Depois de muito tempo, mais um Shoujocast. Estavam com saudades? Espero que sim. Hoje (deveria ter sido no dia 20), temos minhas impressões sobre dois dos animes da temporada, o anime da mocinha p*******a, Scarlet, e o romance furry que a gente queria odiar, as não consegue (e se odeia por causa disso), os candidatos do Brasil no Oscar (1 - 2) e minhas considerações sobre o dia da Consciência Negra. Eu tive problemas técnicos, por isso, o som não está uniforme, desde já peço desculpas. E Beastards tem uma autora, não, autor, como eu disse mais de uma vez. Os outros links do programa estão no Youtube.
Eu deveria ter feito um post sobre o Dia da Consciência Negra. Não consegui. Falei da data no Shoujocast. Não considero o suficiente. De qualquer forma, vou deixar abaixo o programa incorporado na minutagem certinha de quando eu falo da data. E queria historicizar a data. O texto era a introdução do post que eu não consegui terminar. A primeira vez em que o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, foi proposto como data alternativa para o 13 de maio, foi em 1971, em Porto Alegre, pelo Grupo Palmares. Em plena Ditadura Civil Militar, se organizar politicamente, falar em diversidade, inclusão e racismo poderia ser motivo de perseguição. 1971 faz parte do momento mais atroz da Ditadura. OK, temos um feriado, a maioria de nós gosta de feriados, mas é preciso lembrar que a data deve ser utilizada para lembrar das muitas lutas e do quanto ainda precisa ser alcançado.















































2 pessoas comentaram:
a perna cabeluda é uma lenda muito forte no imaginário popular de pernanbuco ate hoje,mesmo que a origem seja uma cortina de fumaça para a repressão,é um fato muito marcante na historia de recife
Eu descobri isso quando estava escrevendo a resenha. O problema é a forma como foi inserido no filme. Quer dizer, eu vejo como problema, a maioria dos críticos de cinema que eu li ou assisti estão achando OK.
Postar um comentário