sábado, 31 de outubro de 2015

Obra de Macoto Takahashi ganha mega exposição no Japão


Um dos motivos pelos quais o Shoujo Café ficou lento (*foram dois dias esta semana sem postagens*) foi a necessidade de arrumar tempo para terminar um artigo.  Terminado e enviado (*só não sei se será aceito*), tenho que selecionar de quase 30 páginas aqui abertas, quais notícias ainda vale a pena postar, isso, claro, se não tiver que escrever nada urgente para o blog.  O ENEM (*1-2*) foi urgente, por exemplo.  O caso do apelo da representante da ONU à respeito dos mangás pedófilos, idem.  De qualquer forma, foi engraçado abrir o Comic Natalie hoje e encontrar uma notícia sobre Macoto Takahashi, já que falei dele no artigo que terminei faz pouco.


Primeiro, o Macoto dele é com “c” mesmo, está na página dele assim.  Segundo, é homem e um dos grandes responsáveis pela definição da estética dos shoujo mangá.  Vejam bem, estética, não narrativa.  Ele era ilustrador, virou mangá-ka, e, quando deixou de fazer shoujo, voltou a fazer ilustrações avulsas, para artigos de papelaria e livros.  Seu traço é inconfundível e ele continuará ativo, imagino, até morrer.


E sobre o que o CN fala?  Mais uma exposição da obra de Macoto Takahashi.  Serão mais de 300 originais ao todo no evento chamado Takahashi Macoto no Gengaten ~Sakura de Egakareta Shoujotachi~ que estará aberto no Chiba Sakura City Museum of Art dos dias 14 de novembro até 23 de dezembro.  Nos dias 6 e no dia 13, o próprio Takahashi estará no museu falando ao público.  O primeiro encontro é para 30 pessoas, o segundo, para 85.  Inscrições por e-mail.  Já, no dia 21 de novembro, a professora Yukari Fujimoto, da Meiji University, estará dando uma palestra sobre as origens do shoujo mangá e Macoto Takahashi.  Só para constar, usei um artigo dela no meu trabalho.  :D  Queria ler mais do que ela escreve.  A página da exposição é esta aqui.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails