quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Mangá sobre a Faraó Hatshepsut na revista Harta


A revista Harta (*antiga Fellows*) é a casa de Kaoru Mori, e abriga, também, outras mangá-kas bem competentes, além de um conteúdo meio que alternativo.  Pois bem, o Comic Natalie trouxe uma matéria sobre a última edição da revista e um booklet da Kaoru Mori que viria de brinde.  Sim, isto é muito legal, sem dúvida, mas o que me chamou a atenção foi uma imagem de um mangá chamado Aoi Horus no Hitomi (碧いホルスの瞳) de Chie Inodou.  Uma mulher vestida com as roupas de faraó... Seria um mangá sobre Hatshepsut???????  Sim, é isso!


Estava na dúvida, mas a Patrícia me passou o link de um blog japonês chamado Ohtanouen no qual o autor ou autora comentava as séries da última edição da Harta.  Em suma, teremos uma série sobre a monarca da 18ª Dinastia, primeira mulher a governar o Egito como faraó.  Para quem não conhece, Hatshepsut era filha de Tutmés I e esposa de seu irmão, Tutmés II.  Sim, como o faraó tinha que ser filho da filha de faraó – ou era esperado que assim fosse – era comum que os governantes do Egito se casassem com irmãs, ou mesmo filhas e netas.  Quando seu irmão-marido morre, Hatshepsut se torna regente de seu sobrinho, ainda uma criança, Tutmés III, no entanto, com o passar dos anos, usurpa o trono e se investe dos signos do faraó, governando até a sua morte.  Depois disso, Tutmés III reina em seu próprio nome e tenta apagar da história o nome de Hatshepsut.  O resuminho do mangá fala que Hatshepsut foi obrigada a casar, tinha vocação para ser guerreira e faraó, mas enfrentou restrições por ser mulher.  Enfim, espero que façam scanlations.  Sendo seinen, de repente, até rola.

4 pessoas comentaram:

Ah, eu lembro quando o professor falou dela nas aulas de História. Ele disse que era sua personagem histórica feminina favorita, que tinha sido uma grande mulher!
Irritante é que fui dar um search e percebi que na Wikipedia ela é descrita assim: 'foi uma esposa, regente e faraó'. Nessa estúpida ordem, sendo que ela é famosa exatamente por ter sido faraó e não esposa :(

A Wikipédia é uma fonte formal e por isso colocaram em ordem cronológica

Não faz sentido esse argumento em relação à Wikipedia.

Foi mãe adotiva de Moisés. Ela era herdeira da dinastia e mulheres não assumiam a dinastia. Então casou-se com seu meio irmão Tutimes II. Tutimes tinha um filho chamado Tutimes Tutimes II morreu e até seu enteado crescer ela foi faraó regente e dizem que era uma mulher além do tempo. .
Se Moisés tivesse ficado com os egipicios seria o faraó . A mãe de Hatshepsut foi Amosis , estudiosos acreditam que o nome de Moisés vem de uma homenagem.

Related Posts with Thumbnails