terça-feira, 23 de março de 2021

16 anos de Shoujo Café! Queria comemorar mas...


Bom, o Shoujo Café sobreviveu a mais um ano, não tenho o que comemorar, porque estamos em pandemia e o último ano foi marcado por muita tristeza, angústia, e há tanta gente de luto que eu nao tenho coragem de festejar nada.  Aliás, não comentei aqui, mas meus pais, um com 72 anos, a outra com 69, pegaram COVID-19, testaram negativo na última sexta, minha mãe está com sequelas leves. Eu fiquei muito assustada e ainda estou, porque eles não foram vacinados ainda e nem sei quando serão. Eu não enterrei ninguém da minha família, parentes, sim, mas eu estou entre os brasileiros e brasileiras "sortudos" por não terem sido alcançados pela peste ainda.  Temos quase 300 mil mortos contados, porque há os que não foram, os que vão morrer por causa das sequelas e entrarão em outras estatísticas.

Enfim, o Shoujo Café está aqui, porque eu ainda estou aqui.  Postando menos do que gostaria, resenhando menos do que deveria, mas eu não me sinto particularmente animada com o futuro e o presente me parece opressivo demais.  Sei que é necessário que a gente lute e parte da luta se relaciona ao consumo de materiais que alimentem nosso espírito, nos estimulem, nos façam rir, chorar, sonhar.  O Shoujo Café continua e continuará, enquanto eu estiver por aqui, enquanto acreditar que ele é importante, enquanto puder escrever, porque, não se enganem, pode chegar o momento em que gente como eu não possa mais escrever e/ou publicar coisas.  Não por ser muito importante, ou perigosa de verdade, mas porque para o tipo de gente que está no poder neste momento, qualquer voz dissidente pode ser um problema, mesmo falando de coisas banais como mangá, anime, cinema, TV, novela.  É isso.  Se conseguir, farei um vídeo precário ainda hoje para publicar por aqui.

Largando um pouco dessas lamúrias, agradeço a todos que visitam esse blog e o grupo e página no Facebook.  Agradeço pelos comentários, pela participação.  Espero que vocês se sintam felizes aqui.  Agradeço aos colegas que sempre me ajudam com alguma contribuição, ao Luiz, especialmente, que traduz coisas legais e me envia como presente para que eu possa oferecer materiais de qualidade para quem visita o Shoujo Café.  Sei que houve gente que passou a adolescência lendo o Shoujo Café, que parou de ler e se espantou dele ainda estar por aqui.  Sim, está.  Espero que em breve minha filha de sete anos possa também ter o que escrever e publicar por aqui.  ☺️ Obrigada a todos vocês que me ajudam a fazer o Shoujo Café funcionar e que são uma das razões para eu continuar publicando. 💞

10 pessoas comentaram:

Obrigado por continuar aqui, Valéria. Estar por aqui ocasionalmente ao longo dos últimos 10 anos foi uma dádiva, e agradeço muito por todo aprendizado que sua escrita me proporciona. Que venham mais 16 anos, e VOCÊ AGORA ME DEIXOU ANSIOSO POR LER MINHA XARÁ ESCREVENDO AQUI! Hahaha, parabéns pelo blog e por ser uma pessoa incrível. Grande abraço!

Obrigada Valéria! Sou uma leitora de algum tempo e poucos comentários, mas hoje preciso registrar o quanto é importante este blog que tanto me ensinou sobre shoujo. Não sou a mesma, nem mesmo a internet é a mesma ou o mundo, mas aqui sempre foi um refúgio, uma hora de tomar um café e sorrir. Obrigada!

A realidade e o presente estão opressivos demais, sufocantes aliás, mas em meio a isso tudo o Shoujo Café sempre me proporcionou momentos deliciosos, informativos e de postura muito necessária nesses tempos e em outros.

Minhas felicitações pelos dezesseis anos do blog, e agradeço demais por você estar por aqui escrevendo ainda. Sou leitora das antigas, e é sempre muito bom passar por aqui e ler o que o você reúne e produz.

Precisamos de forças para continuar, e espero muito que a consigamos!

que maravilha é ter o shoujo café!! Aprendi muito com vc Valéria sobre vários temas, seja história, representação feminina, mangá, anime.
Parabéns por tantos escritos que abrem a mente de tanta pessoas e apresenta tantos materiais importantes, e tb, claro nos deixam atualizados.

Deus te abençoe!!

Desculpe o atraso, anda mais difícil acompanhar as atualizações pq o link do bit lily não funciona pra mim.

Descobri o Shoujo Café por volta de 2015 ou 2016 quando fazia uma pesquisa sobre mangás femininos, e lamento não tê-lo conhecido antes. Aprendi muita coisa com suas resenhas... não apenas sobre mangás, mas sobre o que realmente é o feminismo. O fato de seu blog ainda estar aqui, quando tantos sites se foram em muito menos tempo, é sim, um fato pra comemorar. Como dizia aquela música do Planeta do Tesouro, "I'm still here".

Estamos praticamente em tempo de guerra. Frequentemente, me pego pensando na Segunda Guerra Mundial, como as pessoas sobreviviam escondidas do nazismo, do alistamento forçado e de muitos outros males, dependendo do país. Teve gente que passou anos escondida num sótão, num porão, quase sem alimento, esperando sabe lá o quê... muitos, como Anne Frank, não conseguiram chegar ao fim da guerra, mas outros sim. Viveram para contar a história. Isso me dá forças.

É bem provável que as coisas piorem antes de melhorar, mas não perca a fé. Sinto que um dia essa nuvem negra vai sair de cima da gente. Mesmo que saia, vamos custar pra nos recuperar e haverá coisas que nunca poderão ser recuperadas... mas vamos nos reerguer um dia. Ou as gerações seguintes se reerguerão.








Creio na recuperação de seus velhos.

Oii Valéria! Sou leitora nova, agradeço demais desde já por seu empenho, parabenizo pelo seu trabalho e concordo plenamente com esse seu texto! São tempos difíceis, nós leitores compreendemos a dificuldade da produção de conteúdo nesse período e, quando o conteúdo chega para nós, é como um alento. Obrigada por isso. Estamos aqui, juntes.

Muito obrigada por continuar o blog, Valéria! De verdade

Obrigada e boa recuperação para seu pais!

Parabens! Sou de portugal comecei a ler o blog 1 ano antes de da sua filha nascer. Continue com o seu trabalho. Melhoras para sua familia

Related Posts with Thumbnails