domingo, 18 de março de 2018

Novo dorama da NHK conta a história de uma menina que sonha em se tornar uma mangá-ka


Hanbun, Aoi。 (半分、青い。), Half Blue, é o novo dorama asadora da NHK.  Eu sei que os doramas, novelas, da TV japonesa, tem um nome, mas vou ser franca, ainda não decorei o que cada um é.  Enfim, segundo a Wikipedia, um asadora (朝ドラ) é uma novela matutina feita para as mulheres, logo, tem uma protagonista feminina que luta para alcançar o seu sonho. E elas elas são longas, esta terá 156 episódios. Imagino muitas e muitas lágrimas... E, bem, a descrição de  Hanbun, Aoi。no Comic Natalie não sugeria isso, falava só do sonho de se tornar uma mangá-ka, mas o AsiaWiki trouxe um resumão e a história vai além disso, mas poderia ser um josei mangá.

1971, Suzume Nireno (Mei Nagano) nasce em uma cidade pequena na prefeitura de Gifu.  Ela é uma menina saudável, mas, durante o primário, perde a audição de um dos ouvidos.  Depois de se formar no colegial, ela vai para Tokyo, porque sonha em se tornar uma mangá-ka.  Apesar do esforço, ela fracassa (*ou vocês acham que é fácil se tornar mangá-ka???  Deve ser muito difícil mesmo e muita gente boa deve ficar pelo caminho.*), termina se casando e tendo uma filha.  Só que precisamos chorar mais, certo?  Ela passa por problemas financeiros, está separada do marido, e tem que voltar para sua cidadezinha com a filha.  Este retorno traz mudanças inesperadas para a sua vida.


A estréia é em 2 de abril e a novela fica no ar até setembro.  Os asadora são produzidas desde 1961, mais ou menos a mesma época em que nossas telenovelas se tornaram diárias.  Agora, venha alguém dizer que nossas telenovelas deveriam acabar, porque é um formato obsoleto.  Deveriam olhar para o mundo, o Japão, em particular oferece uma diversidade de formatos que serve para mostrar o quanto os críticos do produto nacional (*por ser produto nacional*) estão errados.  Enfim, a página oficial da novela é esta aqui.  Parece, pelo que o CN diz, que vários mangás dos anos 1980 irão aparecer nas mãos da heroína.  Na foto, a gente vê Itsumo Pocket ni Chopin (いつもポケットにショパン), de Fusako Kuramochi.  A série, considerada um dos shoujomais importantes da sua época, foi publicado entre fevereiro de 1980 e julho de 1981, na Betsuma

2 pessoas comentaram:

Essa moça Mei Nagano já tem um certo currículo. Participou dos filmes do Kenshin, fez a Sae do Peach Girl e foi a Yamato do Ore Monogatari.
Uma das coisas que me desagrada nas novelas brasileiras em geral é a montanha de subtramas e tramas paralelas.
Os dramas que eu assisti até hoje em geral são curtos e com menos tramas paralelas e personagens.
Essas novelas japonesas mais longas são como as brasileiras, com vários núcleos, ou continuam mais centradas nos protagonistas?

Se não me engano esses asadoras têm a duração de cada eps bem curtinha, tipo 10 a 20 minutos, então apesar do número total de eps ser grande, acaba rendendo menos que uma novela típica da Globo. Infelizmente nunca cheguei a ver uma.

Related Posts with Thumbnails