domingo, 13 de julho de 2025

Comentando o primeiro capítulo de Kizu darake Seijo yori Houfuku wo Komete: a história tem potencial, mas a qualidade da animação é lamentável

Kizu darake Seijo yori Houfuku wo Komete (傷だらけ聖女より報復をこめて) teve seu anime anunciado em outubro do ano passado.  Não lembro de ter comentado no blog, porque eu não dou conta de comentar todos os anúncios mesmo.  A série é  uma webcomic japonesa, ou mangá vertical, como tem sido chamado, também.  A autora da série, cuja história principal fechou com 125 capítulos, se chama Ammino Hada, mas a arte é creditada ao SORAJIMA Studio e, não, uma artista em particular.  Trata-se visivelmente de uma obra de segunda linha, o que não quer dizer, claro, que o material seja ruim, vi potencial no maná, eu fui ler o início dele, o problema é que a animação tem uma qualidade muito ruim, é pouco mais que um VOMIC, um mangá dublado, e o capítulo é curto, tem 14 minutos somente.  Segue o resumo que está no Bakaupdates:

"Lua é uma candidata a santa que possui o poder de cura. Mas sua habilidade tinha uma falha: ela só conseguia curar os outros transferindo seus ferimentos para si mesma. Por causa disso, as outras candidatas a ridicularizavam, chamando-a de "Santa Caída".  Mas isso não incomodava Lua, pois sua melhor amiga, Arianne, sempre a defendia. Um dia, o amor de Lua, o Comandante Garrett, estava à beira da morte devido ao ataque de uma fera. Lua o curou, o que a deixou à beira da morte. Quando ela acordou do coma, descobriu que todo o crédito tinha sido dado a Arianne e finalmente viu a verdadeira face de sua melhor amiga. Devastada, Lua se sente perdida e desamparada quando o segundo príncipe aparece à sua frente com uma oferta tentadora. O que aconteceria com Lua ao começar sua nova vida como vilã?"


Kizu darake Seijo yori Houfuku wo Komete é o que está sendo chamado de light anime, isto é, uma produção que apresenta um estilo de animação mais simples que reduz o tempo e os custos de produção.  Imaginem todos os problemas envolvidos nessa proposta, afinal, mesmo um anime de primeira linha pode ter uma qualidade de animação oscilante, quando a proposta já é fazer algo mais barato, já viu.  Muito bem, esse é  o principal problema dessa série que estreou no dia 10.

O primeiro episódio do anime cobre os  dois primeiros dois capítulos do mangá.  Por exemplo, o segundo príncipe não interage com Lua m nenhum momento, ele aparece em silhueta atrás de uma árvore e observando a reação da moça e seu juramento de vingança.  Sim, ao que parece, o centro da história é esse, mas poderiam ter esticado um pouquinho mais a primeira fase, mas está igual ao mangá até agora.  O resumo omite que a paixão de Lua por Garret nasce do fato dele ter sido gentil com ela, quando a moça estava no início do seu treinamento.  Ele valoriza o seu esforço, mesmo que ela não tenha conseguido curá-lo.  Já Arianne estimula os sentimentos de Lua pelo rapaz, afinal, nada impede que uma sacerdotisa possa se casar.  

O resumo também omite que Lua era uma órfã acolhida no templo.  Ninguém sabe sua origem e talvez resida aí parte do desprezo que as outras candidatas lhe dediquem.  Lua se sente obrigada  a mostrar sua gratidão ao sumo sacerdote que a acolheu, por isso, se sacrifica a cada atendimento.  Comparando o resumo com o anime e o que eu vi do mangá, não fica claro para mim se somente uma das moças se tornaria sacerdotisa (*santa é sacerdotisa*), ou todas elas.  É estranho, também, que não haja uma sacerdotisa no templo, mas somente essas candidatas.  De repente, algo será mostrado depois.

Como pontuei, o início é corrido.  Deveriam ter estruturado melhor a relação de Arianne com Lua.  Também não fica explicado como a vilã de verdade, Arianne, conseguiu convencer todos de que ela curou Garret.  Ela deve te contado com algum apoio, porque Lua colapsou perto do leito do rapaz e, ao acordar, lhe é dito que ela foi encontrada fora do templo e que foi ferida por homens com os quais se divertia.  Nossa mocinha além de ser pintada como incompetente, como alguém que explorava Arianne, também é acusada de impureza sexual.  E o próprio Garret se volta contra ela.  Para piorar, Arianne e Garret estão noivos.


O episódio termina com Lua desesperada sendo atacada por um grupo de homens.  Isso já fora do perímetro do templo.  Eles tentam agredi-la e ela usa pela primeira vez o seu outro poder, o que ela diz esconder de todos em uma cena do início do episódio.  Ela é capaz de ferir com o seu toque e ela o faz e coloca os homens para correr.  É depois disso que ela jura que vai se vingar, que nunca mais irá curar ninguém, e seu cabelo deixa de ser louro e passa a ser branco.  Se ela vai realmente se tornar uma vilã são outros quinhentos.  E é muito fácil encontrar ilustrações de Lua com o príncipe, inclusive do que parece ser o casamento dos dois.

Concluindo, Kizu darake Seijo yori Houfuku wo Komete é anime de vilã e de santa ao mesmo tempo, ou seja, reúne duas das modas que vem marcando as light novels, mangás e animes.  A série estará disponível em português no Comikey a partir do dia 27 de julho com o nome "A Santa dos Feridos: Entre a Cura e a Vingança".  Eu nunca usei o Comikey e esses nomes em português acabam não me ajudando muito a saber do que se trata uma série. Seria bom se a página trouxesse o nome original, também, isso me facilitaria a vida. De qualquer forma, terá lançamento oficial no Brasil.  

1 pessoas comentaram:

Light anime... espero que essa moda não pegue, mas do jeito que o mundo anda apressado e com capacidade reduzida de foco, não me surpreenderia se essa desculpa pra serviço porco vingasse.

Related Posts with Thumbnails