post e seus comentários. =D

Como meu níver é perto do Dia das Crianças, mamãe fazia um combo e me deixava escolher algo mais caro. Lembro que, numa negociação dessas, choraminguei o suficiente para ganhar um Super Nintendo. A partir desse dia, quase todo presente se resumia a cartuchos de jogos.

Tive minha época Barbie também. A mamãe comprava umas louras genéricas e eu mesma fazia as roupinhas. Lembro de ter ganhado do meu tio uma sala de jantar, com tacinhas e pratinhos. Confesso que não tinha paciência para brincar de boneca, mas eu gostava de montar a casinha.

Dos meus brinquedos, acho que só restam uns bichinhos de pelúcia. O resto, dei tudo para uma vizinha quando chegou a adolescência (e o SNES).

Adorei seu post! Encontrei vasculhando a internet atrás da Casa Cogumelo. Você tem interesse em vender a sua? De qualquer forma, parabéns pelo blog! Sucesso!

Related Posts with Thumbnails