sábado, 11 de maio de 2024

Hagio Moto completa 75 anos!

Hagio Moto, um dos maiores mangá-kas japoneses e membro do grupo de mulheres que revolucionou o shoujo mangá nos anos 1970, completa 75 anos hoje.  Hagio Moto publicou em vários gêneros, como histórico e ficção científica, mas é particularmente lembrada por ter sido uma das precursoras do BL. Homenageada em vários países, reconhecida pela sua genialidade, ela é inédita em nosso país.  Parece piada, mas é só mais uma quando se trata de shoujo mangá no Brasil.  

Por conta do aniversário de Hagio Moto, acabei sabendo que They Were Eleven! (11-nin Iru!/11人いる!), um dos seus trabalhos mais importantes, será relançado nos Estados Unidos em uma edição de qualidade.  Sai em setembro.  Eu tenho a edição da VIZ, em quatro fascículos e espelhada.  Vou juntar meus dinheiros para comprar.  Este mangá foi publicado na Itália, na Espanha e na Polônia, imagino que saia na França em breve.  Se eu tivesse que escolher uma obra de Hagio Moto para iniciar sua publicação no Brasil seria esta história de ficção científica que se passa em um futuro distante e conta a história de dez cadetes que estão no estágio final de seu teste para entrar na academia Cosmo, mas descobrem que há um 11º candidato na nave.  Por qual motivo temos um 11º cadete?  Seria um sabotador?

1 pessoas comentaram:

Se fala muito do mercado europeu ... como será o mercado asiático? Imagino que os demais asiáticos devem curtir mangá também na mesma proporção

Related Posts with Thumbnails