segunda-feira, 15 de julho de 2013

Este post era para ontem, mas...


Ontem foi aniversário de morte da personagem Oscar François de Jarajayes, protagonista da serie A Rosa de Versalhes/Berusaiyu no Bara (ベルサイユのばら).  Como sou fã do mangá (*e do anime, também, e das montagens do Takarazuka, e...*), não poderia deixar de postar.  Selecionei toda a seqüência da morte de Oscar, que acontece durante a tomada da Bastilha, quando a personagem, liderando seus soldados, apóia o povo sublevado de Paris.  A seqüência é belíssima e mostra bem o refinamento da arte da autora, sua capacidade de mostrar as emoções através de seu desenho.


Segundo as informações da época, a morte (*mais do que esperada*) de Oscar gerou forte comoção entre as leituras japonesas, com aulas sendo canceladas nas escolas e tudo mais.  Riyoko Ikeda chegou a receber de uma "fã", uma carta com uma navalha dentro instando a autora a se matar, já que não tinha tido pena nem de André (*morto na véspera do 14 de julho*), nem de Oscar.  Essa historinha é contada em um documentário sobre a importância da Rosa de Versalhes para o Teatro Takarazuka.  Antes que alguém pergunte mais uma vez: não acredito que lancem o mangá no Brasil, mas, como tudo é possível, quem sabe?

1 pessoas comentaram:

Valéria, você sabe me dizer onde posso baixar o mangá em português? Como não sei se o anime é fiel ao mangá fico com receio. Achei muito interessante a história e quero ver! ^^

Related Posts with Thumbnails