quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Quadrinho francês conta a história das sufragistas inglesas lutadoras de Jiu-Jitsu

Em 2015, comentei sobre uma matéria da BBC chamada 'Suffrajitsu': How the suffragettes fought back using martial arts ('Suffrajitsu': como as sufragistas revidaram usando as artes marciais), que falava de como algumas sufragistas britânicas foram as primeiras mulheres a usar a arte marcial japonesa para se defenderem de seus agressores.  Na época, 2015, foi lançado o filme Sufragistas, que falava por alto da questão; o quadrinhos Suffrajitsu: Mrs. Pankhurst's Amazons, que eu nunca resenhei, era sobre o tema; lembrei que, no livro escrito nos anos 1920, a mocinha sufragista de Parade's End, lutava jiu-jitsu; e, claro, a coisa aparece em Enola Holmes para espanto de muita gente.

Pois bem, ontem meu amigo Pedro postou no Facebook uma matéria sobre mais um quadrinhos sobre as sufragistas e o jiu-jitsu, o nome é Jujitsuffragettes, les Amazones de Londres de Lisa Lugrin e Clément Xavier.  O resumo do Amazon Fr é o seguinte: "Edith Garrud é considerada a primeira instrutora de autodefesa feminista. Diante da violência sofrida pelos manifestantes, ela treinará os guarda-costas de E. Pankhurst em jiu-jitsu. , apelidadas de "As Amazonas". Com braços e pernas, as sufragistas sacodem as mentalidades, chutam as nádegas dos reacionários e demonstram a força do "sexo fraco".".

Acredito que já está na hora de um termos um filme falando das sufragistas lutadoras de jiu-jitsu e somente delas, sabe?  Material para escrever um roteiro decente o povo já tem.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails