quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Shoujo mangá clássico sobre um ninja comilão ganha continuação na revista You


Esse post está sendo escrito com aquele sentimento de prazer de quem acabou de descobrir algo novo, já que eu nunca tinha ouvido falar de Iga no Kabamaru (伊賀野カバ丸), mais ainda, não me lembro de ter ouvido falar de nenhum mangá shoujo protagonizad por um ou uma ninja.  Vamos lá, então!

O mangá original de Yuu Azuki foi publicado entre 1979 e 1984 na revista Betsuma e na Margaret, quando esta ainda era semanal.  O protagonista da história foi criado em um lugar ermo e montanhoso na província de Iga, no Japão, praticamente sem contato com outras pessoas e faz o tipo “bom selvagem”.  Seu nome é Kagemaro (sombra total), mas seu apelido, por conta de sua fome insaciável e péssimos hábitos à mesa, é Kabamaru (boca de hipopótamo).  



Um dia, o avô de Kabamaru morre e ele é levado para Tokyo por uma senhora idosa amiga do velho falecido.  Pela primeira vez, Kabamaru vai para a escola, pela primeira vez, ele encontra outros adolescentes e, especialmente, garotas.  Confusões sem fim se sucedem e o jovem acaba sendo pego no meio de uma tradicional rivalidade entre escolas particulares.

Iaga no Kabamaru teve 12 volumes, sei lá quantos gaiden, além de anime para a TV em 1983 e filme live action.  Com tudo isso, eu nunca havia sequer visto menção à série... A graça é que abri essa notícia do Comic Natalie e fui folhear uma enciclopédia de shoujo que comprei e não comentei no blog.  Boom!  Lá estava Iga no Kabamaru na lista de melhores séries dos anos 1970... Quer dizer, da transição, pelo menos.  Olhando o anime – e ele está todo legendado em inglês no Youtube – vejo ecos de Haikara-san ga Toruh (はいからさんが通る), mas, também, proximidade com o estilo de Rumiko Takahashi.  A música é definitivamente anos 1980, no estilo do primeiro anime de Glass Mask (ガラスの仮面).


Eu não vi nada do mangá, mas o primeiro episódio do anime abre com a morte – e a velha amiga sentiu-se tragada pela terra ao saber do ocorrido – e os funerais do avô do garoto.  Kabamaru entra voando pela janela, como uma sombra veloz, e rouba a comida do altar fúnebre.  O povo da vila vai atrás dele e o captura para linchá-lo por desrespeito.  A velhinha o salva e o leva para Tokyo.  E as confusões seguem em ritmo frenético.  Se ninguém me avisasse que era shoujo, eu não saberia, porque não há nenhuma pista visível, nada que indique a origem.



Se entendi bem o CN, a série está send republicada no Japão.  O primeiro volume original veio como brinde com o edição #11 da YOU e uma continuação, com um primeiro capítulo de 32 páginas, está na revista com o nome de Iga no Kabamaru★Sorikara (伊賀野カバ丸★そりから).  Para quem quiser, os torrents para baixar o anime estão aqui.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails