terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mangá e a transplantação de cultura


“São tempos de mudança, inserção na pós-modernidade, forma de entendimento pela aparência, o que naturalmente tem os seus riscos. Os nossos colecionadores desse gibi dos tempos modernos são numerosos. Livrarias de tradição colocam revistas mangá em suas estantes e ateliês de pintura ensinam a desenhar nesse estilo, que mistura cultura pop com o realismo fantástico. Conhecer o fenômeno é uma forma de colocar limites em sua expansão, para que prevaleça, no espírito dos jovens, se possível, muito mais a riqueza da cultura brasileira.”

Trocando em miúdos: os mangás são uma ameaça a cultura brasileira. Não conheço a postura do Niskier em relação aos produtos norte americanos de massa, mas duvido que ele veja tantos deméritos nela, uma ameaça à nossa cultura nacional. Ele nada sabe sobre mangá, provavelmente não sabe distinguir um coplayer de um punk ou um gótico. Até o caso dos dois namorados fugitivos ele exumou, sem fazer uma ponte real com o fenômeno mangá ou o gosto pelos animes. Jovens nunca foram rebeldes, pais nunca foram preconceituosos e, claro, discriminação racial e econômica nunca existiu nesse país. Esse tipo de texto me deixa doente. É da seção Opinião da Folha. E como eles mesmos dizem, o que é escrito nessa parte não necessariamente corresponde ao que o Jornal pensa.

Mangá e a transplantação de cultura
ARNALDO NISKIER

AS PORTAS da cultura brasileira estão abertas às nações amigas. Assim como os portos, desde o século 19 não há restrições à entrada de produtos estrangeiros, como aconteceu com o fenômeno da transplantação de cultura, representado pela adoção oficial do ensino mútuo ou lancasteriano em nossas escolas.

Quando ainda vivíamos a fase mais aguda do analfabetismo, alguns bons brasileiros trouxeram da Inglaterra uma espécie de educação, baseada na figura dos tutores, que não tinha nada a ver com a nossa realidade. Era uma solução tipicamente inglesa, para um problema que dizia respeito ao início da Revolução Industrial. A interpretação cabocla foi inteiramente equivocada. Resultado: o nível educacional baixou mais ainda.

Agora, com o avanço da globalização, a presença de satélites e computadores abrevia os caminhos da influência cultural. Não chega a ser uma tragédia, sobretudo se soubermos dosar o que vem de fora, para evitar exageros. O caso da violência é bem característico dessa preocupação, dominante no espírito dos que fazem a programação infantil das nossas televisões comerciais. Vivi uma experiência interessante.

No imenso aeroporto de Tóquio, a espera é angustiante. Você entra e sai das mesmas lojas diversas vezes. Enquanto não reabre o aeroporto de Nova York, fechado por uma nevasca, não há como deixar a base em que nos encontramos. Na poltrona da sala VIP, refestelada, uma criança japonesa está inteiramente envolvida pela leitura de uma história em quadrinhos. Aliás, várias histórias e diversas revistas. Todas de mangá, a coqueluche do público infanto-juvenil.

A moda ganhou mundo, com a publicação se expandindo para outras praças. Houve o reforço dos desenhos animados (anime) que chegaram às telas brasileiras, povoadas de heróis.

O estilo mangá tanto pode ser visto em boas lojas da capital japonesa quanto nas embalagens de produtos brasileiros de perfumaria. Os jovens que constituem a maioria dos interessados na novidade desfilam sobretudo para serem vistos, adorando fotos.

Estamos, pois, no olho de um furacão chamado mangá, sinônimo, para a juventude, de tempos de mudança. O Japão tornou-se uma grande fonte de consumo, com a reação esperada da sua economia, depois de anos de dificuldades, e hoje as lojas, como vimos, estão cheias de clientes ansiosos por novidades. As mulheres gostam do consumo e os homens não ficam muito atrás. Vestem-se com elegância, não raro com o lenço saliente no bolso do paletó, cabelos gomalinados, como se estivessem vivendo de fato uma nova realidade.

A revolução que se prenuncia -e que apresenta os seus sinais de forma expressiva- toma conta do coração dos jovens nas ruas da capital. Vestir mangá é estar na moda, motivo de confraternização, cordialidade no trato. Não custou muito a chegar ao Brasil, primeiro nos filmes para crianças, depois com as histórias em quadrinhos e agora por intermédio da moda.

Trouxe conseqüências para a cultura brasileira. Um par de namorados, outro dia, fugiu de suas respectivas casas para viver uma aventura mangá, com as roupas características e os berloques complementares. Ela com 14 anos de idade, ele com 17. Foram recapturados dias depois, em outro Estado, mas estavam felizes da vida, "pois não podiam suportar as restrições dos pais à sua forma de viver e se vestir". Eles lutam por sua aparência, quando isso parecia que pouco importava. Agora, é uma forma de caracterizar uma certa rebeldia contra os padrões vigentes.

São tempos de mudança, inserção na pós-modernidade, forma de entendimento pela aparência, o que naturalmente tem os seus riscos. Os nossos colecionadores desse gibi dos tempos modernos são numerosos. Livrarias de tradição colocam revistas mangá em suas estantes e ateliês de pintura ensinam a desenhar nesse estilo, que mistura cultura pop com o realismo fantástico.

Conhecer o fenômeno é uma forma de colocar limites em sua expansão, para que prevaleça, no espírito dos jovens, se possível, muito mais a riqueza da cultura brasileira.

