sábado, 4 de fevereiro de 2017

Exposição comemora os 50 anos de carreira de Riyoko Ikeda


Já tinha comentado antes que o ano seria agitado pelos eventos relacionados aos 50 anos de carreira de Riyoko Ikeda.  O Comic Natalie já anunciou a primeira exposição.  Entre os dias 8 e 20 de março estará aberta uma exposição em seis partes abordando toda a obra da autora.  Foco principal, claro, é A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら).  Esta exposição estará na Nihonbashi Takashimaya, depois, ela vai circular por outras lojas da rede.  O CN publicou uma programação que segue até maio.

Ilustração com várias personagens de Ikeda.
A exposição terá produtos diversos à venda.  Livros, mangás, além de toda a série de bugingangas relacionadas à Rosa de Versalhes.  Por exemplo, quem acompanha algum grupo de Facebook da Rosa, ou mesmo o Shoujo Café, sabe que há artigos de papelaria, maquiagem, vinhos, latas de chá, e uma infinidade de coisas.  Haverá material do Teatro Takarazuka na mostra, também.

Orpheus no Mado
Riyoko Ikeda estreou em 1967.  Originalmente, ela viera para Tokyo estudar Filosofia, mas com a condição de que arranjasse um emprego para se sustentar.  O pai lhe deu um ano, se ela não achasse um emprego decente (*sim, garçonete, por exemplo, estava fora de cogitação*), voltaria para casa e lhe arranjariam um casamento.  Ikeda queria ser escritora, mas sabia desenhar, precisavam de mais mangá-kas e ela achou um caminho para a independência.  Ela acabou fazendo parte da geração de autoras que revolucionou o shoujo mangá.

Shijifosu wa Ikou  

Shouko no Etude  
Apesar de muita gente só conhecer A Rosa de Versalhes, a autora tem muitos mangás.  Sua obra mais premiada no Japão não é A Rosa, mas Orpheus no Mado (オルフェウスの窓).  Além da Rosa, somente um outro de seus mangás virou anime, Oniisama E... (おにいさまへ…).  Como já escrevi, espero que um novo anime da Rosa de Versalhes seja anunciado nesse oba-oba de aniversário.   Que alguém amoleça o coração de Ikeda e faça um trabalho digno dessa obra prima.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails