quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

JBC acabou de anunciar o mangá Hotaru no Yomeiri (Firefly Wedding) no Brasil

Três dias atrás comentei que Hotaru no Yomeiri (ホタルの嫁入り) ou Firefly Wedding, de Oreko Tachibana, estava prestes a terminar.  Apostei que logo seria anunciado no Brasil e foi.  A JBC anunciou a série no seu painel na CCXP, que está acontecendo em São Paulo.  Como era uma das séries que eu gostaria muito de ver por aqui, estou muito feliz.  Firefly Wedding, que imagino que será o título nacional, conta a história de um casal improvável, uma moça nobre que tem pouco tempo de vida por causa de uma doença cardíaca e um assassino órfão, filho de uma prostituta, e que pode se comportar de forma violenta ou extremamente infantil.  Ele deveria matá-la, mas acabou se apaixonando por ela. Pelo comecinho da série, imagino que o final não seja o tipo de desfecho feliz que muita gente gosta de ver, mas duvido que decepcione.  Fiz  uma pequena resenha do início da série, ela está aqui. A série deve terminar com 11 volumes, o décimo sai ainda este mês.  Eu preferia que fosse a Panini, a JBC deixa a desejar em algumas de suas escolhas de adaptação, mas comprarei com certeza.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

O Agente Secreto e Wagner Moura vencem prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator no NYFCC

O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho, vem construindo uma carreira sólida de premiações e rumo a possíveis indicações ao Oscar.  Desta vez, os prêmios vieram do New York Film Critics Circle Awards (NYFCC), O Agente Secreto venceu nas categorias melhor Filme Internacional  e Melhor Ator.  Essa é a primeira vez que um ator latino vence o prêmio.  Segundo a matéria do Correio do Povo, contando com os prêmios no NYFCC, premiação realizada pelo mais antigo grupo de críticos dos Estados Unidos, já são 26 prêmios.  Para fechar, O Agente Secreto está indicado a melhor filme internacional no Independent Spirit Awards, a principal premiação do cinema independente nos Estados Unidos.


Editora Alt vai lançar as novels do Diário de uma Apotecária no Brasil

A Editora Alta licenciou as novels do Diário de uma Apotecária, Kusuriya no Hitorigoto (薬屋のひとりごと), de Hyuuga Natsu com ilustrações de Shino Touko.  As novels começaram a ser publicadas  em 2011  e contam com 16 encadernados até o momento.  Eu não conhecia a editora Alt, mas ela é parte do grupo editorial Globo, seu outro nome é Alt Globo e ela foi criada para publicar aquilo que nos Estados Unidos chamam de Young Adults (jovens adultos).  Não vou comprar, não consegui me interessar por essa série, mas desejo sucesso, porque há público e não deve ser pequeno.  E que a editora tenha noção de que pode ter que ficar publicando esse material por anos a fio.  Para quem quiser assistir ao anime, ele está na Netflix, já o mangá é publicado pela Panini.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Mangás com gêmeos estão disponíveis gratuitamente ou com desconto na Comic CMOA

O Comic Natalie trouxe uma matéria curiosa: a Comic CMOA (*importante loja de livros digitais, plataforma, aplicativo e sei lá mais o quê*) anunciou seu "Ranking de Mangás com os Personagens Gêmeos Mais Memoráveis" em homenagem ao "Dia dos Gêmeos", que é 13 de dezembro.  Touch: Complete Reprint Edition (タッチ 完全復刻版), de Adachi Mitsuru, conquistou o primeiro lugar. Para comemorar o anúncio do ranking, uma campanha para as obras vencedoras será realizada entre 3 de dezembro e 16 de dezembro.

O "Dia dos Gêmeos" tem origem na ordem emitida pelo Grande Conselho de Estado que determina que "no caso de gêmeos, o primogênito será considerado o irmão e a irmã mais velhos".  Essa ordem do governo é  de 1874 e o PR Times explica bem a sua função, que tem a ver com sucessão, herança, primazia na família etc.  Só que eu encontrei a informação de que o "Dia dos Gêmeos", o "Ii Futago no Hi" (いい双子の日) é 25 de novembro com muito mais frequência na internet.  Estou confusa, mas sigamos.  Decidi publicar, porque achei a lista interessante.  

