domingo, 18 de novembro de 2012

Valmont, de Chiho Saito, licenciado na França



Já tinha comentado aqui o mangá Visconde Valmont ~Ligações Perigosas~ ou Shishaku Valmont ~Kiken na Kankei~ (子爵ヴァルモン~危険な関係~), de Chiho Saito. Trata-se de uma série publicada na revista Rinka (*agora, Zoukan Flowers*) e que contou com dois volumes. Licenciado na França, o primeiro volume sairá por lá no dia 9 de janeiro pela editora Soleil. O chato é que eu encomendei o meu volume #2 na Yes Asia e nunca recebi. Segundo eles, o mangá foi reenviado, mas nunca chegou para mim... precisarei encomendar de novo com a Fonomag.  

Valmont é um mangá com uma arte muito bonita e que bebe esteticamente tanto no filme Valmont (1989), com Colin Firth no papel título e Annette Bening como a Marquesa de Merteuil, quanto no superior Ligações Perigosas (1988), protagonizado por John Malkovich, Glenn Close e Michelle Pfeiffer, com Uma Thurman e Keanu Reeves no elenco de apoio.

Chiho Saito é uma mangá-ka que ainda precisa receber a devida atenção no Ocidente.  Fora a Itália, que publicou várias de suas obras, acredito que mesmo na França só tenha saído algumas obras-chave, como Utena.  Ou seja, ainda que no Brasil tenhamos esse mercado pífio, nem sempre estamos tão atrás assim de mercados ocidentais muito maiores.  Este ano Chiho Saito merecia que uma de suas obras virasse animação ou dorama, afinal, ela está completando 30 anos de carreira.

1 pessoas comentaram:

Uau, parece imperdível! Fico chateado imaginando por que outras obras dela não vem pra cá. Amo o traço dela!
Takamura do blog: Tatsu Dream

Related Posts with Thumbnails