quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pyuri-tan ou a antropomorfização não tem limite


Em seus mangás, ou na propaganda, os japoneses são capazes de antropomorfizar, isto é, dar forma humana, a qualquer coisa, Hetalia: Axis Powers (ヘタリア Axis Powers) é um dos exemplos mais famosos, mas há outros, muitos outros... Carros, Estações de Trem, Chicletes... Enfim, o Rocket News 24 noticiou que  o tradicional jornal Christ Weekly, ou Christ Shimbun, um semanário com mais de 70 anos destinado à comunidade cristã japonesa lançou um quadrinho que tem como protagonista a versão antropomorfizada do Puritanismo, daí, Pyuri-tan. “tan” sendo uma versão mais carinhosa ainda do sufixo “chan”, segundo o RN24.


A heroína propagandearia as virtudes dessa corrente protestante derivada do Calvinismo e marcada pela austeridade, modéstia no vestir, e uma busca pela vivência estrita do evangelho no dia-a-dia.  Obviamente, pela cara do mangá 4-koma, tudo com muito humor.  A menina usa óculos, tem tranças e se veste de forma muito comportada.  E, como não poderia deixar de ser, há outras antropomorfizações.   O irmão mais velho de Pyuri-tan é o Protestantismo Reformado (Calvinismo???).


O RN24 diz que a personagem foi muito bem recebida e que suas aventuras aparecem na segunda e na quarta semana do mês.  Nas outras semanas, o mangá do jornal se chama Kyokaige, de Kyokai Ranger.  Kyokai é igreja... Percebem que é um super sentai com somente uma garota?  Um... Enfim, Pyuri-tan parece ter conseguido vários fãs, um deles, citado na matéria, fala até em se converter... :)

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails