sábado, 28 de janeiro de 2012

Novo anime shoujo anunciado e algumas considerações sobre algo que está me aborrecendo



A notícia é de ontem, estava no La Ventana de Saouri 2.0 e somente hoje saiu no Comic Natalie. Shirokuma Café (しろくまカフェ), mangá de Aloha Higa publicado na revista Flowers, será lançado em abril no Japão. A série gira em torno de um café (*vide o título*) que pertence a um urso polar e é visitado regularmente por um pingüim, um panda e um coala, e, provavelmente, outros bichos.

Aproveitando o ensejo, vou comentar uma coisa que vem me incomodando faz algumas semanas. Shirokuma Café é publicado na mesma revista de Sakamichi no Apollon (坂道のアポロン), que muita gente está dizendo que é josei. Nana (ナナ), Ōoku (大奥), Himitsu - Top Secret (秘密 -トップ・シークレット-), Sakamichi no Apollon são shoujo mangá, porque saem ou saíram em revistas shoujo. Poderiam estar em revistas josei? Sim, mas não foi o caso. Agora, aliás, virou moda muita gente dizer que mangás shoujo interessantes, inovadores e/ou densos são josei, como se shoujo se reduzisse a material ruim, inexpressivo e repetitivo. Há quem faça essa associação sem má fé, ou por desconhecer a revista na qual o título é publicado, mas vejo muita gente, fãs de mangás femininos, se desfazendo do shoujo. Parece que virou atestado de maturidade desqualificar o shoujo mangá para mostrar que cresceu. Curiosamente, basta apertar um pouquinho para descobrir que a maioria dos entendidos:
1. Leu muito pouco shoujo, conhece só meia dúzia de shoujo escolares, mas acha que já esgotou todo o gênero.
2. Não sabe japonês ou sabe muito pouco, logo, teve muito pouco acesso aos mangás josei, já que scanlations são raras. Mangá josei de verdade, normalmente, é só kanji com pouquíssimo kana como suporte.
3. Para piorar, não sabe nem inglês para ler scans que eventualmente pipocam por aí.
Enfim, se você simplesmente se confundiu, ou, como eu, acredita que determinados mangás poderiam ser josei sem problema, não se sinta ofendida pelo que escrevi, porque não é para você. O que me incomoda é a imaturidade de algumas fãs e a forma como repetem certas coisas por aí, depreciando todo um gênero de mangás que produziu e continua produzindo de tudo, desde material inesquecível, revolucionário, surpreendente, até o pior lixo... Mas isso, vocês encontram no josei, no BL, no seinen, no shounen...

Um adendo ao post, que não muda em nada o que eu escrevi, porque a idéia geral permanece: Parece que decidiram recategorizar a revista Flowers nos sites informativos. Agora, tanto no Comipedia, quanto na Wikipedia, ela aparece como josei. Já na página da editora, todas as revistas femininas, todas mesmo, estão sob o rótulo de Josei Comic Shi (女性コミック誌). Se formos pelo rótulo, até a reivsta Ciao é josei. No ranking da Taiyosha - que não é lá muito preciso, eu sei - os mangás da revista Flowers e da Petit Comics sempre entram em shoujo e, não, em josei. Se os japoneses recategorizaram a revista, é coisa recente, vou ver se o Comipedia mudou a Petit Comic de categoria, também, porque antes, até algum momento de 2011, era shoujo. Lembram que eu vivia reclamando disso? Pois é... Me parece mais que os sites ocidentais decidiram fazer isso deliberadamente. Precisava colocar a informação, para ser justa com as leitoras e leitores. Estou dando as fontes e eu sempre uso a Comipedia. De repente, eu é que estou surtando... A idéia geral do post, que é esse discursinho fácil de que josei é bom, maduro, inteligente, whatever e shoujo não é, continua de pé. Firme e forte.

7 pessoas comentaram:

Sendo sincero: esse tipo de coisa acontece na ala shonen/seinen também. Não foi a toa que eu no tezuka day escrevi aquele desabafo: tem gente que considera obras como Kimba e Astro Boy menores. Sério.

É, infelizmente, esse absurdo é recorrente em diversos âmbitos do anime/mangá.
É um fato deplorável que ocorre mesmo em relação à literatura: são inúmeras as pessoas que consideram as Literaturas Infantil e Juvenil menores simplesmente por serem destinadas a um público mais jovem. É muito triste observar que uma pessoa que foi criada lendo tais literaturas, que iniciou-se no mundo da leitura por elas e de lá caminhou para outras desdenhe tão enfaticamente de obras que são tão expressivas por puro preconceito. Lastimável...

Nossa, eu estava achando que Sakamichi no Apollon era josei já que em todo lugar que eu lia as pessoas comentando dele só se falava em josei. Eu nunca sei em que revista os mangás são publicados então nunca me preocupo com as classificações de gênero mas é bom saber de algo assim e poder informar outras pessoas da confusão que estão cometendo!

Realmente, já vi vários shoujo sendo categorizados como josei, lembro agora de Basara e Mars como exemplos. Isso também ocorre com shounen, como disse o Alexandre Lancaster, Akumetsu por exemplo é um shounen que frequentemente é chamado de seinen por ser violento e ter um roteiro inteligente, como se isso fosse exclusividade de mangás adultos.
Mas uma dúvida que eu tenho, a revista Flowers é shoujo ou josei? Porque no Baka-Updates já vi mangás da revista receberem as duas classificações, como não sei japonês não sei se a revista é kanji puro ou não.

A Flowers é uma revista shoujo.

Curiosamente, parece que foi recategorizada: http://www.comipedia.com/magazine/flowers Só que, até pouquíssimo tempo atrás, estava como shoujo. Os mangás da flowers entram como shoujo na Taiyosha e na página da editora estão como 女性コミック誌 (josei Comic Shi), mas, até aí, nada, porque todas as revistas femininas da editora, inclusive a Ciao, estão na lista.

Eu vejo por um outro lado também: as fãs de shoujo estão crescendo ~em número e idade~ e nem sempre são "nerds" em mangá para usar o termo corretíssimo pra apontar as histórias de que gostam agora. Não acho isso o MAIOR absurdo do mundo. É tão normal nesse percurso de "ser adulto"...renegar o passado =P. Além disso, como pra mim as classificações das revistas me parecem ainda mais confusas e arbitrárias com a reformulação apontada no post, e por eu não dominar o inglês, muito menos o japonês, me senti meio ofendida com o post. Acho que é melhor eu dar uma diminuída nas visitas do Shoujo café e estudar mais idiomas... =( Mas entendo a colocação de não se desprezar o material, pois além de você conhecer outras línguas e por isso ser mais informada, todos que a leêm sabem que é uma postura ética sua estar sempre apontando os preconceito de gênero. Mas cuidado aí com a dureza nessa questão, suas palavras doem mesmo quando você está aborrecida, tanto que resvalam onde não precisava... >.<' Beijos!

Related Posts with Thumbnails