sábado, 13 de agosto de 2005

The Comics Jounal #269


Hoje finalmente coloquei as minhas mãos no meu exemplar do The Comics Journal falando de shoujo mangá. Fiquei realmente surpresa, porque pensava que ele era fininho. Nada disso, são mais ou menos duzentas quarenta páginas de artigos, resenhas sobre mangás, entrevista com Hagio Moto, imagens especiais de artbooks da autora e um mangá curto da Moto, traduzido pelo Matt Thorn que também é o entrevistador e assina uma matéria sobre a geração de 48 (Riyoko Ikeda, Takemiya Keiko, Hagio Moto, etc, etc.). Um luxo só. ^_^

Há alguns poucos artigos que não tratam de mangá (*um ótimo sobre pirataria de comics que mostra que não é doença de fã de mangá, como muitos querem fazer crer.*) e páginas de propaganda, mas seguramente são pelo menos 200 páginas tratando somentede de shoujo mangá. Todo o material coloca o quanto é interessante ver que existe lugar para as mulheres como leitoras de quadrinhos e agora que o shoujo mangá chegou nos EUA isso não pode ser ignorado. Tem uma matéria na revista que me pareceu fora do lugar, porque fala de Chobits e Love Hina juntos. Depois de ler, percebi o quanto ela fazia sentido, pois aborda o interesse das meninas por mangás feitos para garotos.

Enfim, é material para fã de shoujo e interessados por mangá e quadrinhos em geral terem em casa. Bom material de referência e consulta. e mais, mostra o quanto quem entende de quadrinhos reconhece o valor do shoujo mangá, ao invés do que se faz aqui no Brasil. E não saiu caro, o Comics Journal sai por U$9,95 e o custo de correio ficou em U$5 porque não queria esperar dois meses.

1 pessoas comentaram:

(pink)Oi Valéria, acompanho sua coluna sobre shoujo no Anime Pró, gosto muito do seu site também. Seria possível você traduzir alguns dos artigos mais interessantes do The Comics Journal e colocar no seu site ou no blog? Obrigada e parabéns pelo seu trabalho. Jéssica Tenório, 22 anos, São Paulo-SP.
(/pink)

Related Posts with Thumbnails