Senjou no Hito (線場のひと), em inglês, On Their Frontlines: The Lives of Japanese War Brides (Na linha de frente: as vidas das noivas de guerra japonesas), é o primeiro mangá de Marina Lisa Komiya, uma nipo-americana. Lançada em 2023, a série tem dois volumes e é josei e yuri. Senjou Hito, que teve edição francesa, sairá nos EUA pela Fantagraphics, o que garante um formato mais luxuoso. Enfim, o resumo da história é o seguinte:
"O mangá acompanha a vida de duas japonesas casadas com soldados americanos após a Segunda Guerra Mundial, e as tensões latentes em torno da identidade, sexualidade e mudanças culturais enquanto o país se reconstrói da devastação. Após a derrota do Japão na guerra, o país mergulhou na devastação. E ninguém sentiu essa devastação tanto quanto as mulheres, que foram forçadas a fazer trabalhos braçais,a se prostituírem e foram oferecidas como noivas de guerra para soldados americanos. Em sua tocante estreia em quadrinhos, Marina Lisa Komiya acompanha a vida de duas mulheres japonesas e os soldados americanos com quem se casam durante esse período turbulento.
Melhores amigas (e possivelmente amantes) antes da guerra, Haru e Yoriko se separam durante a evacuação de sua cidade em meio aos bombardeios aéreos. Enquanto se procuram, Haru se vira como garçonete, enquanto Yoriko se prostitui em um bordel. Suas vidas mudam quando ambas conhecem soldados americanos respeitosos, que lhes pedem a mão. Arthur, um nipo-americano, enfrenta o conflito interno de sua dupla identidade, enquanto Scott é fascinado pela cultura japonesa e atormentado pela culpa pela destruição causada pelas forças americanas. Em meio à desolação do pós-guerra, o amor e a compreensão encontram um caminho nesta poderosa obra de mangá que explora sexualidade, identidade e conexões interculturais improváveis."
Lançado originalmente em formato digital, Senjou no Hito ficou em 9º lugar na lista feminina do Kono manga ga sugoi de 2025 e ganhou o prêmio de melhor mangá histórico do Google Play em 2024.
Este é um anúncio do mês passado (*vocês nem imaginam o quanto de coisas atrasadas eu tenho por aqui*), mas que me parece relevante, porque seria o tipo de material em que eu investiria meu dinheiro e que pode aparecer por aqui por uma editora como uma Pipoca & Nanquim, por exemplo. Nos Estados Unidos, o lançamento está previsto para agosto de 2026.

















































1 pessoas comentaram:
Temática legal, e o fato de ser dois volumes ajudaria a publicarem aqui. Tomara que saia!
Postar um comentário