Touch: Complete Reprint Edition ficou em primeiro lugar com 6.188 votos. O segundo lugar foi para o mangá shoujo Umi no Yami, Tsuki no Kage (海の闇、月の影), de Chie Shinohara, que teve um OAV. Esta história retrata o trágico destino de duas colegiais gêmeas, recebendo 1.769 votos. O terceiro lugar ficou com Ouran High School Host Club (桜蘭高校ホスト部), de Bisco Hatori, que foi adaptado para anime, além de um dorama. Os participantes enviaram comentários sobre os gêmeos Hikaru e Kaoru, membros do host club, obtendo 1.311 votos.  

Os outros mangás mais votados são: Azumi (あずみ), de Koyama Yuu (seinen); Ayashi no Ceres (妖しのセレス), de Yuu Watase (shoujo); Arisa (アリサ), de Natsume Andou (shoujo); Kichijouji Dake ga Sumitai Machi Desu ka? (吉祥寺だけが住みたい街ですか?), de Hirochi Maki (seinen); Kekkaishi no Ichirinka (結界師の一輪華), de Kureha e Odayaka (shoujo); Basara (バサラ), de Yumi Tamura (shoujo); Futago Matomete "Kanojo" ni Shinai? (双子まとめて『カノジョ』にしない?), de Shirai Muko e Miso Ameiro (shounen); Migi to Dari  (ミギとダリ), de Nami Sano (seinen); Yomi no Tsugai (黄泉のツガイ), de Hiromu Arakawa (shounen); LOVE SO LIFE (ラブ ソー ライフ), de Kaede Kouchi (shoujo).  O CN não deu o número de votos desses outros títulos.  Kekkaishi no Ichirinka terá anime no ano que vem.A campanha oferecerá pelo menos um volume das três obras mais votadas, bem como de todos  os mangás que apareceram mais votados, gratuitamente ou com desconto. A matéria fala de cupons de sorteio, também.

MPEG anuncia mais um shoujo e trará um BL, também

A MPEG fez quatro anúncios  hoje, dois deles nos interessam.  Haru Matsu Bokura (春待つ僕ら), de Anashin, é um shoujo completo em 14 volumes.  Foi publicado na revista Dessert entre 2014 e 2019.  A série foi adaptada para live action em 2018.  O ponto de partida da série é o seguinte: "Mitsuki sempre sonhou em se libertar de sua timidez e encontrar verdadeiros amigos ao entrar no ensino médio. No entanto, ela repentinamente se depara com um grupo de quatro rapazes bonitos do time de basquete, que direcionam sua vida para um rumo inesperado."  Está previsto para o primeiro semestre do ano que vem.  Como Conheci A Minha Alma Gêmea (Unmei no Hito ni Deau Hanashi/運命の人に出会う話), o mangá atual da autora está sendo publicado pela Panini no Brasil e eu não estou comprando, porque não tem como comprar tudo o que sai.

O título BL é Boku no Omawari-san (僕のおまわりさん), de Niyama.  A série tem três volumes, está completa e começou a ser publicada em 2017.  O Bakaupdates tem resumo dos três volumes, segue o do primeiro: "Seiji Tajima é um comerciante solteiro na casa dos quarenta e poucos anos, amigo íntimo do policial Shin Nakamoto. Shin, que acaba de ser designado para patrulhar o bairro de Seiji, conhece o homem mais velho desde o ensino médio – na época em que o próprio Seiji trabalhava na polícia. Shin nutre uma paixão por Seiji há anos, mas se convenceu de que o relacionamento deles é o melhor possível – até que um dia, do nada, Seiji menciona casualmente a possibilidade de tentar a sorte com homens... Seus sentimentos latentes explodem de repente, Shin empurra Seiji contra a parede e..."  A previsão de lançamento é no primeiro semestre do ano que vem, também.