domingo, 12 de março de 2017

Começa a exposição dos 50 anos de carreira de Riyoko Ikeda


O Comic Natalie trouxe detalhes da grande exposição comemorando o meio século de carreira de Riyoko Ikeda.  Na primeira parte da matéria, que é longa para a média do CN, Ikeda agradece o carinho e respeito dos fãs e editores, diz que não esperava que suas obras fossem apreciadas por tanto tempo.  Em seguida, o artigo fala da visita de Toshihiko Takamizawa da banda The Alfee, que tem 43 anos, à exposição.  Takamizawa se diz fã da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) e que ele seria uma Oscar passada dos 60 anos.  Se entendi bem, a banda e Ikeda fizeram um ou mais concertos juntos.  Em seguida, o CN descreve as seis partes da exposição.   



A primeira parte tem como nome “O Caminho da Independência” e foca na estreia da jovem mangá-ka de Osaka aos 19 anos.  Há reproduções de seus primeiros trabalhos e ilustrações feitas na época.  A segunda parte tem como título “Brilhante” (*ou algo próximo disso*) e fala da Rosa de Versalhes.  Todas as capas e ilustrações da Rosa de Versalhes do período da publicação da série, edição #21 de 1972 até a edição #52 de 1973, estão na mostra.  Além disso, há a bio das principais personagens da Rosa de Versalhes.  Além disso, muita coisa do Takarazuka nesta parte da exposição.  



A terceira parte tem como nome “Desenhando um Romance Histórico” e foca em obras como Jotei Ekaterina (女帝エカテリーナ), Shoutoku Taishi (聖徳太子), Atsuhime (篤姫), Eikou no Napoleon – Eroica (栄光のナポレオン-エロイカ) e Kasuganotsubon (春日局).  A parte quatro se chama “De Garotas à Mulheres” com destaque para Onisama he... (おにいさまへ…) e o lugar de Ikeda na produção dos mangás para mulheres adultas (ladys’ comics/josei) nos anos 1980.  A quinta parte se chama “Música e Orpheus no Mado” com destaque para Orpheus (オルフェウスの窓), claro, e a paixão da autora pela música.  A sexta parte  se chama “Novos Desafios” e fala de Berubara Kids (ベルばらKids)  e dos novos capítulos da Rosa de Versalhes para a Margaret.


A exposição começa em Tokyo e segue, depois, para Osaka, Kyoto e Kanagawa.  Segundo Ikeda, dada a importância de uma data como esta, ela espera que a exposição viaje para outros lugares.  Eu acho bem possível.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails