Como era esperado, de acordo com o Anime News Service, a Kodansha está pressionando as editoras que publicam Eden no Hana fora do Japão a tirarem o mangá do mercado. A Tokyopop aquiesceu, já que só tinha saído um volume nos EUA. Agora a questão é com a editora alemã, a Heyne, que já publicou mais da metade da série e em alguns mercados da Ásia. enfim, acho uma pena, melhor seria pegar o mangá, localizar o que foi efetivamente copiado, e mandar refazer. Eden no Hana não é plágio de Slam Dunk, Real ou qualquer outro mangá. Só que a Kodansha deve estar com muito medo de um processo, afinal, os mangás do Inoue saem pela Shueisha. Já fiz outros três posts sobre o assunto, é só consultar para saber do que se trata: 1- 2- 3.
Mas parece que começou no Japão uma caça às bruxas e o pessoal está sendo acusado de plágio até por causa de fotos. Bobagem, copiar paisagens, poses de pessoas é algo comum e muito estimulado em cursos de desenho. Começaram a reclamar de tudo por lá e a boataria está se espalhando pelo mundo a fora. Como a bola da vez é Yuki Suetsugu, pipocam novos supostos plágios da autora, agora a acusam até de ter copiado Miwa Ueda de Peach Girl.
Para mim não passa de histeria, afinal, como identificar o que realmente é copiado de que? Se for assim, vão dizer que a Kayono copiou o Oh Great! porque colocou em um de seus mangás uma personagem parecida com uma das protagonistas de Tenjoh Tenge. Agora, quantas personagens de mangá são altas, peitudas e têm longos cabelos negros? Vamos listar? Enfim, espero que essa coisa se resolva e Edden no hana possa ser lido na íntegra... nem que seja em scanlations.
2 pessoas comentaram:
o processo q a Kodansha teme não eh pela parte do Inoue, mas sim pela parte da Shueisha, já q Vagabond sai pela Kodansha
Sim, claro que é medo da Shueisha. Nisso não há dúvida.
Postar um comentário