quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Artigo sobre o Teatro Takarazuka


Eu sempre recebo o boletim da revista Espaço Acadêmico, publicada pela UEM – Universidade Estadual de Maringá – e, para a minha surpresa, havia um artigo sobre o Teatro Takarazuka. Para quem não sabe o que é o Takarazuka é um teatro onde todos os papéis são feitos por mulheres. Ele foi criado no Japão no início do século e mistura a tradição com toques de teatro de revista. Muito interessante e a imagem principal é da montagem inspirada na Rosa de Versalhes, um dos quadrinhos para mulheres mais importantes do Japão.

Eu sempre fico contente em ver que cada vez mais a cultura pop japonesa – e o Takarazuka é uma das suas expressões – ganha espaço em publicações acadêmicas. Não é que eu concorde com tudo o que o artigo diz, nem em como diz, mas é o fato dele estar lá, a visibilidade.

Aliás, eu também fico feliz quando outras expressões da cultura pop conseguem furar os preconceitos e isso vale para qualquer tipo de quadrinho e desenhos animados, assim como outras expressões artísticas. Agora, e é muito importante que se diga isso: coisas como o Takarazuka ou o shoujo mangá, ou seja, uma produção de mulheres e para mulheres, só mesmo no Japão.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails