segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Sobre o Custo de se Produzir um Mangá


Há um artigo no site Comi Press sobre os custos de se fazer mangá no Japão. É uma tradução de um artigo de blog japonês Love Love Dog. Não leio japonês, mas mais parece uma propaganda contra a profissão de mangá-ka. ^_^ Enfim, a autoria e de "um professor de colégio", então não pode ser tomada como grande fonte. Como achei legal, fui lá e traduzi, se os números estiverem certos, assim como as informações, realmente, só criando um Naruto a cada cinco anos o sujeito ou a sujeita vive bem. Ah, e de acordo com o cara, é bem melhor ser professor... Pudesse ser assim no Brasil!

Sobre o Custo de se Produzir um Mangá

Sobre os custos da produção de anime, várias referências podem ser encontradas no seguinte artigo: On the Cost of Producing Anime
Geralmente custa em torno de 8,000,000 a 10,000,000 yen para fazer um episódio de anime de 30 minutos. No caso de um mangá, porque não há muita informação disponível, por agora vamos estimar que é pago cerca de 20,000 yen por uma página manuscrita. Por favor, prestem atenção em como o cálculo está sendo feito, porque mesmo sendo por analogia será necessário seguir vários passos.
No caso de uma serialização semanal, que resulta em um tankoubon a cada dois meses, uma publicação mensal de 100 páginas custa em média 2,000,000 yen.
Mesmo colocando juntos os custos com o toner, canetas e papel, as despesas necessárias ficam em torno de 100,000 yen. O aluguel de um estúdio é difícil de estimar, mas podemos calcular em torno de 100,000 yen. O que requer mais dinheiro é o salário pago aos assistentes.
1 assistente chefe + 2 ou 3 sub-assistentes + 1 artista responsável pelos fundos, dá um grupo de 4 ou 5 pessoas.
Quando nós incluímos o seguro social e mesmo o aluguel em uma pensão (considerando que estes casos são freqüentes), para uma pessoa, 150,000 yen deve ser mais ou menos o necessário.
When we include social insurance and even pension (considering such cases are frequent), for one person, 150,000 yen should more or less be necessary. Além disso, no caso do assistente chefe, em virtude da sua experiência, não é raro que as despesas cheguem a 300,000 yen.
Se tais salários são a regra, e se um assistente começa a trabalhar com seus 20 ou 30 anos, eles mal podem se sustentar (se eles abrem mão de terem uma casa, esposa e filhos). Então, a remuneração de um mangáa-ka, contando somente com o custo do seu trabalho, deve ficar por volta de 750,000 a 900,000 yen. Se eles têm uma série semanal, recebendo aproximadamente 10,000 yen por página manuscrita, eles devem achar que estão ganhando dinheiro.
No caso da publicação de um tankoubon, haverá sempre problemas para a editora. Mesmo que 10,000 cópias, cada uma custando 420 yen, as vendas serão em torno de 4,200,000 yen. Também para tankoubons com o preço de uma “New Book Edition”, a circulação mínima requerida deve ser de 10,000 volumes. Por exemplo, “Norakuro” é um mangá antigo, mas está sendo republicado em um formato maravilhoso. É capa dura e vem em um box. O preço atual gira em torno de 2,000 yen por volume, o que é um absurdo.
Leva em torno de 15 minutos para ler um volume de mangá, 30 minutos para ler dois, e se decidimos estimar o custo tendo por base os minutos obteríamos um valor de 8,000,000 yen por mangá, é mais ou menos o mesmo valor em dinheiro necessário para fazer um anime.
Um movie para o cinema ao custom de 1,500 yen pode diverter uma pessoa por cerca de uma hora e meia, mas não há a possibilidade de um filme ao custo de 24,000,000 yen ser viável, apesar do público de um filme e de um anime para a tv serem diferentes.
Para alguém entre 20 e 30 anos, considerando que ganhe a vida desenhando, há planos de aumentar o seus ganhos, com o aumento do salário do mangá-ka (e, talvez, o dos assistentes, também), desenhar sem o uso de assistentes ou de um estúdio, ou aumentar o preço de capa do tankoubon. Entretanto, quando comparados aos empregos como o de designer, professor de colégio e tantos outros, a ocupação de mangá-ka só “vale a pena se você consegue uma ‘home run’”, de outra maneira, é uma profissão que rende muito pouco.
Praticantes de esportes, compositores de música, escritores de artigos, e etc, estão na mesma situação como pessoas do mundo da criatividade. No caso dos novelistas, geralmente não há um local de trabalho e assistentes, e as preocupações quando à circulação de um tankoubon são raríssimas. Mesmo que existam caos nos quais uma primeira edição venha com capa dura, as despesas são pouco melhores do que aquelas de um mangá-ka. O fato de existir uma editora que cobra comissão sobre os escritos e manuscritos dos iniciantes, é uma realidade que só se aplica a um período quando não se sabe se materiais novos irão vender bem, e todos os anos muitos novos escritores aparecem.
Há também este tipo de artigo: Living as an Animator: The Cause

“Muitos animadores não são funcionários da companhia, mas trabalhadores free-lancers. Há descontos sobre a renda em cima do dia trabalhado, mas os aluguéis, os prêmios de seguro e os impostos municipais serão reivindicados mais tarde. A menos que o trabalhador esteja no sistema de pensão governamental, ele não vai alcançar a porcentagem de benefícios que um funcionário de uma companhia recebe, e, em todo caso, não tem aposentadoria. Não há bônus, férias remuneradas, salário desemprego ou seguro em caso de acidentes de trabalho. Só há algo desse tipo se o próprio trabalhador gastar muito dinheiro pagando um seguro.”
Conseqüentemente, para atingir a estabilidade na vida que a média dos salary man possui, às vezes se ouve que ele ou ela precisam ter três vezes mais dinheiro. Isso porque para ser um salary man com uma renda anual de 3,000,000 yen, precisa ter uma renda anual de 9,000,000 yen.
Se considerarmos isso, um emprego de assistente de mangá ou mesmo de chefe assistente precisa de uma renda de 1,000,000 yen (mais que 10,000,000 yen de renda anual)? Nesta taxa, qual seria a situação no Japão, onde um mangá-ka tem que pagar os salários de seus assistentes?
Traduzido por Futoshi

3 pessoas comentaram:

meeeu deeeus , q absurdo !
o sonho de virar mangaka acaba ; -;

Noza. Haha, o sonho continua, que seja

maque minhas palavras , eu me formarei medico juntarei muita grana e assim que eu conseguir isso irei fazer questão de que os mangas que eu gosto continuem a ser lançados nao importa como mesmo que eu tenha de pagar para ver mais , faço questão ate de pagar uma scan para traduzir

Related Posts with Thumbnails