ARNALDO NISKIER , 72, membro da Academia Brasileira de Letras, professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ex-secretário de Educação do Rio de Janeiro, é presidente do CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa Escola do Rio de Janeiro). É autor, entre outras obras, de "Apocalipse Pedagógico".
aniskier@ig.com.br

8 pessoas comentaram:

É triste ler uma matéria tão cheia de preconceitos.Como uma pessoa de boa formação educacional não pesquisa antes de escrever pra um meio de comunicação tão abrangente.Quando li blade of the immortal eu me senti tão feliz ao ver a cultura japonesa que comecei a dar valor a nossa e vi como ela é rica.A imprensa me assusta as vezes........

Sempre essa conversa mole de ''preservar a cultura nacional'' para justificar certas formas de censura.Imagino que ele também não deve ver com bons olhos a ''influência'' da cultura americana. Por essa lógica nem devaiamos falar Português,porque é uma Língua estrangeira e nem seguir os costumes dos portugueses.E nem ler os grandes clássicos da Literatura mundial,porque são estrangeiros.
Acho esquisita essa mania de tentar valorizar a cultura de país rejeitando completamente outra, isso é cosa do Nazismo.Porque conhecimento se forma com várias cultura e visões.Pelo menos é o que eu acho.

Esse cara aí não lê mangá. =P

Ótimo post, perfeito para questionar abertamente e coletivamente o ponto de vista da mídia. Eu postei algo sobre isso no meu blog, mas sobre livros. A globalização eliminou de fato as fronteiras culturais, mas nem de longe isso é algo prejudicial. O nacionalismo (ou patriotismo, sei lá, me corrijam) nunca foi algo benéfico. Muito pelo contrário. Nesse presente século temos inúmeras opções de obras estrangeiras, entre elas o mangá. Não é porque o jovem lê mangá que ele está fechando os olhos para a cultura brasileira. Ele apenas está apreciando uma cultura diferente, que desperta mais o interesse dele do que a brasileira.

Cada um se adapta a cultura que gosta, que pode com certeza ser mais de uma. Existem pessoas que lêem comics americanos e mangás, uma coisa não anula a outra. O Brasil é sempre visto como o país cheio de contrastes. Mas onde está o contraste quando se fala de cultura brasileira como algo individual e fechado? Acho que a cultura brasileira nada mais é do que essa mistura (harmoniosa, espero) de influências estrangeiras que recebemos durante esses 5 séculos de história (que se acentuou com a era da informação). =]

Conclusão: Jamais trocarei Senhor dos Anéis por Vidas Secas. xD

Al: Conclusão: Jamais trocarei Senhor dos Anéis por Vidas Secas. xD

Eu gosto de vidas secas(acho muito profundo), mas tb gosto de Senhor dos Anéis! ^^

Acho lamentável alguém tão graduado e representante da classe literária do país dizer coisas tão absurdas, só demonstra a falta de conhecimento sobre o assunto.
Me pareceu mais uma publicação dor-de-cotovelo pelo fato da juventude desse país não vangloriar tanto seus escritores como antigamente, ou por optarmos por produtos que não sejam nacionais.
Infelizmente algumas pessoas não perceberam que as tendências atuais são de troca de valores culturais, já que se tornou muito mais fácil ter acesso a diversas obras pela internet, o que não quer dizer que despresamos o que é brasileiro. Temos o direito de conhecer coisas novas e de gostar do que nos agrada, afinal nem todo mundo curte MPB, carnaval, e Vinicius de Moraes .
Ao invés de tentar difamar os mangás, por que não investem em material cultural para os jovens? Mas algo de bom gosto, nada de novela das 8 ou malhação, afinal a juventude pode ter poucos anos de experiência mas não é burra!

Li essa materia hoje de manha na folha e realmente fiquei impressionado com essa visão limitada, onde ou vc aprecia a cultura brasileira ou aprecia a cultura domanga.

Isso é idiotice, uma coisa nunca excluiu a outra, até oq não ha UMA cultura braisleira, assim como não há uma UMA cultura de mangas. Ambos são extremante diversificados e onde quase todo mundo pode achar algo que goste.

Concordo com Kan de ao inves de reclamar dos jovens lerem mangas seriam bom tentar descobrir pq eles não se interressam por literatura ou quadrinhos nacionais (ou quadrinhos no estilo comics que sempre foi padrão por aqui), ou seja ver oq os mangas/animes oferecem de tão interessante.

Ainda bem que é uma opinião isolado e a propria folha tem um concurso de mangas em andamento

Eu sou a favor de se usar o mangá como filtro estético para nossa cultura, mas não dessa postura integralista. Ele está se candidatando a Frederick Wertham brasileiro, pelo visto.
A questão é: qual o interesse por trás disso? Fui buscar informações sobre o sujeito, o que ele pensa e o que deixa de pensar, e encontrei isso:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/circo/cir160920031.htm
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=303CIR001
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/circo/cir20022000.htm
Se for tudo isso verdade, o que tem ele a ganhar com esse discurso? Ou melhor, quem tem a ganhar com esse discurso vindo da parte dele?

Não sou um grande leitor de manga, mas já que este bom homem se mostra tão preocupado pela cultura de Brasil poderia pôr seu próprio dinheiro ou sua influência ao serviço da história em quadrinhos brasileira.

Eu amo mangá e tambêm desenho, mas esse artigo mesmo cheio de preconceitos é uma realidade. Conheço mais a história dos samurais do que as lendas brasileiras!! considero isso um ultraje!!
Tantos desenhistas japoneses ja disseram que: "A cultura brasilerira é tão rica quanto a japonesa"
Vamos pensar nisso!!!

Related Posts with Thumbnails